Próximo Trimestre - 2013 |
OS MILAGRES DE ELISEU
Eliseu
era um lavrador pertencente a uma família abastada de Israel quando foi chamado
para uma missão profética (1 Rs 19.19-21). Sem dúvida, ele era um dos sete mil
que não havia se dobrado diante da adoração idólatra a Baal e foi escolhido
pelos critérios da soberania divina. As estatísticas mostrando as intervenções
sobrenaturais, através de curas e outros milagres são impressionantes na vida
desse profeta de Abel-Meolá (1 Rs 19.16).
O
escritor Larry Richards (2006, pp.145,146) destaca o fato de que “Eliseu fora auxiliar e aprendiz de Elias
durante os últimos anos do ministério deste.
A transição que as Escrituras fazem do ministério
de Elias para o ministério de Eliseu é relatada em 2 Reis 2. Enquanto os dois
homens andavam juntos no vale do Jordão no último dia de Elias na terra, Elias
disse a seu amigo Eliseu: ‘Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja
tomado de ti.’ O pedido de Eliseu foi: ‘Peço-te que me toque por herança porção
dobrada do teu espírito”. Em Israel, o filho mais velho da família recebia uma
porção dobrada da riqueza da família como herança (Dt 21.17). Eliseu pediu para
ser o sucessor dele e herdar seu ofício como profeta principal de Deus em
Israel.
O pedido não seria atendido por Elias. O próprio
Deus chama seus porta-vozes. Mas Elias prometeu que, se Eliseu testemunhasse a
partida de Elias, Deus lhe daria o que desejava. Eliseu viu os anjos que
levaram Elias para a glória (para comentários sobre essa aparição angelical,
veja o outro volume da série, Todos os Anjos Bons e Malignos na Bíblia). Eliseu
realmente sucedeu Elias. Na verdade, os milagres registrados de Eliseu
realmente são, em número, o dobro dos milagres operados por Elias. Deus deu
ainda mais a Eliseu do que ele pediu”.1
Neste
capítulo, dividi as narrativas desses milagres em quatro grupos apenas por
questões didáticas. Nem todos os milagres operados por Eliseu são estudados
aqui, mas aqueles que foram analisados servem para ilustrar como os eles
atenderam a um propósito divino.
Os Milagres
de Provisão
1.
A Multiplicação dos Pães
Esse é
um milagre de provisão. Eram cem homens do grupo dos discípulos dos profetas e
apenas vinte pães foram ofertados por um homem de Baal-Salisa (2 Rs 4.42-44). A
lei da procura era maior do que a da oferta! O que fazer diante dessa situação?
O profeta Eliseu não olha as evidências naturais, mas seguindo a direção de
Deus profetiza que todos comeriam e ainda sobrariam pães! Como? Não havia
lógica nenhuma nessa predição do profeta. Todavia, milagres não se explicam,
são aceitos pela fé! Muito tempo depois encontramos o Novo Testamento
detalhando como Jesus Cristo operou um milagre com a mesma dinâmica, todavia
com maior proporção (Jo 6.9). Nas duas histórias a graça de Deus em prover o
imprescindível para os necessitados fica em evidência.
“Quando
compartilhamos o que temos”, observa William MacDonald, “e deixamos as
consequências nas mãos de Deus, ele provê as nossas necessidades, bem como às
dos outros, e pode até haver sobra” (Pv 11.24,25).2
2.
Abundância de Víveres
Jorão,
filho se Acabe, estava assentado no trono do Reino do Norte e a exemplo do pai
envolvido em idolatria e apostasia (2 Rs 6.24 — 7.120). A consequência de suas
ações pecaminosas foi o cerco à cidade de Samaria promovida por Ben-Adade II.
Com a cidade sitiada, o resultado natural foi a escassez de alimentos.
Vendia-se desde cabeça de jumento até mesmo esterco de pombo na tentativa de
amenizar a fome. Pressionado pela crise, o rei procurou o profeta Eliseu e o
responsabilizou pela tragédia. Sempre o Diabo querendo culpar Deus pelas
mazelas que ele induziu os homens a praticarem! Mais uma vez Deus comprova a
sua graça e orienta Eliseu a profetizar o fim da fome! Como nos outros
milagres, esse tem seu cumprimento de forma inteiramente sobrenatural.
