20 DICAS PARA SER BEM SUCEDIDO EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL
1. SUPERE AS EXPECTATIVAS DE SEU CHEFE.
SURPREENDA-O COM SUA CRIATIVIDADE, INICIATIVA E GENIALIDADE. A BÍBLIA NOS
ENSINA QUE SE FIZERMOS APENAS AQUILO QUE NOS É ORDENADO SOMOS SERVOS INÚTEIS;
2. APRENDA A DIZER NÃO MAS DIGA COM CLASSE. NÃO EXISTE NADA PIOR DO QUE UM NÃO
DITO FRIAMENTE. DÊ UM COLORIDO A SUAS PALAVRAS;
3. NÃO
FIQUE RESTRITO À SUA ESFERA DE ATUAÇÃO NA EMPRESA ONDE VOCÊ TRABALHA. PROCURE
AMPLIAR SEU CONHECIMENTO EM TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA ESFORÇANDO-SE POR SABER
DE TUDO UM POUCO. EM SUMA, SEJA UM FUNCIONÁRIO VERSÁTIL E POLIVALENTE. QUANDO
SUA EMPRESA PRECISAR CONTER GASTOS E DISPENSAR FUNCIONÁRIOS, PENSARÁ DUAS VEZES
ANTES DE DISPENSÁ-LO;
4. TENHA INICIATIVA PRÓPRIA. NÃO FIQUE ESPERANDO POR UMA DETERMINAÇÃO PARA FAZER
AQUILO QUE É DA SUA COMPETÊNCIA E QUE VOCÊ SABE QUE DEVE SER FEITO;
5. EVITE A TODO CUSTO INTIMIDADES COM COLEGAS DE TRABALHO. EVITE FALAR DE SUA VIDA
PESSOAL NO TRABALHO. SEJA SIMPÁTICO E CORTÊS, MAS NUNCA PERCA A DISCRIÇÃO;
6. PROCURE EVITAR AO MÁXIMO LEVAR PROBLEMAS DE ORDEM PARTICULAR PARA DENTRO DA
EMPRESA E VICE-VERSA. ISTO PODE ATRAPALHAR SEU RENDIMENTO PROFISSIONAL E
FAMILIAR;
7. QUANDO SEU CHEFE DELEGAR A VOCÊ ALGUMA TAREFA NÃO DIGA LOGO QUE NÃO SAIBA OU
NÃO POSSA FAZER. DEMONSTRE INTERESSE E BOA VONTADE E ACIMA DE TUDO FORÇA DE
VONTADE. LEMBRE-SE NINGUÉM NASCE SABENDO.
8. NUNCA LEVE UM PROBLEMA PARA SEU CHEFE SEM ANTES ESGOTAR TODOS OS MEIOS A SEU
ALCANCE PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO E UMA VEZ ENCONTRADA, APRESENTE O PROBLEMA E
A SOLUÇÃO DO MESMO;
9. FAÇA
SUA ESTRELA BRILHAR. TODO TRABALHO OU PROJETO DESENVOLVIDO POR VOCÊ DEVE SER
LEVADO AO CONHECIMENTO DE SEU SUPERIOR HIERÁRQUICO. DIVULGUE SEU TRABALHO, SUAS
REALIZAÇÕES. SE VOCÊ NÃO DIVULGAR QUEM IRÁ FAZÊ-LO? FAÇA SUA ESTRELA BRILHAR.
10. NUNCA FIQUE DESOCUPADO.
PROCURE SEMPRE ESTAR ENVOLVIDO EM ALGUMA TAREFA MESMO QUE NÃO SEJA ESTRITAMENTE
DE SUA COMPETÊNCIA.
11. NUNCA DEIXE NENHUMA CARTA OU PEDIDO
SEM RESPOSTA MESMO QUE SEJA NEGATIVA. DÊ UM RETORNO DE TUDO QUE FOR RELEVANTE.
12. SEJA HUMILDE. RECONHEÇA
SEUS ERROS. NÃO TERCEIRIZE A CULPA. SE VOCÊ ERROU NÃO FIQUE SE MARTIRIZANDO COM
O ERRO. APRENDA COM ELES, MAS NÃO SE ACOMODE. DESCUBRA A CAUSA DO SEU ERRO E
ELIMINE-A;
13. SEJA UM PERITO, UM
ESPECIALISTA NAQUILO QUE VOCÊ FAZ. DOMINE SUA MATÉRIA. FALE COM CONVICÇÃO SOBRE
O SEU TRABALHO;
14. NÃO CONFIE NA MEMÓRIA. FAÇA
ANOTAÇÕES;
15. APRENDA INFORMÁTICA. QUEM NÃO
SE INTEGRAR COM O COMPUTADOR ESTARÁ FORA DO MERCADO DE TRABALHO;
16. SEJA UMA PESSOA ORGANIZADA:
COM SEU TEMPO, SUAS TAREFAS, SEUS PAPÉIS ETC.
17. NÃO PROMETA O QUE VOCÊ NÃO
PODE CUMPRIR. NÃO CRIE FALSAS EXPECTATIVAS PARA OS OUTROS;
18. SEJA UMA PESSOA CORTÊS.
OFEREÇA AJUDA.
19. SORRIA SEMPRE. UM SORRISO
SEMPRE FAZ BEM. PARA QUEM RECEBE E PARA QUEM OFERECE TAMBÉM. MAS, LEMBRE-SE: O
SORRISO NÃO DEVE SER DO TIPO PLÁSTICO, ARTIFICIAL E FALSO, MAS SINCERO)
20. COLOQUE DEUS NA FRENTE DE SEU
TRABALHO. ORE ANTES, DURANTE E DEPOIS DE SEU TRABALHO. LEMBRE-SE DA ADVERTÊNCIA
DO MESTRE JESUS: “SEM MIM NADA PODEIS FAZER…” CONVIDE-O PARA SER SEU PARCEIRO
DE TRABALHO.
Dr. José Wellington Fagundes Marins,
Casado, pai de 2 filhos graduado
pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas,
com curso de pós graduação pela FEMPERJ –
Fundação Escola do Ministério Público – RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário