sábado, dezembro 01, 2012

ALERTA GERAL: IGREJAS E CRENTES EM PERIGO!



Por Paulo Pontes
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios” (1 Tm 4.1).
Vivemos numa época de grande corrupção que avança a cada dia, que se infiltra e se estabelece em todas as esferas e camadas das organizações, dos organismos, das instituições, das comunidades, etc. E é como uma nuvem gigantesca com força avassaladora que cobrindo tudo por onde passa, ofuscando a visão, causando caos e pânico, somados a uma forte sensação de total falta de proteção.
Infelizmente, até mesmo instituições religiosas, especificamente as igrejas, não escaparam dessa nuvem. Com lamento, assistimos nãos poucas notícias na TV, e na imprensa em geral, temos visto e lido notícias do envolvimento e participação de sacerdotes, lideres religiosos, ministros do evangelho, em casos que denigrem o bom nome da Igreja do Senhor Jesus.
As toxinas do mundanismo estão se proliferando por todas as partes contaminando também o ambiente do povo de Deus, invertendo valores, insensibilizando as virtudes, envenenando almas, e corrompendo a sã doutrina. O que nos leva a concluir que, se antes já era um desafio, nos dias atuais não é tão fácil para os servos de Deus conservarem a pureza da doutrina bíblica. Mas também não é algo impossível. A recomendação de Ec 9.8 é tão atual hoje quanto no dia em que foi escrita: “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
Heresias e apostasias também têm invadido as igrejas, onde seus líderes parecem estar de olhos fechados. Para não deixar dúvida, é bom esclarecer o que vem a ser heresia e apostasia.
- Heresia: O termo vem do grego HAIRESIS = escolha; e do latim HAERESIS = opinião ou opção. É o ensino ou a linha de pensamento contrária ou diferente de um credo religioso ou sistema doutrinal.
Na igreja primitiva a palavra "heresia" significava o ensino isolado que causava a separação do cristianismo ortodoxo. Por isso o apóstolo Pedro exortava os cristãos sobre vários falsos mestres que tentariam convencer os irmãos com seus ensinos heréticos (2 Pe 2.1). Nos dias atuais, esta é a forma como a palavra "heresia" é normalmente entendida; é incomum e/ou falso ensinamento aquele que prejudica a fé dos fiéis e também causa facções distintas dentro da igreja. Portanto, escolher uma postura diferente da assumida por uma doutrina oficial, negar os seus principais dogmas, constitui uma heresia.
 “Lamentavelmente as heresias sempre seguiram de perto a igreja desde o seu início até os dias atuais”.
- Apostasia: O termo vem do grego antigo APÓSTASIS = “estar longe de”. Não se trata de um mero afastamento, e nem de um desvio temporário. Mas tem o sentido de “afastamento definitivo e deliberado, uma renúncia da fé ou doutrina”.
O apóstata pode pedir formalmente para ser desligado e retirado dos registros da sua denominação.
Segundo a Bíblia, apostasia “é o ato de desviar-se ou afastar-se da comunhão com Deus”. O dicionário Aurélio corrobora isso:
- Separação ou deserção do corpo ao qual pertencia = divórcio/morte;
- Abandono da fé cristã;
- abandono do estado religioso ou sacerdotal.
No livro do profeta Oséias, que leva o seu nome, esse ato, em sentido figurado, é chamado ou entendido como “adultério espiritual”.
Sobre a apostasia, o apóstolo Paulo parece dizer que, apesar de a Igreja ser a coluna da verdade, surgiriam dentro dela grosseiros sistemas de erros, de origem demoníaca, a ensinar abstinência de comidas e de relações conjugais. Era essa uma das formas do gnosticismo, que já naquela época, fazia progresso, e que, mais tarde, chegou a vastas proporções. Esta heresia hoje está quase extinta, vendo-se apenas seus vestígios no pretenso celibato do clero romano e na sua periódica abstinência de carne.
Uma vez que o apóstolo destina esta carta a Timóteo, entende-se que sua aplicação deve-se primeiramente aos pastores e líderes, a fim de prevenir o rebanho; mas também os membros da igreja devem estar atentos, não fechar os olhos e nem fazer vista grossa para o que se prega ou ensina nas igrejas. Convidam-se “pregadores” e “cantores” pela fama e não pela graça e unção de Deus sobre a vida deles.
Existem muitos pregadores e cantores dignos de serem convidados, pois suas mensagens e louvores edificam, transformam vidas, e tributam a Deus a glória que lhe é devida.
Mas também existem outros que se tornaram “astros” e “estrelas” do mundo gospel, cujo objetivo é bem diferente da razão de ser e de existir da Igreja do Senhor. São, na verdade, falsos mestres, falsos pregadores, falsos profetas que introduzem encobertamente heresias de perdição com suas “inovações doutrinárias”, disseminando engano entre o povo, a quem querem agradar e tirar vantagens, e assim adulteram a Palavra de Deus levando os crentes a pecar (2 Tm 4.3).
No meio em que vivemos presenciamos todos os dias “inovações” das mais diversas. Algumas até razoáveis, outras esquisitas, e até anti-bíblicas. Essas inovações não suportam as intempéries do tempo porque são movimentos baseados na presunção na porfia e outros sentimentos carnais (2 Tm 3.1-5).
Não à “inovação” e sim à “renovação”. São duas palavras semelhantes na pronúncia, mas com profundas divergências no contexto doutrinário.
- Inovar: Modificar o antigo; introduzir o novo (novos costumes, novas práticas, novas liturgias, novas maneiras de adorar…).
- Renovar: Mudar para melhor; melhorar em alguns aspectos.
Vejamos o que a Bíblia diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela RENOVAÇÃO do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2). 
Para manter a estabilidade da igreja não se faz necessário copiar os modismos mundo a fora… Se a igreja é do Senhor Jesus, as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Mas se alguém está tendo dificuldades administrativas por “apropriação indébita”, ouça a solução que vem do céu: “Devolva a minha igreja!” – Essa frase: “Devolva a minha Igreja” ouvi do pastor Silas Montes (RJ) quando este pregava na programação de comemoração do Centenário-AD, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha/ES.
Observando o projeto de construção da arca vemos algo surpreendente. Na ordem dada a Noé para a construção da arca, constava, entre outras, betumar a arca por dentro e por fora. O que na área naval geralmente se faz por dentro ou por fora. Mas no caso da arca os dois lados foram betumados. A arca betumada por dentro e por fora aponta para a unção do Espírito Santo na vida da igreja (Jo 7.38,39; 14.16-18). Ele dá a proteção diária (Jo 16.12-15). A arca, apesar de ser feita de madeira de gofer, frágil, porosa, e construída pelo homem que é incapaz de salvar, quando recebeu a aplicação do “betume” (como um revestimento por dentro e por fora) – a proteção de Deus, ficou com uma consistência rígida e impermeável, podia deslizar sobre as águas do dilúvio com a segurança de que nenhuma contaminação se infiltraria para o interior da arca, como também o que estava dentro não vazaria para fora. Partindo desse ponto, seria de bom alvitre rever nossos projetos, e retornar ao projeto original.
A melhor maneira de combater os erros incipientes ou os que já prevalecem é repetir sem cessar a simples verdade do evangelho. “Leitura, exortação e ensino” (1 Tm 4.13). A Bíblia fará um bom trabalho por si, se apenas lhe dermos oportunidade, estudando-a em particular, lendo-a e expondo-a em público. Exemplo disso encontramos no livro de Esdras cap. 8 a 10, quando a restauração espiritual teve lugar entre os habitantes de Jerusalém, liderada por Esdras, o sacerdote que leu a Palavra do Senhor (a Lei de Deus) perante toda a congregação, na praça, sobre um púlpito de madeira, e o resultado foi um avivamento singular na história do povo de Deus.
Muitos já não se importam com o estudo sistemático da Palavra de Deus, contentam-se em comodamente sentados ouvirem os sermões, culto após cultos, esquecendo-se que o ouvinte da pregação também deve ser um estudante da Bíblia, conferindo na Palavra a veracidade das mensagens que ouvem (At 17.11). Outros se tornaram crentes domingueiros: nada de reuniões ou cultos de oração, nem escola bíblica dominical, nem mesmo cultos de ensino. Se os crentes de hoje quiserem preservar a sã doutrina, precisam priorizar o estudo da Palavra de Deus (2 Tm 3.15-17). Se os ministros hoje derem ouvido ao conselho do apóstolo Paulo, a Igreja experimentará avivamento genuíno, pois a simples exposição da Palavra de Deus é mais poderosa do que os sermões cheios de trivialidades e bem elaborados.
O Pr. Antônio Gilberto, disse numa entrevista: “Há quem pense que o avivamento espiritual da Igreja caracteriza-se apenas pela manifestação de dons sobrenaturais e operação de milagres. Segundo as Escrituras, avivamento é uma renovação espiritual soberana da parte de Deus, uma sobrenatural intervenção divina entre o seu povo. E isso se caracteriza inicialmente pela fome incontida pela Palavra de Deus. Sempre que uma igreja é despertada pelo Espírito de Deus, ela busca sem cessar a renovação espiritual, a santificação e o conhecimento constante e profundo da Palavra de Deus, tanto na congregação como na vida de cada crente”. (Confira o teor da entrevista clicando neste link).
Em tempos difíceis e de muita heresia, como distinguir o verdadeiro e o falso? Os servos de Deus não podem se deixar levar pelos sinais e manifestações sobrenaturais sem a prévia certeza de que a sua origem é divina (Tg 1.17; 1 Jo 4.1-3). Também, nada impede que o bom senso e a razão sejam utilizados. Não é muito difícil para um crente sincero descobrir ou identificar um falso mestre ou um falso profeta. Eles têm marcas inconfundíveis, e algumas são:
- Desarmonia com a Bíblia. Eles sempre ferem, torcem, subtraem, ou acrescentam argumentos que se chocam com a Palavra de Deus.
- Unilateralidade doutrinária. Escolhem uma determinada doutrina para descarregar suas atenções em detrimento das outras.
- Contradição. Seus argumentos não se confirmam, não tem base bíblica e são anti-bíblicos.
- Incoerência lógica. Seus argumentos não resistem a um confronto.
Os enganadores utilizam vários disfarces para semear suas heresias no meio do povo de Deus (2 Ts 2.15). Dissimuladamente, escondem suas reais intenções e apresentam-se como ovelhas, mas são lobos devoradores (Mt 7.15).

O jornal Notícia Agora, de Vitória/ES, na edição de domingo, 7/11/2004, na página 8, trás a matéria “A busca por respostas em diferentes religiões”, apontando o sincretismo religioso, onde “fiéis freqüentam várias denominações religiosas atrás de cura e paz de espírito”.
(Clique na imagem para ver a versão ampliada)
A matéria deve, no mínimo, gerar um estado de alerta entre a liderança das igrejas evangélicas. Destaque para o depoimento da dona-de-casa L.E.A., espírita que se tornou evangélica. (Até este ponto tudo parece normal, pois esse é o ponto alto da pregação do evangelho – a conversão). Mas a declaração da dona-de-casa é a seguinte: “Se souberem, serei excluída!”. Leia na íntegra o que ela diz:
“Sou batizada nos templos católico, espírita e evangélico. Quando era mais nova, freqüentava a Igreja Católica. Mais tarde, passei a desenvolver minha mediunidade. Há cinco anos estou na Igreja do Evangelho Quadrangular.
Quando Deus te chama não adianta fugir dEle. Sou evangélica, mas não deixei o espiritismo. Trabalho como intercessora na igreja. Faço orações pelos irmãos que me procuram. Só que na verdade, quem está dando conselhos é uma entidade que incorporo. Eu digo: ‘Deus está mandando te dizer…’, mas quem está falando ao meu ouvido é a entidade.
Quando estou no culto e o pastor diz que a igreja receberá o Espírito Santo, na verdade quem se manifesta é uma entidade. Ninguém desconfia, porque eu a disciplinei para que chegue quieta.
Se as pessoas souberem da verdade, serei excluída. Só Deus sabe do meu segredo, pois sou instrumento dEle. Já ajudei a muita gente com minhas orações. Pretendo levar o meu trabalho para outras igrejas”.
Um dos grandes desafios da igreja nestes últimos dias é combater os ardis e enganos de satanás. Na igreja, que é a legítima guardiã da sã doutrina, os crentes devem estar devidamente preparados e alicerçados na Palavra de Deus, atentos à voz do Espírito Santo e comprometidos com o ensino bíblico ortodoxo. Lamentamos que muitos crentes arriscam-se negligenciando nessa parte. E ainda hoje, também um grande número de crentes, e até mesmo certos pastores e líderes, fazem confusão entre doutrina e costumes. Podem parecer a mesma coisa, mas são completamente diferentes. Ensinam e pregam costumes como se fossem doutrina e vice-versa.
- Doutrina: Conjunto de princípios em que se fundamenta a igreja. O elemento inicial básico da fé cristã é o ensino bíblico sistemático.
- Costume: Trata-se do comportamento do crente e sua postura perante Deus e diante do mundo.
- Dogma: Um preceito irrefutável; um ponto de vista indiscutível da doutrina.
A doutrina, por ser bíblica, não pode sofrer adaptações, conforme as circunstâncias da época. É algo que não se negocia. Na Palavra de Deus não se pode mexer. Os princípios são imutáveis. Já os costumes são facilmente manipulados, pois são temporais, culturais e regionais, e podem sofrer adaptações.
Diante desses perigos que ameaçam a igreja os pastores, líderes, obreiros e os crentes em geral devem prosseguir primando pelo ensino bíblico, não permitindo que os modismos, as inovações, e outras coisas irrelevantes com interesses espúrios, firmados no orgulho, na vaidade, na sede pelo poder e outros sentimentos carnais.
Pr. Paulo Pontes
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Informações bibliográficas:
- Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
- Manual Bíblico – Henry H. Halley – Edições Vida Nova
- Lições Bíblicas – CPAD (Lição 12 – 3Trim/2011)
- Jornal Notícia Agora – Pág.8-Cidades / Vitória(ES), domingo, 7 de novembro de 2004
- http://www.paulopes.com.br/2009/06/casos-de-pastores-evangelicos-pedofilos.html
- http://www.infoescola.com/cristianismo/heresias/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Heresia
Fonte: http://searanews.com.br/alerta-geral-igrejas-e-crentes-em-perigo/

