Esboço de Pregação - Demolindo as Fortalezas Satânicas
Texto: II Coríntios 10.4
Introdução: No século 19 aconteceu nos Estados Unidos uma Guerra Civil entre os Estados do Sul e os Estados do Norte. Um das características marcantes dessa Guerra foram os chamados Fortes. Eram fortalezas que abrigavam uma grande quantidade de soldados e armamentos. Os soldados, no momento em que a batalha apertava, achavam segurança dentro de seus muros. No mundo espiritual também existem fortalezas espirituais, das quais Satanás se utiliza para controlar o sistema de vida do mundo, e se opor à Igreja.
Proposição: Tomando posse das armas espirituais, poderemos demolir as fortalezas Satânicas, e tomar posse do território inimigo para glória de Deus.
Vejamos quais os tipos de Fortalezas Satânicas:
1 – Fortalezas Territoriais
Através dos principados, o Inimigo de nossas almas toma posse e estabelece fortalezas em territórios geográficos estratégicos, sejam ruas, bairros, cidades, estados, países ou até continentes.
Exemplos: Paulo em Éfeso (Atos 19) – Cidade tomada pela idolatria, falsos crentes e crentes sem poder.
2 – Fortalezas Carnais
O inimigo aproveita-se do Cristão que não consegue ter uma vida de comunhão com Deus, e vive caindo em fraquezas, para atuar na sua natureza carnal e induzir o cristão a pratica do pecado.
Exemplos: Gênesis 4:6 – O inimigo utilizou-se de uma fraqueza carnal de Caim, e o induziu a matar o seu irmão Abel.
3 – Fortalezas Anti-sociais
As desigualdades sociais são fortalezas satânicas, com o objetivo de desagregar a sociedade, família e a Igreja; produzindo um mundo de ódio, violência, rancor, egoísmo e discriminação.
Exemplos: Lucas 4:6; I João 5.19
4 – Fortalezas Ideológicas
O Inimigo tem se utilizado da mídia, da moderna educação para difundir valores anticristãos e levarem o homem a ter uma vida livre e avessa aos preceitos bíblicos.
Exemplos: II Corintios 4:4.
COMO DESTRUIR AS FORTALEZAS SATÂNICAS
Alguns textos bíblicos nos mostram caminhos para vencer o adversário:
A) II Crônicas 7:14: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
B) Marcos 9:28-29: E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
C) Efésios 6:10-17: Fortalecei-vos (v10), Revesti-vos de toda a armadura de Deus (v14-17)
D) Apocalipse 12:11 – E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Conclusão: As nossas armas são poderosas em Deus, utilizemo-las e derrubaremos as fortalezas satânicas e hastearemos a bandeira da vitória.
Créditos à: http://evfabiomagalhaes.blogspot.com