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DIACONIA:
A Serviço de Deus Diaconia é sem
sombra de dúvida uma palavra que traz consigo um dúbia interpretação, por esta
razão, há na igreja contemporânea uma disfunção quanto a sua aplicabilidade
correta.
Numa visão mais detida Diaconia,
deveria ser um estilo de vida calcada na transformação do novo cristão, tomando
como linha mestra o próprio Jesus Cristo. Na visão bíblica diaconia, tem sua
atuação através da vocação de todo àquele que se decide por Jesus em sua vida,
porque a Igreja de Jesus é chamada e vocacionada por Cristo a ser uma Igreja
diaconal.
Para tanto é necessário
buscarmos entender o real significado do termo DIAKONIA, na Bíblia
especificamente no Novo Testamento. Sua semântica é extremamente rica, no que
diz respeito a sua aplicação nos diversos momentos do NT.
Diaconia aparece em três formas:
1. Diakoneo: Servir (verbo) 2. Diakonia: serviço (substantivo) 3. Diakono:
diácono (substantivo) DIAKONEO verbo Servir Diakoneo significa ser servo, ser
assistente, servir, esperar em, ministrar, prestar qualquer tipo de serviço. (Servir)
Este verbo é utilizado no NT de diferentes maneiras.
A) Na antiga Grécia e Roma, Assinala um serviço público e ou escravo,
realizado somente para sobrevivência e manutenção da vida, em Roma havia os
restaurantes públicos abertos a toda população e o garçom (Diakono, realizava
sua ação de Diakonia). Também retrata os serviços domésticos realizados para
preparar refeições aos convidados, e servir às mesas. Em Lc 10:40 vemos Marta
servindo os convidados em sua casa.
B) DIAKONIA serviço (substantivo): refere ao cargo e trabalho de um
diakonos. Esta palavra surge no NT 34 vezes. Diakonia, é em suma uma ação
integralizadora da igreja onde sua atuação descreve na prática o que o próprio
Jesus ensinou em Mc 10:45 “Mas o filho do homem não veio para ser servido, mas
para servir, e dar sua vida em resgate de muitos”.
Jesus servo ao homem até sua
morte, este exemplo deve ser vivido e praticado pela igreja como agencia
permanente de ações pacificadoras, não excludente e sim inclusiva, formadora de
caráter e medicadora da salvação em Jesus Cristo. São muitas as dificuldades
encontradas pela ação diakonal na atualidade, pois sua atuação é extremante
austera e sem corpo aparente ou seja não fornece status a que pratica esta
ação, vemos em At. 6 na instituição dos primeiro diakonos, nasce do clamor das
viúvas helenista em sentir-se desprezadas no cotidiano da igreja, e foram
escolhidos sete homens para cuidar desta área que tornou-se a primeira menção
de uma organização em assistência social da igreja primitiva, contrariando ao
pensamento cristão continuado, este momento não foi a instituição do cargo
eclesiástico de diácono que seria instituído pelo apóstolo Paulo anos mais
tarde. Jesus cuidava do homem como um todo, ele conhecia a natureza do homem
dotado de espírito, alma e corpo: soma massa corpórea constituída de
necessidades biológicas fisiológicas entre outras o Senhor conhecia bem esta
questões necessárias. Alma: psique centro das emoções, pensamento, intelecto
onde reside o ser inteligente sua articulação como o mundo exterior sua forma
básica de adquirir conhecimento concatenando pensamento através do seu
cognicismo.
Espírito: partícula de Deus
concedida ao homem que lhe da comunicação com seu criador. Melhor entendendo o
substantivo diakonia (serviço), no novo testamento inda permanece a ideia de
comunhão a mesa como serviço peculiar. Pensamos no partir do pão, entre os
irmão em decorrência do amor ágape, este serviço não envolve apenas recursos
financeiros e os bens, mas também, o corpo e ávida, na ação imediata dos irmão
impulsionados pelo amor de Cristo. Visão diaconal do ser humano. A nossa fé
depreende que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus.
O criador manifesta seu desejo
em garantir dignidade e valor a cada pessoa, não importando para ele sua
situação social, cultural ou econômica. A prática diaconal sempre defendeu a
dignidade e os direitos dos menos favorecidos na sociedade. Desta forma a
igreja diaconal não só defende a dignidade de toda pessoa mas aposta também em
sua capacidade de participar na formação do seu futuro.
Nesta missão, ajudar significa
possibilitar ao outro desenvolver os seus dons para que possa ser um auxiliador
do outro. A ação diaconal surge do amor polariza na caminhada da igreja em seu
ministério. Pr. Prof. Paulo Roberto dos Santos Fonte: Diaconia um chamado para
servir: Gisela beulke (org.) Visão Bíblica da diaconia: Pr. Fred Bornshein.
Diaconia, fé em ação: Kjell Nordstokkr(org.) Bíblia de estudo pentecostal.