Por meio da
verdadeira história dos hinos, cujo texto está publicado
no Blog Movimento Pentecostal, e do resultado de uma investigação feita por
várias pessoas, entre elas pastores, confirma-se que Jotinha e suas histórias
podem se constituir numa farsa.
Na investigação verificou-se que os números do RG e CPF que constam na ficha cadastral do senhor José Rodrigues (Jotinha) na CGADB, sob o Nº 43.610, são os mesmos de José Rodrigues Ferreira cujos dados pessoais são os seguintes: nascido em 22 de junho de 1935, na cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, filho de Pedro Vicente Ferreira e Idalina Rodrigues Ferreira, divorciado em 1987 de Esmeralda da Silva Ferreira, cujo casamento aconteceu em 30/12/1961.
Conclui-se, então, que:
- José Rodrigues (Jotinha) é, na verdade, o senhor José Rodrigues Ferreira.
- José Rodrigues (Jotinha) não nasceu em Israel e nem é filho de judeus. Ele nasceu no Estado do Rio de Janeiro e seus pais são brasileiros.
- José Rodrigues (Jotinha) nasceu em 1935 e tem, portanto, 76 anos.
- José Rodrigues (Jotinha) não pode ter convivido com Gunnar Vingren, porque este morreu em 1933 na Suécia antes de Jotinha ter nascido. Com Daniel Berg, muitos irmãos antigos conviveram com ele porque este viveu no Brasil até 1962.
- José
Rodrigues (Jotinha) não teve o tal encontro com a irmã Frida Vingren sobre o hino
126, embaixo de um pé de pitomba, porque Frida e Gunnar Vingren retornaram para
a Suécia em 1932 (antes de Jotinha nascer) e nunca mais voltaram (Gunnar morreu
em 1933 e Frida em 1940).
Obviamente, José Rodrigues (Jotinha) não poderia sequer ter menção nas comemorações do Centenário das Assembleias de Deus por apresentar uma história que já há algum tempo, pelos motivos expostos acima, tem-se evidenciado não ser verdadeira.
HISTÓRIA ORIGINAL DOS HINOS: 1, 5, 8, 84, 96, e 187.
Tendo em vista o crescente número de telefonemas, e-mails e contatos pessoais, nos últimos meses, solicitando-me confirmação da veracidade histórica das afirmações do Sr. José Rodrigues, conhecido como Pastor Jotinha (1), "nascido em 1910", vivendo atualmente no Estado do Espírito Santo, de que são de sua autoria os seguintes hinos da Harpa Cristã: “Chuvas de Graça” (Nº 1), “Ó Desce, Fogo Santo” (Nº 5), “Cristo, o Fiel Amigo” (Nº 8), “O Grande ‘Eu Sou’” (Nº 84), “Deixa Penetrar a Luz” (Nº 96) e “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” (Nº 187), apresento abaixo as seguintes informações históricas colhidas por mim até este momento como pesquisador da história das Assembleias de Deus há 28 anos e como autor do Dicionário do Movimento Pentecostal e 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD). (OBS.: Um resumo deste documento foi publicado no jornal Mensageiro da Paz em fevereiro de 2009.)...
Informações Gerais
1. Nenhum dos seis hinos acima constou entre os 44 hinos do Cantor Pentecostal publicado em 1921 e usado pela Assembleia de Deus de Belém (PA), antes do lançamento da 1ª edição da Harpa Cristã.
2. Nenhum dos
seis hinos acima constou entre 220 hinos do pequeno hinário Saltério Pentecostal,
publicado em junho de 1931 por Gunnar Vingren, no Rio de Janeiro, para suprir
uma carência de exemplares da Harpa Cristã.
3. Na 2ª edição
da Harpa Cristã, publicada em 1923 e também na 4ª edição de 1932, somente cinco
desses seis hinos acima referidos podiam ser encontrados entre os seus 300
hinos. O “Chuvas de Graça” é o Nº 11; o “Cristo, o Fiel Amigo” é o Nº 20 com o
título “Só Jesus”; o “Ó Desce, Fogo Santo” é o Nº 21 com o título
“Consagração”; o “O Grande ‘Eu Sou’ ” é o Nº 22 com o título “Victoria do
Crente”; e o “Deixa Penetrar a Luz” é o Nº 43 com o título “A Luz de Deus”. Em
todos eles aparecem a sigla J.R. (José Rodrigues) como o autor das letras em
português para a Harpa Cristã. O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”
não consta nas edições da Harpa Cristã acima referida.
Nº 1, “Chuvas de Graça”
O hino Nº 1, “Chuvas de Graça”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Daniel Webster Whittle (D.W.W.) em 1883, sob o título “There Shall be Showers of Blessing”, sua música é de James McGranahan (J.M.) e foi publicado no hinário Gospel Hymns sob o
Nº 4. Na
América ficou conhecido apenas como “Showers of Blessing”. Foi traduzido para o
português em 1890, por Salomão Luiz Ginsburg ao chegar ao Brasil como
missionário. Em 1923, constava no hinário da Igreja Evangélica Congregacional,
Salmos e Hinos, 4ª edição, sob o N° 331.
Nº 5, “Ó Desce, Fogo Santo”
O hino Nº 5, “Ó
Desce, Fogo Santo” foi originalmente escrito pelos norte-americanos Mrs. James,
sob o título “My All Is On The Altar” e a música foi dada pela pianista
metodista Phoebe Palmer Knapp (1839-1908). Consta no hinário Redemption Songs,
sob o Nº 609. Foi incluído na 2ª edição (1889) do hinário da Igreja Evangélica
Congregacional, Salmos e Hinos, sob o título “Consagração Pessoal” (Nº 332,
antigo Nº 232) com tradução para o português de João Gomes da Rocha, em 1888.
N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”
N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”
O hino N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Johnson Oatman Junior (J.O.Jr.) em 1895, sob o título “There’s not a friend like the lowly Jesus”, que foi musicado por George C. Hugg (G.C.H.). Em 1923 este hino podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 904. A primeira versão em português foi feita pelo missionário batista Albert Lafayette Dunstan (1869-1937) e foi publicada no hinário batistaCantor Cristão sob o título “Amigo Incomparável” (Nº 81). O mesmo original americano foi traduzido para o sueco e incluído no Segertoner de 1929 sob o título Ingen lik Jesus (Ninguém como Jesus) (Nº 68). Foi feita uma versão para cantá-lo nas Assembleias de Deus com o título “Só Jesus”.
N° 84, “O Grande ‘Eu Sou”
O hino N° 84, “O Grande ‘Eu Sou’ ”, foi escrito pelo pastor norte-americano Edgar Page Stites (E.P.S.) em 1876 sob o título “Beulah Land”, inspirado em Isaías 36.17. Sua música é do professor de música presbiteriano John Robson Sweney (J.R.S.). Foi adaptado para o português em 1891 pelo missionário metodista Justus Henry Nelson e, em 1919, constava na 4ª edição do hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 401 com o título “Bela Terra”. Na edição atual do Salmos e Hinos é o 585.
N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”
O hino N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”, foi escrito pela norte-americana Ada Blenkhorn (A.B.) em 1885 sob o título “Let the Sunshine In” e recebeu música por Charles Hutchison Gabriel (C.H.G.). Em 1923 podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 795. Consta no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 302, com o título “Deixa o Sol em Ti Nascer” e tradução para o português de Antônio Querino Lomba, em 1900.
Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”
O hino Nº 187,
“Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”, foi escrito pela norte-americana Sarah Flower Adams
(S.F.A.) em 1841 sob o título “Near, My God, to Thee”. A música foi escrita por
Lowell Mason em 1856.
Sarah era
compositora e, um dia quando estudava a Bíblia, ficou tão impressionada com a
história do Gênesis, da visão de Jacó, em Betel, a escada que alcançava o céu,
e os anjos que desciam e subiam por ela (Gn 28.10-19).
Sarah legou-nos
outros 12 hinos.
Lowell Mason,
músico sacro, deixou registrado na história que, em uma noite de 1856, depois
de despertar de um sono, com olhos aberto na escuridão, na solidão da sua casa,
veio a ele, pela manhã, a melodia para a letra escrita por Sarah Adams. (6)
Sua versão em português foi feita em 1888 pelo Dr. João Gomes da Rocha e foi publicado no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 219, com o título “Mais Perto Quero Estar” (atual Nº 360).
Jotinha afirma
no vídeo “Mais Perto Quero Estar”
Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã
Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã como o autor das letras dos seis hinos tratados aqui? Para tentar obter a resposta, consultei dois estudiosos da história da Harpa Cristã. Conversei demoradamente sobre este assunto com o maestro e juiz de Direito, Abner Apolinário, da Assembleia de Deus de Recife (PE), profundo conhecedor e amante da Harpa Cristã. Maestro Abner declarou-me que nada conhece a respeito do José Rodrigues da Harpa Cristã e nunca havia ouvido falar do “Pastor Jotinha”. Consultei também o maestro e pastor João Pereira, que trabalhou durante anos chefiando o extinto Setor de Música da CPAD e que também fez parte da Comissão que, de 1979 a1992, revisou e atualizou a Harpa Cristã. A resposta do maestro João Pereira foi a mesma do maestro Abner Apolinário.
Um dos mais antigos obreiros das Assembleias de Deus, conhecido nacionalmente e ainda bastante lúcido, pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Assembleia de Deus de Curitiba (PR), segundo informou-me o irmão Tadeu Costa (secretário de educação cristã da AD Curitiba), quando consultado recentemente a respeito de José Rodrigues (Pastor Jotinha), disse que não o conhece e nunca ouviu falar sobre ele. (Pastor José Pimentel de Carvalho faleceu em 24 de fevereiro de 2011, aos 95 anos.)
Fiz também contato com Eliézer Cohen, pesquisador e historiador das Assembleias de Deus há mais de 30 anos. Ele, então, informou-me sobre um “José Rodrigues” mencionado em duas edições do extinto jornal Bom Semente, publicado pela Assembleia de Deus de Belém do Pará, de 1919 a 1930, e, em seguida, enviou-me cópias das referidas edições.
Por Israel de Araújo, pastor e escritor.
Chefe do Centro
de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp)
VIGIA MAIS UM POUCO E NAO POSTE PESQUISAS DOS OUTROS.
ResponderExcluirPESQUISE VOCE MESMA! E CUIDADO POR JULGÁ-LO, PESQUISE VOCE MESMA E VERÁ QUE SUA HISTORIA É VERIDCA, E OLHA QUE A SENHORA VAI TER QUE IR BEM LONGE PRA COMEÇAR A SABER A VERDADE.
As pessoas que acreditam em "pastores" como este tal de jotinha e outros charlatões, estão cegas ou não querem enxergar! Como é que uma pessoa que foi nascido de pais israelitas e criado em israel foi registrado com nome brasileiro? Ele fala que desembarcou na Normandia, no "norte da Itália"em pleno combate na Segunda Guerra Mundial, que era "tenente" da Cruz Vermelha, e estava ao lado do general Douglas McArthur. Pois fique sabendo que: A Cruz Vermelha não vai para combate algum, ela ajuda as vítimas de guerras depois do combate! A Normandia não fica na Itália e sim na França! O general Douglas McArthur não lutou na Normandia, e sim no Pacífico contra os japoneses! É por causa de pessoas como você, que acreditam nestes mentirosos, que as Igrejas estão cheias de charlatões enriquecendo com o dinheiro de vocês!!!!!!
ExcluirPORQUE O JR ESTA ABAIXO DO INO COMO ALTOR
ResponderExcluirPORQUE O JR ESTA ABAIXO DO INO COMO ALTOR
ResponderExcluirPor que JR é o autor da versão em português, mas não significa q é o pr Jotinha!
ExcluirTudo indica q não é ele. Apenas se prestassemos mais atenção já na hora que ouvimos o testemunho dele a cronologia não bate.
Realmente, achei estranho ele falar que é analfabeto,se esteve em vários
ResponderExcluirpaíses e ainda falar que foi tenente da cruz vermelha na Itália, ou seja, se para prestar socorro ou até mesmo virar tenente tem que ter ao menos ciência do que está fazendo com as vítimas. Bom, mas minha consciência pesa em julgá-lo mesmo que os indícios apontem que ele forjou uma história, sendo assim convoco à todos a fazer o que Jesus nos ensinou que é: -amar uns aos outros! Vamos ser imitadores de Cristo, pois a bíblia relata que os mentirosos não herdarão o reino dos céus e que DEUS chora quando se perde uma alma. Não sei se o pastor Jotinha ainda é vivo, pois comecei a pesquisar sobre a harpa cristã quando conheci a história do mesmo num testemunho que está no youtube, com poucas visualizações, achei estranho pois um homem com esse suposto "prestígio" não ser conhecido, foi quando pesquisei sobre alguma suposta farsa na história... Daí, conheci este documentário. fiquem na paz!
Ele faleceu 09/07/2018 Pastor Jotinha foi sepultado hoje as 9:00 em Itaberá sao paulo meu zap 62 999571342
ResponderExcluirMuito obrigado pela informação!
ExcluirUm farsante foi este tal Jotinha
ResponderExcluirUm farsante foi este tal Jotinha
ResponderExcluir