MUJIN HANBAI É UM SÍMBOLO DA HONESTIDADE NO JAPÃO. NO BRASIL É INCOMUM.




Por Paulo Pontes
Sempre fui fascinado pelo Japão. Quando adolescente, escrevia para embaixadas e consulados de diversos países solicitando informações para ajudar nas pesquisas escolares. Minhas cartas eram atendias, e recebia os mais variados materiais de consulta sobre política, história, geografia entre outros e principalmente turismo. Ao receber um kit de materiais do Japão maravilhado com o que tinha em mãos.  Não sei expressar porque e o quanto gosto do Japão, mas as belezas naturais, a educação do povo, e a organização do país são marcantes.
Estava conferindo meu perfil do facebook, quando de repente me deparei com uma postagem de uma pessoa amiga que fazia menção às barraquinhas de vendas sem atendentes no Japão. Imediatamente, lembrei-me de ter visto várias dessas barraquinhas quando estive lá. Bateu uma saudade forte. E comecei então, a navegar pela internet a procura de sites e blogs que falassem sobre as curiosas barraquinhas (mujin-hanbai). Lembrei-me também, de uma ocasião em que minha esposa e eu fomos a Mizunami, com o pastor Jorge e sua esposa, e outros irmãos da Missão Jesus é a Resposta. Subindo e descendo a serra de Mizu encontramos algumas dessas barraquinhas às margens da estrada. O que mais chamava a atenção era o fato de não ter vendedores, e em algumas barraquinhas a caixinha para depositar o dinheiro da compra dos produtos, não tinha cadeado. É fácil perceber porque essas barraquinhas são ícones de honestidade do povo japonês.
A honestidade japonesa provada num detalhe: as barraquinhas de vendas sem atendentes.