Os Milagres
de Restituição
1.
A Ressurreição do Filho da Sunamita
Mesmo
tendo deixado o filho morto em casa, essa rica mulher de Suném demonstra uma fé
inabalável (2 Rs 4.8-37). Quando a caminho e interrogada por Geazi, moço de
Eliseu, sobre como iam as coisas, ela respondeu: “Tudo bem!” Nada está fora de
controle quando Deus está no comando. Para o Comentário Bíblico Vida Nova, “a
ação da mulher em colocar a criança morta na cama de Eliseu e ir rapidamente
buscá-lo sugere que ela possuía fé suficiente de que ele seria capaz de
ressuscitar a criança. A volta da criança à vida e o reencontro dela com a sua
mãe são contados de modo simples e comovente. Por intermédio do homem de Deus,
mais uma vez o Senhor tinha manifestado o seu poder sobre a vida e a morte”.3 A
sequência da história mostra o profeta Eliseu orando ao Senhor sobre o corpo
inerte do garoto (2 Rs 4.33). O relato é dramático e desafia a lógica humana.
Os gestos do profeta parecem não ter sentido, mas sem dúvida são de orientação
divina (2 Rs 4.34,35). Deus não deve explicações a ninguém sobre a forma como
Ele quer operar milagres! O Senhor responde à oração do profeta e a vida volta
novamente ao filho da sunamita (2 Rs 4.35-37).
2.
O Machado Que Flutuou
Um dos
discípulos dos profetas perdera a ferramenta que havia tomado emprestado (2 Rs
6.1-7). Naqueles dias os instrumentos feitos de ferro eram escassos e valiosos.
Daí seu desespero quando perdeu aquele objeto. Duas coisas observamos nesse
texto: primeiramente a motivação do milagre que está expressa no lamento
daquele que perdera o machado. O que nos faz lamentar? A nossa motivação está
correta? Em segundo lugar, vemos o profeta procurando identificar o local onde
a ferramenta havia caído ou se perdido. O Senhor está pronto a restituir ou
restaurar quem perdeu alguma coisa desde que se tome consciência disso. E
também o porquê dela ter sido perdida! Às vezes a falta de reconhecimento por
parte de alguns que perderam alguma coisa, como por exemplo, a comunhão com
Deus pesa mais do que o machado que Eliseu fez flutuar.
Os Milagres de
Restauração
1.
A Cura de Naamã
Aqui
algumas coisas nos chamam a atenção no relato desse milagre (2 Rs 5.1-19). Em
primeiro lugar, observamos que o general sírio fica indignado quando o profeta
não age da forma que ele imaginou (2 Rs 5.11). Deus não faz shows, nem tampouco
opera para satisfazer nossa curiosidade. Em segundo lugar, observamos que Deus
não estava interessado na análise lógica de Naamã (2 Rs 5.11,12), mas apenas em
sua obediência. Em terceiro lugar, Naamã recebe a cura quando desce do cavalo
(2 Rs 5.14). Não há quem goste de descer, todos gostam de subir. Todavia
Abigail para salvar seu casamento, teve que descer do jumento (1 Sm 25.23)!
Ninguém será restaurado se não descer! Naamã desceu e foi curado. Deus resiste
aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Em quarto lugar, Naamã tentou
recompensar o profeta pelo milagre recebido (2 Rs 5.15,16). Eliseu recusou! A
graça não aceita pagamento por aquilo que faz.
2.
As Águas de Jericó
O texto
de 2 Reis 2.19-22, narra a história das águas amargas de Jericó que se tornaram
saudáveis através da ação do profeta Eliseu. Aqui Eliseu pede um prato novo,
termos traduzidos do hebraico, jarra, tigela e chadash, significando; novo,
recente, fresco; também pede que se ponha nesse recipiente sal. Feito isso ele
profetiza que aquelas águas se tornariam saudáveis segundo a palavra do Senhor.
Essas exigências do profeta possuíam um valor simbólico, visto que o sal
representa um elemento purificador (Lv 2.13; Mt 5.13) enquanto o prato novo
seria um instrumento de dedicação especial ou exclusiva para aquele momento. Em
todo caso, foi o poder de Deus quem purificou as águas e não o poder em si
desses objetos e ingredientes.
Os Milagres
de Julgamento
1.
Maldição dos Rapazinhos
No
relato desse milagre Eliseu invoca um julgamento sobre alguns jovens zombadores
(2 Rs 2.23-25). O efeito desse julgamento foi o aparecimento de dois animais
selvagens que atacaram aqueles jovens. A lição que fica é que não se pode
brincar com as coisas sagradas e muito menos ficar impune quem escarnece de um fiel
servo de Deus. 4
2.
A Doença De Geazi
Nesse
relato de 2 Reis 5.19-27, observamos as razões pelas quais Geazi foi julgado. O
moço Geazi viu apenas uma ação humana quando deveria ver uma ação divina (2 Rs
5.20). Ele achava que a recusa de Eliseu era apenas uma questão pessoal do
profeta, quando na verdade não era. Geazi também trocou a verdade pela mentira
(2 Rs 5.22). Usou o nome do profeta de Deus para validar sua cobiça. Ele
procurou tomar aceitável o que Deus havia recusado (2 Rs 5.22). Deus não vende
suas bênçãos, Ele as oferece gratuitamente. Geazi trocou o arrependimento pelo
fingimento (2 Rs 5.25). Fez de conta que não havia acontecido nada. Ele trocou
a bênção pela maldição (2 Rs 5.27). Como consequência, passou a conviver com a
lepra pelo resto da sua vida!
O
julgamento de Geazi nos mostra que Ministros ficam doentes, Ministérios também!
Aprendemos com ele que:
a)
Não
devemos edificar sobre aquilo que Deus já refugou
—
“Voltou
ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse:
Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel;
agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Porém, ele disse: Tão
certo como vive o Senhor, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com
ele para que o aceitasse, mas ele recusou” (2 Rs 5.15,16).
Geazi,
moço de Eliseu, tenta obter ganho pessoal naquilo que o profeta já havia
rejeitado. A recusa de Eliseu era a recusa de Deus! Ele queria obter ganho
naquilo que o Senhor já havia considerado como perda. Onde Deus havia proibido
que houvesse vantagem pessoal, Geazi tenta obtê-la.
Não
tenho dúvidas de que muitos ministérios estão ficando doentes porque estão
sendo edificados sobre refugos divinos. Na maioria são teologias recicladas.
Não são fundamentadas na autêntica Palavra de Deus. Isso pode ser visto no
próprio campo da teologia bíblica. Foi assim com a Teologia da Prosperidade;
com a Teologia do Domínio; com a Teologia Ariana; com a Teologia Unicista; com
a Teologia Relacional etc. Esses modelos teológicos em sua maioria são
reciclagens de antigas heresias ou crenças heterodoxas. O certo é que não
podemos edificar sobre aquilo que a própria Palavra de Deus e a história da
igreja já mostraram que são refugos teológicos.
b)
Não
podemos sacralizar aquilo que é profano
— ‘Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse
consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe
desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o Senhor, hei de
correr atrás dele e receberei dele alguma coisa” (2 Rs 5.20).5 Geazi invocou o
nome santo do Senhor (tão certo como vive o Senhor) para validar uma ação
errada! Ele procurou santificar o pecado, quando diz que essa sua ação
desastrosa será feita em nome do Senhor!
Não
podemos invocar o nome do Senhor sobre coisa alguma que não esteja de acordo
com a sua Palavra. O pecado jamais pode ser santificado nem tampouco aquilo que
é pagão pode ser cristianizado.
Na
história da igreja vimos isso acontecer. Primeiramente quando Constantino,
imperador convertido à fé cristã, cristianiza muitas práticas pagãs. O mesmo
ocorre quando Tomás de Aquino cristianizou os ensinos do filósofo grego
Aristóteles. Mais recentemente temos os teólogos da prosperidade tentando, a
todo custo, cristianizar os ensinos da Ciência Cristã. Aquilo que é pecado não
pode ser santificado, mesmo que se invoque sobre ele alguma doutrina bíblica.
c)
Não
podemos relativizar absolutos — “Ele
respondeu: Tudo vai bem; meu Senhor me mandou dizer: Eis que, agora mesmo,
vieram a mim dois jovens, dentre os discípulos dos profetas da região
montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas vestes
festivais” (2 Rs 5.22).
O
profeta Eliseu jamais havia mandado dizer tal coisa. Geazi mentiu! Quando
tentou aproveitar o que Deus havia refugado, Geazi agora deu um outro passo —
tornou relativo aquilo que era absoluto. Criou uma mentira e passou a acreditar
nela. Quando se faz concessão onde não pode haver nenhuma, passa-se a adotar
comportamentos relativistas.
d)
Não
podemos substituir organismo por organização
— “Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu
ele: Teu servo não foi a parte alguma. Porém ele lhe disse: Porventura, não fui
contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te?”
(2 Rs 5.25,26).
O que
se percebe é que Geazi se comportou diante desse incidente como quem vivia
apenas para uma organização — a Escola dos Profetas, e não para o Deus vivo.
Geazi esquecera do lado espiritual do seu ministério, isto é, a instituição
profética como um organismo divino, para servir apenas a Escola de Profetas,
enquanto instituição humana. Esquecer que não há organização sem organismo;
forma sem função e muito menos preceitos sem princípios.
e)
Não
devemos trocar o “ser" pelo “ter”, a vocação pela carreira
—“Era isto ocasião para tomares prata e para tomares
vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto, a lepra de
Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante
dele leproso, branco como a neve” (2 Rs 5.26,27).
Geazi
foi à procura de Naamã em busca de “alguma coisa” e terminou sem “coisa
alguma”. Foi em busca de valores materiais, mas perdeu os espirituais. É um
perigo quando alguém troca o “ser” pelo “ter”. Quando transforma a vocação em
carreira. Quando o ministério deixa de ser um projeto divino para se
transformar em algo meramente humano.
Os milagres operados pelo profeta
Eliseu são uma clara demonstração do poder de Deus. Todos tiveram um propósito
específico de demonstrar a graça de Deus e sua glória nas mais diferentes
situações. Em nenhum momento essas intervenções sobrenaturais exaltam as
virtudes pessoais de um homem nem tampouco deixam transparecer que se tratava
de algo que o profeta conseguia manipular através do domínio de alguma técnica.
Eram ações inteiramente imprevisíveis e não repetitivas, o que deixa claro que
em todas elas estava a unção de Deus.
Extraído
do livro:
Este
livro servirá como auxílio suplementar da nova Lição CPAD
Em
Porção Dobrada obra escrita com os rigores de uma exegese e uma hermenêutica
bíblica sadia, o leitor poderá ter uma clara visão do paralelo entre os dias de
Elias e Eliseu e os nossos os que incluem as crises religiosas, sociais,
morais, políticas e econômicas vivenciadas pelos profetas. É nesse contexto de
crise que o Senhor levanta homens e mulheres como porta-vozes, dando aos
líderes e ao seu povo a oportunidade de se arrependerem de seus pecados e de se
voltarem para Ele.
A
sucessão ministerial, um dos grandes problemas da liderança, também é abordada
nesta obra. Pastores, lideres em geral, e crentes que amam e temem ao Senhor,
com certeza encontrarão e extrairão destas páginas grandes lições a serem
aplicadas no ser e fazer cristão.
1
RICHARDS, Larry. Todos os Milagres da Bíblia. Editora United Press, São
Paulo, 2006.
2 MCDONALD, William. Comentário Bíblico Popular - versículo por
versículo. Antigo Testamento. Editora Mundo Cristão.
3
CARSON, Donald. Comentário Bíblico Vida Nova. Editora Vida Nova, São Paulo.
4
“o contexto precisa ser levado em consideração, e aqui sugere um bando de
moleques à espera numa emboscada , que sai após o profeta para zombar dele”
(BRUCE, F.F. Comentário Bíblico NVI — Antigo e Novo Testamento. Editora Vida.
5
Para uma discussão mais aprofundada sobre esse assunto, veja os livros: O
Sagrado e o Profano, de Mircea Eliade (Ed. Martins Fontes) e O Sagrado, de
Rudolf Otto, Editora Sinodal/Vozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário