Diaconia: A Serviço de Deus Diaconia
é sem sombra de dúvida uma palavra que trás consigo um dúbia interpretação, por
esta razão, há na igreja contemporânea uma disfunção quanto a sua
aplicabilidade correta. Numa visão mais detida Diaconia, deveria ser um estilo
de vida calcada na transformação do novo cristão, tomando como linha mestra o
próprio Jesus Cristo.
Na visão bíblica diaconia, tem
sua atuação através da vocação de todo àquele que se decide por Jesus em sua
vida, porque a Igreja de Jesus é chamada e vocacionada por Cristo a ser uma
Igreja diaconal.
Para tanto é necessário
buscarmos entender o real significado do termo DIAKONIA, na Bíblia
especificamente no Novo Testamento. Sua semântica é extremamente rica, no que
diz respeito a sua aplicação nos diversos momentos do NT. Diaconia aparece em
três formas:
1. Diakoneo: Servir (verbo)
2. Diakonia: serviço
(substantivo)
3. Diakono: diácono
(substantivo) DIAKONEO verbo Servir Diakoneo significa ser servo, ser
assistente, servir, esperar em, ministrar, prestar qualquer tipo de serviço.
(servir) este verbo é utilizado
no NT de diferentes maneiras.
A) Na antiga Grécia e Roma,
Assinala um serviço público e ou escravo, realizado somente para sobrevivência
e manutenção da vida, em Roma havia os restaurantes públicos abertos a toda
população e o garçom (Diakono realizava sua ação de Diakonia).
Também retrata os serviços
domésticos realizados para preparar refeições aos convidados, e servir às
mesas. Em Lc 10: 40 vemos Marta servindo os convidados em sua casa.
B) DIAKONIA serviço
(substantivo): refere ao cargo e trabalho de um diakonos. Esta palavra surge no
NT 34 vezes. Diakonia, é em suma uma ação integralizadora da igreja onde sua
atuação descreve na prática o que o próprio Jesus ensinou em Mc 10:45,
“Mas o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar
sua vida em resgate de muitos”.
Jesus servo ao homem até sua
morte, este exemplo deve ser vivido e praticado pela igreja como agencia
permanente de ações pacificadoras, não excludente e sim inclusiva, formadora de
caráter e medicadora da salvação em Jesus Cristo. São muitas as dificuldades
encontradas pela ação diakonal na atualidade, pois sua atuação é extremante
austero e sem corpo aparente, ou seja, não fornece status a que pratica esta
ação, vemos em At. 6 na instituição dos primeiro diakonos, nasce do clamor das
viúvas helenista em sentir-se desprezadas no cotidiano da igreja, e foram
escolhidos sete homens para cuidar desta área que tornou-se a primeira menção
de uma organização em assistência social da igreja primitiva, contrariando ao
pensamento cristão continuado, este momento não foi a instituição do cargo
eclesiástico de diácono que seria instituído pelo apóstolo Paulo anos mais
tarde. Jesus cuidava do homem como um todo, ele conhecia a natureza do homem
dotado de espírito, alma e corpo.
Corpo: soma
massa corpórea constituída de necessidades biológicas fisiológicas entre outras
o Senhor conhecia bem esta questões necessárias.
Alma: psique centro das emoções, pensamento, intelecto
onde reside o ser inteligente sua articulação como o mundo exterior sua forma
básica de adquirir conhecimento concatenando pensamento através do seu
cognicismo.
Espírito: partícula de Deus concedida ao homem que
lhe da comunicação com seu criador. Melhor entendendo o substantivo diakonia
(serviço), no novo testamento inda permanece a ideia de comunhão á mesa como
serviço peculiar. Pensamos no partir do pão, entre os irmãos em decorrência do
amor ágape, este serviço não envolve apenas recursos financeiros e os bens, mas
também, o corpo e ávida, na ação imediata dos irmãos impulsionados pelo amor de
Cristo. Visão diaconal do ser humano. A nossa fé depreende que o ser humano foi
criado a imagem e semelhança de deus. O criador manifesta seu desejo em
garantir dignidade e valor a cada pessoa, não importando para ele sua situação
social, cultural ou econômica.
A prática diaconal sempre
defendeu a dignidade e os direitos dos menos favorecidos na sociedade. Desta
forma a igreja diaconal não só defende a dignidade de toda pessoa, mas aposta
também em sua capacidade de participar na formação do seu futuro.
Nesta missão, ajudar significa
possibilitar ao outro desenvolver os seus dons para que possa ser um auxiliador
do outro. A ação diaconal surge do amor polariza na caminhada da igreja em seu
ministério. Pr. Prof.Paulo Roberto dos Santos Fonte: Diaconia um chamado para
servir: Gisela beulke(org.) Visão Bíblica da diaconia: Pr. Fred Bornshein.
Diaconia, fé em ação: Kjell Nordstokkr(org.) Bíblia de estudo pentecostal
Fonte: http://educacaoteologica.blogspot.com.br
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