Mujin hanbai, vendas em barracas sem atendentes que dá certo no Japão! Cultura da honestidade, integridade e confiança. Não se trata de máquinas automáticas que vendem produtos, encontrados em qualquer lugar do Japão. São barracas! Sim, barracas de vendas sem atendentes, feitas a partir de construção bem simples, onde são expostas as mercadorias, normalmente legumes, verduras e frutas frescas para venda. O comprador escolhe o que deseja comprar, e coloca no lugar indicado (um prato, uma bacia, uma caixa) o dinheiro correspondente ao que comprou e vai embora. Ninguém atende neste tipo de comércio.
Esse tipo de comércio é bastante comum no interior do Japão, principalmente nos lugares onde existe uma grande circulação de veículos. Até aí tudo normal, mas o grande diferencial, como se pode conferir nas fotos, é que não existe nenhum "atendente". Funciona como um self-service. A pessoa pega a quantidade de produtos que desejar, e paga conforme o que está marcado nas plaquinhas.
Em seu blog (Otome Tea Time!), Kurai Hikari diz que o motivo dessa iniciativa deve-se ao fato de que pessoas que possuem hortas artesanais costumam ser bastante ocupadas ou então por serem já pessoas de idade que não podem ficar paradas na estrada esperando por clientes.
Qual a garantia de que os vendedores não serão roubados, ou que receberão de seus compradores? Neste aspecto não existe nenhuma garantia para os donos das barraquinhas. Eles contam apenas da honestidade dos clientes (muitas vezes desconhecidos), qualidade essa que os japoneses prezam muito.
Essa barraquinha comum no Japão, chamada de 無人販売 (むじんはんばい, mujin-hanbai, literalmente venda sem pessoas, é verdadeiramente um ícone de honestidade!
Um blogueiro, Nihil Lemos, em seu blog, comenta que geralmente cada produto custa ¥100 (cem ienes), que equivale aproximadamente a R$ 2,11 e o dinheiro é depositado numa caixinha que é fechada com um cadeado dos mais simples. Fica a pergunta: no Brasil, essas barraquinhas de vendas dariam certo? Não!
Uma barraca de vendas no Brasil não daria pelo simples motivo de que esta estaria vulnerável. Provavelmente uma barraca dessas ficaria vazia em pouco tempo. Seria facilmente roubada por “clientes desonestos” devido à ausência de um atendente. No Japão os clientes colocam as moedas de ¥100 (cem ienes), para comprar os produtos. Sim, para comprar um saco de batatas ou cebola, por exemplo, basta colocar essa moedinha.
Poderiam levar tudo de graça e inclusive a caixinha de moedas, visto que essas barracas são encontradas geralmente em lugares de pouquíssimo movimento. Mas não. Os japoneses pagam mesmo assim!
É assim que o Japão constrói a sua sociedade. Com honestidade e disciplina.
A honestidade japonesa sempre foi vista como algo comum. É natural um japonês encontrar uma carteira ou um envelope de dinheiro e devolver sem sequer contar o valor do conteúdo.
No Japão notícias assim não chegam a surpreender. A prova é a mídia daqui não ter dado tanta atenção.
No Brasil isso é incomum. Um honesto vira motivo de chacota.
Em janeiro de 2008 o caminhoneiro Valdir Costa dos Santos, morador em Curitiba (PR), devolveu ao verdadeiro dono R$ 17 mil que encontrou em uma bolsa perdida no estacionamento do posto de combustível Bola Branca, às margens da BR-153, em Promissão, interior de São Paulo.

O dinheiro pertencia ao engenheiro agrônomo José Carlos de Oliveira, morador de Lins (SP), que parou no posto para almoçar com a família e deixou cair a pochete com os R$ 17 mil que seriam usados para comprar gado.
Valdir, pai de cinco filhos, gastou seu próprio dinheiro tentando encontrar o dono do dinheiro. Quando o encontrou, devolveu os R$ 17 mil, intactos.
O engenheiro tentou retribuir o gesto ao caminhoneiro, que não aceitou a recompensa. "Eu disse a ele que se quisesse, poderia orar por mim e pela minha família, que já estava bem pago", contou o caminhoneiro, que reconheceu que sua atitude de devolver o dinheiro não deveria ser vista como uma coisa rara. Seu gesto passou a ser motivo de chacota. Por ter sido honesto começaram a chamá-lo de "burro", por ter devolvido o dinheiro. "Eles dizem que ganhei o troféu da burrice, que fui um idiota em devolver o dinheiro, porque o dono é rico", contou.
"Mas o que quero é servir de espelho e de bom exemplo para meus filhos. Quero que eles, meus amigos e meus patrões me vejam como uma pessoa honesta, isso não tem dinheiro que paga". (Leia a notícia)
Infelizmente, no Brasil ainda “está em vigor” a "Lei de Gerson".
Na cultura brasileira, a “Lei de Gerson” é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens pessoais.
A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista. O vídeo inicia-se associando a imagem de Gerson como "Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70" sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão, que se passa em um sofá de uma sala de visitas, este entrevistador pergunta o porque de Vila Rica, que durante a resposta recebe um cigarro de Gerson e acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase:
"Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".
Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões “Síndrome de Gérson” ou “Lei de Gérson”. O diretor do comercial, José Monserrat Filho, procurando se eximir de responsabilidade, sustenta que o público fez uma interpretação errônea do seu video: "Houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente”, mas essa frase não ficou, a sabedoria popular usa o que lhe interessa". Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e a população começou a utilizar o termo "Lei de Gerson".
O que é Honestidade?
Honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.
Paulo Pontes
Fonte: http://searanews.com.br/

O OBREIRO E O CUIDADO PELA FAMÍLIA!





Nestes dias em que vivemos, muitos são os obreiros do Senhor que tem deixado uma brecha em relação ao cuidado da família, e através desta, o inimigo de nossas almas tem destruído muitos lares. Sabemos que a obra de Deus precisa de obreiros esforçados, mas não adianta estar empenhado na obra e deixar a família à mercê do inimigo.
O obreiro precisa saber administrar bem o seu tempo, e cuidar corretamente da sua esposa e filhos, pois na verdade o homem é o “chefe da casa”. E como pode o chefe abandonar a sua tarefa? Quem irá fazer? São essas perguntas que precisa refletir o obreiro do Senhor, para que possa saber da importância do seu dever com sua família. Já tomei conhecimento de esposa de obreiro que não se agrada do ministério de seu esposo, pois é muita dedicação à obra de Deus e pouca a família. Afinal Deus se agrada disto?
Por esta dedicação excessiva fora dos parâmetros das sagradas escrituras, o casamento vai por água abaixo e os filhos vão deixando a igreja e caminhando para o mundo, o inimigo precisa apenas de uma pequena brecha como esta, para destruir as famílias, por isso o servo de Deus, deve ter o tempo correto para dialogar com a esposa assuntos sobre a relação íntima do casal, administração do lar e a boa educação bíblica e social dos filhos, e também tempo para dialogar com os filhos assuntos que competem à vida espiritual como ordena a Palavra de Deus (Pv 22.6).
O obreiro deve ser o exemplo da família, a esposa e os filhos devem afirmar que ele é: “homem de Deus”. E será que eles têm esta perspectiva de você? Vale a pena lembrar que depois de Deus as melhores pessoas para avaliarem a vida espiritual do “chefe da casa”, é a esposa e os filhos, que convivem diariamente e sabem as atitudes com as circunstâncias que enfrenta na vida cotidiana. Recentemente ouvi de um pregador, que certo obreiro ouviu o seguinte de seu filho: “Pai, vamos morar na igreja, pois lá o senhor é tão bonzinho…”. Não adianta subir no púlpito e pregar um belo sermão, quando em casa as coisas não vão muito bem, por isso o apóstolo Paulo disse a Timóteo: “… se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Tm 5.8).
Se o obreiro do Senhor quer ter um ministério bem sucedido, precisa fazer a obra de Deus com afinco, mas nunca pode esquecer da família que o Senhor o deu. O que adianta ganhar pessoas no mundo para Cristo, e enquanto os de dentro da sua casa se perdem? É preciso avaliar as atitudes em relação a esse assunto que é de suma importância para o ministério. Será que você, obreiro do Senhor, pode dizer para sua esposa o que Elcana disse para Ana: “… não te sou melhor do que dez filhos?” (1 Sm 1.8), ou ainda pode dizer que estar enquadrado no que Paulo disse da responsabilidade dos pais para com os filhos? “E vós pais não provoqueis a irá a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Ef 6.4)”. Pense nisso!
A comunhão com Deus é necessária e a harmonia com a família também, estes dois pontos indo bem, darão ao obreiro autoridade para pregar a palavra de Deus e ter um ministério vitorioso, pois já vi muitas vezes pregadores pregando a palavra e seus familiares de cabeça baixa, o acusando de não viver o que está pregando. Não quero através deste artigo dizer que o obreiro deve fazer a obra de Deus relaxadamente, Não, mas aconselhar segundo a Bíblia, a responsabilidade com a Família que na verdade é uma obra primária de Deus, que teve o seu início no jardim do Edém, e sempre em toda a história bíblica o propósito de Deus é que os lares fossem verdadeiros ambientes em que honrasse o seu nome e vivessem em união para que a benção fosse derramada (Cf. Sl 133).
Leia com atenção,
“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia: (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)” (1 Tm 3..4,5).
Que Deus abençoe a sua família!
Leandro Barbosa da Conceição
Presbítero na Assembleia de Deus em inhaúma – RJ
Fonte: http://searanews.com.br/o-obreiro-e-o-cuidado-pela-familia/

COMO NASCE UM PASTOR?



“É um grande privilégio ser escolhido por Deus para fazer a sua Obra, mas é um grande dever do escolhido preparar-se para realizá-la”. Alex Belmonte.
Por Alex Belmonte
O chamado de um pastor é um dos assuntos mais evidentes nas Sagradas Escrituras. Seu perfil e caráter são revelados tanto no Novo como no Antigo Testamento de forma impressionante e segura.
Mas parece que as credenciais bíblicas do chamado e vocação pastoral são ignoradas por alguns grupos cristãos, no que tange aos princípios para a ordenação e consagração de ministros. O que vemos muitas vezes são “pastores” realizando funções protocolares no ministério, do que ministros desempenhando o dom espiritual do apascentamento e cuidado da Igreja de Cristo. E, mais tenebroso ainda é reconhecer que existem muitos pastores que não são pastoreados, verdade essa tão clara que você pode até achar estranho o fato do ministro precisar dessa assistência, mas todo pastor necessita de uma cobertura, como assim fizeram Barnabé com Paulo (At 9.26-28; 11.22-26; 13.1-3), Paulo com Timóteo (2 Tm 1.1-8, 13-15; 2.1,2) e muitos outros exemplos.
Mas todos os pastores precisam realmente de um chamado exclusivo por Deus? Um pastor que não possui o chamado não terá êxito mesmo estando na função? As frustrações pastorais testemunhadas em nossos dias são resultados do erro quanto ao chamado ministerial? Afinal, como nasce um pastor?
Primeiro desejo esclarecer os significados das palavras “vocação” e “chamado”, visto que se tratando do contexto religioso, ambas se encontram interligadas. O termo vocação, do lat. vocare é a inclinação e aptidão para determinada função. Denota uma disposição natural para uma coisa; e Chamado é a confirmação da vocação para a determinada Missão. Denota o mecanismo de ação da vocação.
Devemos iniciar o entendimento bíblico do chamado em questão, a partir da figura e descrição ilustrativa do pastor de ovelhas do Antigo Testamento, pois nessa esfera, a vida do pastor em muitos aspectos é sintonizada em um paralelo com os relacionamentos espirituais do líder cristão, sendo usada pelos escritores bíblicos, repetidas vezes, como uma luz eficaz para a transmissão de experiências quanto ao ministério e chamado do pastor.
O pastor de ovelhas no Antigo Testamento era facilmente identificado por quatro elementos indispensáveis em sua função: O cajado, a vara, a capa e, o alforje.
O cajado era usado principalmente para guiar o rebanho e socorrer as ovelhas quando preciso (Êx 21.19; 1 Sm 17.40; Zc 8.4). A vara era um símbolo de proteção e, em outros textos é chamada de bordão (2 Rs 4.29). A capa era muito importante para o pastor se acolher e se proteger e, o alforje levava alguns pertences de uso pessoal do pastor (1 Sm 17.40).
Quando chegamos ao cenário histórico do Novo Testamento vemos os líderes sendo chamados para “pastorear” o rebanho de Deus. Aqui temos o uso do termo pastor como uma nomenclatura que identificaram as próprias palavras de Cristo, quando usando a figura de metáfora, disse de Si mesmo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas [...] Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10.11-14).
Jesus usou a comparação por que sabia muito bem acerca do cuidado do pastor com as ovelhas nos campos. Ser pastor a partir daquele momento, na visão bíblica e neotestamentária, significava cuidar de vidas da mesma forma que Cristo demonstrou no cuidado e ensino no seu ministério na terra.
Partindo desses princípios referentes às atividades da figura do pastor tanto no AT como as comparações e simbolismo no NT, a Bíblia nos revela as três funções que compreendiam as atividades reais de um pastor: 1) A proteção exclusiva do rebanho contra as feras e os perigos naturais; 2) O zelo pela seleção dos melhores pastos e campos verdes e; 3) O trato no crescimento da ovelha, com o cuidado do peso e o desenvolvimento de sua lã.
A partir dessas bases a Bíblia deixa clara acerca do verdadeiro chamado de um pastor. Trata-se do servo que desde seus primeiros passos na jornada cristã, junto aos seus (sua igreja e seu pastor) possui real preocupação, primeiro na proteção da igreja de Cristo, que compreende o bloqueio das contaminações do mundo, dos falsos ensinos, dos caminhos tortuosos; segundo, o zelo pelo melhor alimento através da pregação da Palavra de Deus, que edifica, exorta, consola e desperta. Um servo que revela o chamado para pastorear sempre transmitirá mensagens dentro desses quatro aspectos; e terceiro, pela liderança espiritual que faz com que vidas desenvolvam seus ministérios e alcancem seus sonhos. O pastor é um líder e seu chamado está condicionado ás suas qualidades de liderança.
O que mencionamos até aqui pode ser resumido numa verdade ampla: Não existe chamado pastoral distante dessas realizações, bem menos algum pastor usado pelo Espírito Santo com apenas uma dessas indicações, ou seja, se algum ministro está em falta em algum desses princípios, com certeza seu chamado ministerial está em desenvolvimento, mas, se lhe falta todos esses valores, com certeza jamais foi chamado por Deus para pastorear.
Dentro desse raciocínio ainda desejo expor duas situações: pastores que crêem no chamado, mas passam por experiências frustrantes, e pastores que sabem realmente que não possuem o chamado, mas entraram “acidentalmente” no ambiente ministerial.
No primeiro caso é de grande importância saber que o início ministerial com experiências dolorosas não significa algum tipo de erro no chamado, mas pode revelar um agir e preparo exclusivo de Deus para algo bem maior. Deus o levará a compreender isso.
No segundo caso, temos alguém sem o chamado na função pastoral, mesmo assim pastoreando. A falta de êxito maior desse líder não está em seu realizar, de certo, ele sempre fará algo em suas condições, mas sua situação revela claramente que suas ações pastorais serão limitadas por lhe faltarem os elementos essenciais que preenchem sua ordem vocacional e seu chamado divino.
No demais, desejamos muitos pastores Chamados, e menos chamados pastores.

Fonte.http://searanews.com.br/como-nasce-um-pastor/

APASCENTANDO O REBANHO DE DEUS




1 – O MINISTÉRIO É DADO POR DEUS
O rebanho de Deus é composto de muitas ovelhas, de talentos e temperamentos diversos, e o requisito fundamental para o seu funcionamento adequado é um espírito de humildade e de tolerância mútua das ovelhas entre si. Por isso, Tendo em vista o aperfeiçoamento das ovelhas e o bom desempenho do rebanho como um todo, “Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Ef 4.11). Entretanto, “Ninguém deve tomar para si esta honra, senão o que for chamado por Deus” (Hb 5.4).
A palavra direta de Jesus ao apóstolo Pedro foi: "Apascenta minhas ovelhas", Jo 21.16. Seguindo o exemplo do Mestre, o apóstolo Paulo exortou com veemência aos obreiros em Éfeso: "Apascentai o rebanho de Deus", At 20.28.
Em 1 Pe 5.2.4, o apóstolo Pedro demonstra que o pastor verdadeiramente fiel faz seu trabalho com espírito voluntário e não por obrigação. Nem visa somente os lucros materiais, mas tem gozo em poder realizar a obra do Senhor. Deve também olhar para a cruz e não para o dinheiro, porque a recompensa vem no seu devido tempo.
Espera-se de um pastor um posicionamento ministerial equilibrado. Não convém agir como déspota ou ditador, que meramente "manda" e não cuida e nem guia. Mas a recomendação bíblica é: "tendo cuidado dele” (do rebanho de Deus).
Outro fator importante para o ministro de Deus é saber governar bem a sua própria casa, que, por certo, lhe dará experiência para cuidar bem da igreja de Deus. Embora muitos obreiros se recusem a dar atenção a essa recomendação bíblica de 1 Tm 3.4,5. Todavia, o ensinamento ali encerrado nos leva a entender que a nossa casa se governa, mas a "casa de Deus" se tem que ter cuidado.
A confiança do pastor deve estar plenamente depositada no Bispo de nossas almas, que o chamou para esta importante tarefa, sabendo que o mesmo trará o galardão do trabalho, no tempo próprio.
2 – CONHECENDO AS OVELHAS DO REBANHO
É preciso ter conhecimento das ovelhas. Veja o que diz as Escrituras em Pv 27.23: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas". No capítulo 34 de Ezequiel, encontramos alguns tipos mais freqüentes de ovelhas. Ei-las:
a) OVELHA PERDIDA
A pessoa que ainda não se converteu e precisa ser alcançada pela pregação da Palavra de Deus.
b) OVELHA DESGARRADA
Aquele crente que sempre se desvia e precisa ser assistido constantemente, o que pode ser feito através de aconselhamento pastoral ou em visita a seus lare.
c) OVELHA QUEBRADA
O crente com vícios e manias, que nunca se ajusta ao modo de vida da igreja. Infelizmente existem em grande número em nossas igrejas.
d) OVELHA ENFERMA
O crente que tem problemas espirituais de toda ordem, fraquezas, mágoas ou pecados ocultos, que precisa ser tratado e acompanhado com amor pelo pastor local. A palavra enferma como aparece no texto mencionado acima, indica: "estado permanente". De sorte que não basta apenas um tratamento superficial e, sim, um cuidado todo especial até que o mal seja totalmente sanado na vida da ovelha.
e) OVELHA FRACA
Podemos dizer que é aquele crente de pouca fé, desnutrido espiritualmente, ou seja, carente da Palavra de Deus, que é o pão escrito. Geralmente esse crente é incapaz de avançar na vida cristã e não possui nenhuma resistência, quando enfrenta o menor entrave, logo fracassa.
f) OVELHA GORDA
O crente que se acha auto-suficiente, segundo seus pensamentos não precisa de ninguém, muito menos do pastor da igreja. É soberbo, orgulhoso e prepotente. Todavia, carente da graça de Deus e precisa de nosso amor e compreensão, afim de que reconheça a necessidade de se aproximar de Deus. O Salmo 138.6, diz: "Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde, mas o soberbo conhece-o de longe.
g) OVELHA FORTE
Esse tipo de ovelha não tem nada a ver com o crente forte espiritualmente. Mas que se acha forte segundo os preceitos deste mundo, muitas vezes é violento, provocador, e bem armado, só que com as armas da carne. Na verdade, como afirmou o pastor Antônio Gilberto é integrante do "ministério da guerra" e jamais exerce o "ministério da reconciliação".
3 – OVELHA SATISFEITA É A RECOMPENSA DO MINISTÉRIO PASTORAL
No conhecido salmo 23, lemos a seguinte afirmação: "Deitar-me faz em verdes pastos". Segundo a afirmação de muitos ovinocultores, que o fator mais estranho com relação às ovelhas que, por sua própria constituição, é quase impossível deitar-se, a menos que se satisfaçam quatro condições.
3.1 – A OVELHA NÃO SE DEITA SE TIVER TEMORES
Sabe-se que as ovelhas são animais medrosos e se assustam facilmente, pois até um coelho que salta de repente de trás de uma moita pode provocar uma correria no rebanho. Quando uma ovelha sai em disparada, dezenas de outras correrão com ela, numa debandada cega, sem procurar ver o que provocou o susto. Mesmo que seja uma leve sombra de suspeita que exista um perigo iminente, provenientes de cães, coiotes, onças, ursos ou qualquer outro tipo de animal, as ovelhas se levantam prontas para fugir. Elas possuem pouca ou nenhuma defesa e são totalmente desprovidas de resistências em si mesmas, tendo como único recurso o ato de fugir. E somente se sentem seguras e tranqüilas com a presença de seu pastor. Que gloriosa verdade para o Obreiro. Que exemplo para o homem de Deus! Ele deve sempre transmitir segurança e tranqüilidade ao seu rebanho, sempre o defendendo das forças inimigas que rodeiam o redil.
3.2 – A OVELHA NÃO SE DEITA SE FOR ATACADA POR INSETOS
Principalmente no verão as ovelhas são afligidas por insetos, carrapatos moscas de todas as espécies. Quando se sentem atormentadas por esses insetos é virtualmente impossível para elas aquietarem-se ou mesmo se deitarem. Ficam sempre em pé, sacudindo as pernas, abanando a cabeça, sempre querendo correr para o mato em busca de alívio. Somente o cuidado diligente do pastor evitará esse terrível distúrbio para o rebanho. Um bom pastor aplica vários tipos de repelentes de insetos no pelo das ovelhas.
Ele deve cuidar para que as mesmas sejam mergulhadas numa solução própria para matar carrapatos que se apegam à lã. E cuidará para que estejam sempre perto de arvoredo onde, por certo, poderão se refugiar a fim de se livrarem do tormento dos insetos. Lição maravilhosa para nós todos os ministros de Deus, em nossa senda cristã. Creio que Davi ao dizer no mesmo salmo 23 no versículo 5, tinha por intenção, não só as virtudes consoladoras de Deus, mas também da proteção do Senhor em sua vida.
Na vida espiritual, muitas pessoas estão sendo verdadeiramente atormentadas por demônios, são os insetos, que não dão sossego às ovelhas. Para sanar tal problema, o Obreiro deve ministrar às ovelhas que estão sob o seu cuidado pastoral o verdadeiro bálsamo celestial que é o Espírito Santo, através da Palavra, da doutrina e do poder. Assim fazendo guardará o rebanho em calma e proteção.
3.3 – A OVELHA NÃO SE DEITA QUANDO ESTÁ EM ATRITO COM OUTRA OVELHA
Isto também leva a ovelha à insatisfação e insegurança. Em todas as sociedades de animais existe uma ordem de dominação no seio do grupo. Em um galinheiro isto é chamado a "ordem da bicada", em uma boiada a "ordem da chifrada", entre as ovelhas a ordem da marrada". Quando as mais fortes e hostis prevalecem sobre as mais fracas. Em geral, uma ovelha mais velha, arrogante, ardilosa e dominadora se arvorará em líder de qualquer grupo de carneiros. Ela mantém sua posição e prestígio com marradas, expulsando as outras fêmeas e cordeiros das melhores partes dos pastos ou de um recanto predileto. Sucedendo-a numa ordem precisa, seguem-se os outros animais, todos estabelecendo e mantendo uma posição exata no rebanho pelo emprego da mesma tática das marradas e empurrões contra aqueles que se acham abaixo ou ao redor. Este fato é retratado de maneira clara em Ezequiel 34.15,16; 20-22. Trata-se de um espantoso exemplo de perfeição científica das Escrituras ao descrever um fenômeno natural. Por causa de senso de rivalidade, tensão e competição pela posição melhor e alto-afirmação é que existe esse conflito no rebanho.
No seio do rebanho espiritual, deve o pastor, com amor e sabedoria, promover a paz e a cordialidade das ovelhas consigo mesmo e entre si. Lembre-se que todo bom pastor precisa reunir algumas características, como as citadas abaixo:
a) O pastor deve ser um pacificador (Mt 5.9)
b) O pastor deve ser um homem que divulgue a paz (Rm 14.19; Hb 12.14)
c) O pastor deve sempre promover a paz (Pv 12.20)
3.4 – A OVELHA NÃO SE DEITA SE ESTIVER COM FOME
Esta afirmação está implícita no texto do salmo 23.2: "deitar-me faz em verdes pastos". O Obreiro é responsável pela alimentação da igreja. Como despenseiros dos mistérios de Deus têm a responsabilidade de conduzir o povo em direção às insondáveis riquezas do céu (1 Co 4.1,2).
"Dai-lhes vós de comer", Mt 14.16, é o imperativo divino a todos os obreiros. Vivemos tempos trabalhosos como igrejas e mais do que nunca urge o cumprimento da ordem que recebemos de alimentarmos as ovelhas de Deus. É o tempo de se comer as gorduras e de beber as doçuras. Além disso, temos que enviar porções aos que não têm nada preparado para si, Ne 8.10. É tempo também de ensinarmos que não é só de pão que viverá o homem, mas de toda a Palavra que sair da boca de Deus (Mt 4.4). Porque a Palavra é fonte de doçura e felicidade, é fonte de saúde e produz no crente gozo e alegria. Sejamos Obreiros pregando a Palavra, vivendo de acordo com a Palavra, e ensinando a Palavra poderosa e santa. Assim sendo, veremos as ovelhas satisfeitas e saudáveis no rebanho que pertence a Deus.
Marco Antônio
Revista A Seara / CPAD 1991
Fonte: http://searanews.com.br/

ANAJURE SURGE EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA E DE EXPRESSÃO




Entidade reúne juristas evangélicos pela bandeira das liberdades civis fundamentais
Por Jussara Teixeira
Em meio à polêmica sobre o estabelecimento de políticas públicas que ferem os valores cristãos, como é o caso do PL 122/2006 e do projeto de reforma do Código Penal, um grupo de juristas evangélicos começou um movimento a respeito de como poderiam contribuir para a luta, junto às instâncias público-governamentais, pelas liberdades civis fundamentais, essencialmente a liberdade de expressão e de religião.

Surgiu assim a Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, composta por acadêmicos, advogados, promotores, juízes, procuradores, de diversos estados brasileiros que se uniram em torno daquele objetivo comum.
A possível aprovação de projetos absurdos como o PLC 122 está levando o nosso país a um cenário típico do mundo islâmico-oriental – de perseguição ao cristianismo e seus valores”, frisa o Dr. Uziel Santana, presidente do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

A entidade foi fundada em 18 de agosto e será lançada nacionalmente no dia 29 de novembro em uma solenidade no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Contando com a preleção do Dr. Augustus Nicodemus, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento tem o apoio da Frente Parlamentar Evangélica e de importantes entidades internacionais do meio jurídico.

Instituições internacionais de peso no segmento, como a Alliance Defending Freedom (ADF), por meio do Dr. Piero Tozzi, Senior Legal Counsel Global, já declaram seu apoio à ANAJURE. Da mesma forma, a Dra. Vilma Balmaceda e a Dra. Lidia Garcia Torralba, ambas vinculadas à Advocates International e à Federación Inter Americana de Juristas Cristianos. Outra entidade internacional de juristas a ceder seu apoio foi o Centro de Bioética Persona y Familia da Argentina, através do Dr. Nicolás Lafferriere e a Dra. María Ines Frank.
Atuação

A entidade pretende aplicar programas, por meio de um Planejamento Sistemático de Atuação, contra a prostituição infantil e violência infanto-juvenil, com a perspectiva da realização de eventos de grande porte como a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.

Outro problema a ser atacado dentro da realidade política brasileira é a corrupção. “Desenvolveremos um programa de tolerância zero contra a corrupção, tendo em vista as vultosas somas de dinheiro e interesses que estão circulando no país por conta disso”.

Um dos aspectos primordiais enfatizados pela associação é a transição da cosmovisão entre Deveres Humanos Fundamentais e Direitos Humanos Fundamentais. “Isso não é nada mais que o entendimento de que nós seres humanos e cidadãos, além de direitos, temos deveres fundamentais seja para com Deus, seja para com a natureza, seja para com a sociedade, ou com os semelhantes”, explica O Dr. Uziel Santana.
Santana, diga-se de passagem, tem bagagem para falar sobre o assunto. O jurista é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor visitante da Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires e está concluindo seu doutorado justamente nesta área das liberdades civis fundamentais em Paris na École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Com aplicação de propostas junto aos governos estadual, municipal e federal a entidade terá um caráter não-denominacional e não-partidário. “Não somos ligados a igrejas, nem a partidos políticos.Nossa atuação será independente e técnico-jurídica”, conclui Uziel Santana.
Fonte: http://searanews.com.br