ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO
ESTUDANDO A PALAVRA
EBD - Escola Bíblica Dominical
Departamento de
Educação Cristã
TRABALHO E PROSPERIDADE
20
de Outubro de 2013
TEXTO ÁUREO
“A Benção do Senhor é que enriquece, e ele não
acrescenta dores”
Provérbios
10. 22
VERDADE PRÁTICA
A Bíblia condena a inércia e a preguiça, pois é
através do trabalho e da benção de Deus que prosperamos.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Provérbios
3. 9, 10; 22, 13; 24. 30 – 34
Objetivos
Compreender - as quatro metáforas da lição (do celeiro e do lagar, da formiga, do leão
e do espinheiro).
Reconhecer - a importância e o
valor do trabalho.
Saber - que a prosperidade é fruto da
benção de Deus, mas de muito trabalho também.
Introdução:
- Na lição de hoje, veremos algumas das
metáforas usadas pelos sábios para tratar da natureza do trabalho e sua
importância. Elas revelam que labor é uma condição necessária à expressão
humana. Ao observarmos o campo, a imagem de uma animal ou mesmo a atividade dos
insetos, aprenderemos acerca da grandeza do trabalho. Era dessa forma que os
sábios da antiguidade ensinavam, pois quando se entende tais metáforas,
compreende-se melhor a natureza do trabalho.
I.
O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE PRÓSPERO?
1. Quem Não Deseja Ter Uma Vida Próspera e Abençoada? É o desejo de todo ser humano e não há nada de
erado em ser bem-sucedido. Mas, o que é ser próspero? embora cada um tenha uma
definição própria, para respondermos a essa questão temos que recorrer às
Escrituras Sagradas e observar o que é ser bem-sucedido à luz da Palavra.
§
A
prosperidade em Provérbios está diretamente relacionada à obediência à Bíblia e à dedicação ao trabalho. No Antigo
Testamento, a verdadeira prosperidade é primeiramente espiritual – bem
diferente do que os administradores da teologia da prosperidade têm pregado e
ensinado.
Uma
vida bem-sucedida não é somente resultado do sucesso financeiro, mas, sim, da
obediência a Deus, da fidelidade e da santidade (Pv 3. 3, 4).
§
Como
Cristãos, podemos afirmar que nossas riquezas são e serão sempre intangíveis e
nunca somente monetárias. Atualmente, os crentes têm sido iludidos quando o
assunto é prosperidade. Eles tendem a
relacionar o ser bem-sucedido ao dinheiro e bens materiais. Muitos estão buscando
desesperadamente os bens materiais. Querem ser ricos a todo o custo e acabam
desprezando a Deus, tropeçando e perdendo o nosso bem precioso, a nossa
salvação. Por isso Jesus a adverte em Mateus 16. 26. Não podemos ser
influenciados pela maneira de pensar deste mundo (Rm 12. 2).
§
Para
alguns, o “ter” passou a ser mais importante que o “ser”.
Pertencer ao Reino de Deus está diretamente ligado ao “ser” – ser
benigno, ético, compassivo etc.
§
Sabemos
que a prosperidade não é somente resultado direto do trabalho e do esforço do
homem, todavia sem trabalho não há prosperidade. A preguiça impede o homem de
prosperar. O preguiçoso sonha, deseja, mas dificilmente alcança seus objetivos
(Pv 13. 4; 20. 13; 23. 21). Precisamos nos dedicar ao trabalho, pois este
dignifica o homem. Em Provérbios, encontramos uma série de exortações ao
trabalho. O indolente é seriamente advertido (Pv 10. 26; 19. 15; 24. 30 –
34). Muitos oram a Deus, mas não agem,
não fazem a sua parte. Deus não vai fazer o nosso trabalho. A palavra de Deus
relata que Jesus era um homem de dores e trabalho (Jo 5. 17). Segamos os passos
do Mestre.
§
Além
da preguiça, vejamos alguns outros obstáculos que impedem a prosperidade:
ü
Falta
de comprometimento, de inteireza de coração (2 Cr 25. 2);
ü
Infidelidade
a Deus. Não honra ao Senhor com as nossas primícias (Pv 3. 9, 10);
ü
Desobediência
deliberada a Deus (Dt 28. 15);
ü
Falta
de confiança no Todo-Poderoso.
II.
A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR - (Pv.
3. 9, 10)
1.
Síntese das
Metáforas – Metáfora e seu Significa:
a)
Do celeiro e
do lagar – Uma vida abundante em Deus.
b) Da Formiga –
O compromisso intenso com o trabalho e a capacidade de se poupar o que
ganhou.
c) Do leão - A concepção equivocada acerca do trabalho.
Este não deve causar medo, mas satisfação e dignidade.
d) Dos
espinheiros - Ociosidade
na vida. A capacidade de nãos se apresentar qualquer disposição para o
trabalho.
2. A dádiva que
faz prosperar. - Em Provérbios 3. 9, 10, está escrito que
devemos honrar ao Senhor com nossas posses e com o melhor de nossa renda. O
celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida
abundante! o celeiro, tradução do hebraico asam,
é o lugar onde se deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal
de casa farta! (Dt 28. 8).
Mas o conselho do sábio mostra que isso só é possível
quando há generosidade em fazermos a vontade de Deus
3. A benção que
enriquece. – No mesmo
texto, Salomão fala dos bens e da renda adquiridos como fruto do trabalho. Mas
a verdadeira prosperidade não vem apenas de nosso esforço, mas principalmente
do resultado direto da benção do Senhor. É exatamente isso o que diz o sábio em
Provérbio 10.22.
O celeiro e o lagar somente se encherão e
transbordarão quando a benção de Deus estiver neles. A prosperidade integral só
é possível com a presença de Deus em nossa vida.
ð O celeiro e o lagar
transbordantes são metáforas que representam uma vida abundante.
III. A
METÁFORA DA FORMIGA – (Pv. 6. 6
-11)
1. As formigas
sabem poupar. – “Vai ter com a formiga”. A palavra hebraica usada aqui é yalak, e possui o sentido do “mover-se”, tomar uma atitude na vida (Pv
6.6). - Até os insetos podem nos dar
lições sobre o trabalho! O sábio Agur invoca o exemplo desses pequenos insetos
(Pv 30. 25). As formigas possuem uma noção sofisticada de trabalho - “no verão [elas] preparam a sua comida”. Isto é,
as formigas sabem poupar! elas não apenas trabalham, mas também poupam. É uma
grande lição!
2. As formigas
sabem ser autônomas. – O texto de
Provérbios diz que a formiga, mesmo “não
tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega
ajunta o seu mantimento”. [Pv. 6. 7, 8].
As formigas também são responsáveis
e trabalham sem serem vigiadas. O erudito Derek Kidner observa o contraste
entre elas e o preguiçoso, quando informa que a formiga não precisa de fiscal,
enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A formiga discerne os
tempos, o preguiçoso não!
ð
Na metáfora da formiga o sábio
nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realidade da vida:
trabalhar.
IV.
A METÁFORA DO
LEÃO – (Pv 22. 13; 26.
13).
1. Conhecendo o
leão. – A metáfora
do leão se encontra em duas passagens do livro de Provérbios (22. 13 e 26. 13).
Há uma pequena variante nesses provérbios, mas o sentido é o mesmo – o
preguiçoso sempre arranja uma desculpa para fugir do trabalho! Ora o leão está
“lá fora”, ora está “no caminho” e ora está “nas ruas!”. O leão é o mais forte dos
animais, e a sua presença causa medo. O fato de o preguiçoso ver o trabalho
como um leão significa que ele o encara como uma realidade difícil de ser
enfrentada. Tem medo do trabalho do trabalho, assim como tem medo do leão!
2. Matando o
leão. – “Matando um
leão por dia” é um provérbio popular que revela que a vida pode ser difícil,
dura, mas tem de ser enfrentada. Não adianta ficar com medo do leão! Se há um
leão lá fora, é o leão do qual falou o apóstolo Pedro, e ele está rugindo em
busca de quem possa devorar (I Pe 5. 8). O preguiçoso será a sua principal
presa!
ð A metáfora do leão torna-se fruto
da imaginação do homem, quando este busca um álibi para reforçar a sua inércia.
V. O TRABALHO
E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS
(Pv
24. 30 34).
1. Trabalho,
Prosperidade e Espiritualidade!
O Aurélio define a palavra “trabalho” como “aplicação das forças e faculdade humanas para
alcançar um determinado fim”; atividade coordenada, de caráter físico e/ou
intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou
empreendimento”. No hebraico a palavra “ãmãl” é usada para se
referir a “trabalho, labuta” (Gn.
41.51; Sl 105. 44). Já a expressão “prosperidade” vem
da palavra “prosperar” que
por sua vez significa: “tornar-se próspero; progredir;
desenvolver-se”. No contexto da nossa lição o trabalho é a
causa e a prosperidade é a consequência na vida daquele que trabalha e agradece
a Deus entregando-lhe o dízimo, as primícias da sua renda (Pv 3.9,10). [Estudo do aluno J. Mauro]. Já vimos que o trabalho possui também uma dimensão espiritual
(Pv 3. 9). Isso vai de encontro àquilo que pensa o senso comum acerca do
trabalho. Mas não é assim que pensa o sábio [Pv 24. 30]. Quando ele viu o campo
do preguiçoso totalmente abandonado, cheio de espinheiros, a primeira sensação
que teve foi de um “homem falto de
entendimento”.
É interessante observarmos que, no hebraico, essa expressão vem carregada
de valores espirituais. A palavra hebraica usada para “entendimento” é leb,
significando coração, entendimento e mente. A ideia é mostrar o
que há no interior do homem – a espiritualidade. Andrew Bowling, especialista
em hebraico é usado para indicar as funções imateriais da personalidade humana.
Portanto, o trabalho é algo extremamente espiritual. ninguém será menos crentes
porque trabalha, aliás, a verdade é justamente o contrário (Ef 4. 28; 2 Ts
3.10)!
2. Trabalho, ócio e lazer!
– A análise do sábio
sobre a inércia do preguiçoso, que favorece o nascimento de espinheiros dentro
da plantação, é uma forma de ironizar o ócio dele (Pv 24. 33, 34). Não dá para
prosperar mantendo-se de braços cruzados, e muito menos ficando eternamente em
repouso! é preciso se mexer. Todavia, esse é apenas um aspecto da questão, pois
quem trabalha precisa de descanso e também de lazer! Deus criou o princípio do
descanso semanal (Gn 2.2). Precisamos, inclusive, de tempo livre para estarmos
a sós com Deus e com a nossa família.
ð
Apesar de sua importância
material, o trabalho é um assunto extremamente espiritual.
Conclusão: - Certo pensador já disse: “o sucesso só vem antes do trabalho no
dicionário” e como pudemos ver, esta assertiva é
verdadeira, pois o preguiçoso deseja tudo e nada tem (Pv 13.4). No entanto,
biblicamente podemos destacar que além de trabalhar o crente deve ser grato a
Deus entregando-lhe os dízimos, sabedor de que fazendo assim contará com a
benção de Deus sobre a sua vida. [Estudo do aluno J. Mauro]
§ AUXILIO
BIBLIOGRÁFICO – Subsídio
Teológico
“O
Lazer e o Renascimento da Vida Sabática”. Os teólogos cristãos há muito têm
afirmado que para que a vida atinja seu potencial espiritual pleno, deve ser
vivida de maneira dialética e rítmica. O lazer e o trabalho merecem quantidades
proporcionadas de tempo e energia. Deste modo a alma pode ser nutrida na
contemplação e o corpo ocupado no trabalho. O trabalho não é o inimigo. O
inimigo é um estilo de vida que resolve-se exclusivamente em torno do trabalho.
A inteireza na vida vem de reconhecer e experimentar a interação dos ritmos de
trabalho, descanso, adoração e divertimento. Surge o reconhecimento da
capacidade deles revitalizarem-se uns aos outros quando lhes é dado o devido
lugar. Uma volta aos ritmos do sábado tem implicações refrescantes para
indivíduos, famílias e a sociedade, embora integrá-los com os padrões de vida
agitados e destrutivos de fins do século XX venha a testar a resolução até do
mais devoto”. (VOLF, Miroslav. Trabalho in PALMER, Michael D. (Ed.) Panorama do Pensamento
Cristão. 1 ed. RJ: CPAD,
2001, p. 272).
Pastora, MARIA VALDA
Ministrante
E-mail: pastora.mariavaldap@mail.com
E-mail da
Igreja: igreja.admep@gmail.com
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