05 de junho de 2015
Lição 10
AS TESTEMUNHAS DA NOVA ALIANÇA
Leitura Bíblica em Classe:
Mateus 16. 13 – 19. I
Pedro 2. 9, 10
Introdução: - Como vimos em
lições anteriores, todos os pactos que Deus estabeleceu com o homem apontavam
para Aquele que feriria a cabeça da
serpente (Gn 3. 15); assim, na plenitude dos tempos, Ele enviou Seu Filho,
nascido de mulher, sob a Lei (Gl 4,4), para estabelecer Seu último concerto com
a humanidade.
A partir de Jesus, o
consumador da Nova Aliança, uma
comunidade formada por indivíduos salvos pelo Seu sangue foi instituída; esta
recebeu o nome de Igreja e ficou
encarregada de levar ao mundo a mensagem da Graça (Mt 16. 18; 28. 16- 20; Mc
16. 15).
Objetivos
Compreender de que forma e em que
momento da história da salvação a comunidade da Nova Aliança foi instituída;
Saber que, na cronologia cristã, a Igreja foi instituída por Jesus antes
de Ele ascender aos céus;
Entender as diferenças
conceituais entre Igreja Universal e igreja local.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAS
Instituir significa estabelecer e efetuar um padrão apropriado para que
se alcance determinado objetivo. Deste modo, no contexto humano, as instituições traduzem-se em padrões
organizacionais que determinam os princípios éticos e morais para uma sociedade
e/ou para os indivíduos.
No início da lição, portanto, sugerimos que seja apresentado aos alunos
a seguinte progressão institucional, estabelecida
e efetivada por Deus no decorrer da História:
ü Com Adão, a família é organizada (Gn 1. 26
– 28; 2. 23, 23);
ü Com Abraão, o povo de Israel é formado (Gn
12. 1 – 3);
ü Com Moisés, a Lei é instituída, (Êx 24.
12);
ü Com Davi, o Reino é estabelecido (2 Sm 2.
4; 7. 16);
ü Com Jesus, o ápice de Sua revelação, um
novo, mais profundo e adequado modelo institucional é instaurado, e, a partir deste,
o Eterno inaugura outra forma de interação com os salvos: a Igreja (Mt 16. 18).
Boa aula!
I.
A
INSTITUIÇÃO DA IGREJA
1.1.
O Significado e os
Usos da Palavra.
1.1.2.
Literalmente “assembleia ou grupo chamado para
fora”.
1.1.3.
Em seu uso a palavra
Igreja pode se referir:
a)
Assembleia do povo de Israel
(At 7. 38).
b)
A uma assembleia dos cidadãos pagã
(At 19. 32, 39, 41).
c)
Ao Corpo de Cristo (Cl 1.18).
d)
A uma igreja ou assembleia Local
(I Co 1.2).
1.2.
O Significado do
Corpo de Cristo. É
aquele organismo espiritual do qual Cristo é o Cabeça e que se compõe de
todos os regenerados desde o Pentecostes até o Arrebatamento.
1.3.
Mateus 16.18 “... e sobre
esta pedra edificarei a minha igreja...” e
Efésios 4:4 - 6.
– A
Igreja é dEle! Foi Ele quem Instituiu,
fundou e morreu por ela. - É claro que Cristo Jesus tem uma
igreja aqui no mundo através dos versículos citados acima. Mas, para dizer qual
igreja é de Cristo, e quais não são de Cristo, é só compará-las com a igreja
que achamos no Novo Testamento. Só assim podemos identificar a igreja
verdadeira de Cristo. A igreja, que Jesus Cristo fundou, organizou e
deixou, ainda está aqui no mundo pela promessa dele, ou tem que ser que
Cristo mentiu e/ou a promessa dele falhou. Com toda certeza Cristo não mentiu
nem a promessa dele falhou. Sabemos também, através da leitura da Palavra de
Deus, que Ele tem uma igreja só aqui no mundo que é dele (quer dizer um só tipo
de igreja).
1.4. Cristo é o Fundador,
Organizador, e Cabeça da sua Igreja, e só Ele.
Podemos eliminar todas as igrejas menos uma. Então, esta tem que ser a
igreja dele.
ü
O nascimento
da Igreja,
foi no ano
30 do nosso Senhor (Anno Domini, A.D. – d. C.,
em Português), no quinquagésimo dia após a ressurreição de Jesus e no décimo dia depois
de sua ascensão ao céu. Foi o início da era do Evangelho.
ü
O Pentecoste também era chamado a Festa dos
Primeiros Frutos e a Festa da
Colheita. Portanto, que dia mais apropriado para ser escolhido como o dia
dos primeiros frutos da colheita do evangelho para todas as nações.
1.5. Igreja: O que significa? - É um edifício construído com pedras
vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados
casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios
espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo"(1 Pe
2:5).
* A palavra grega traduzida como "igreja"
significa, literalmente, "chamado para fora" e assim
refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem
ao Senhor.
* Entender o conceito bíblico de igreja
como um corpo de pessoas chamadas para
fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da
descrição de Paulo da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o
seu próprio sangue" (At 20:28). Jesus não morreu para comprar
terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para
comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que
agora têm salvação e esperança de vida eterna (Rm 5:8; 1 Co 6:19-20).
II.
A IGREJA UNIVERSAL E A IGREJA LOCAL
2.1. "Qual a diferença entre a Igreja Universal e a
Igreja Local?"
§
A Igreja Universal:
A.
O Fato de Sua
Existência: (Mt 16.18; Cl 1.18; Ef
3. 10).
B.
Sua fundação:
1.
Cristo foi seu Fundador no sentido de ter
sido seu Mestre, Construtor e Enviador do Espírito Santo, que deu forma real ao
Corpo de Cristo.
2.
Pentecostes foi o seu começo já que o Corpo de
Cristo é formado através da atividade balizadora do Espírito (I Co 12. 13), e
esta começou no dia de Pentecostes (At 1. 5; 11. 15).
C.
Seu Fundamento – Cristo (Mt 16 .18;
I Pe 2. 4 -8).
D.
Suas Figuras.
1.
O Pastor e as ovelhas (Jo
10).
2.
A Videira e os ramos (Jo
15).
3.
A Pedra Angular e as pedras
do edifício (Ef 2. 19 – 21).
4.
O Sumo Sacerdote e um reino
de sacerdotes (I Pe 2).
5.
O Cabeça e o corpo (I Co
12).
6.
O Último Adão e a nova Criação
(Rm 5).
7.
O Noivo e a Noiva, o marido
e a esposa (Ef 5; Ap 19).
E.
O Fim da Época da
Igreja. –
No Arrebatamento (2 Ts 2; Ap 3. 10 – 11; I Ts 1. 10).
Para entender a diferença entre a igreja local e a Igreja universal, é necessário definir cada uma individualmente.
ü
A igreja local é um grupo de crentes em Jesus Cristo que
se reúnem em uma localidade em particular regularmente.
ü
A Igreja
universal é composta de todos os crentes em Jesus Cristo do mundo todo. O termo “igreja” vem de pelo menos duas
palavras.
ü
Uma das palavras tem a ver com reunir-se juntos ou “assembleia”
(1 Ts 2:14; 2 Ts 1:1). Essa palavra está relacionada com o trabalho de Deus em salvar
e santificar os crentes como aqueles que foram “convocados/chamados para fora”.
Quando a palavra igreja é achada na Bíblia em inglês, a palavra usada é essa.
ü
A segunda palavra é uma que fala de posse e significa
literalmente: “pertencente ao Senhor”. Essa é a palavra que é transliterada na
atual palavra “Igreja”. Essa
palavra grega só é usada duas vezes no Novo Testamento e nunca é usada
diretamente para nomear a igreja (1 Co 11:20; Ap 1:10).
ü
Uma igreja local
é definida como uma assembleia local daqueles que professam fé e lealdade a Cristo.
Frequentemente a palavra grega ekklesia é usada em referência
à igreja local (1 Ts 1:1; 1 Co 4:17; 2 Co 11:8). Não há apenas uma igreja local
em certa área necessariamente. Existem muitas igrejas locais em cidades
grandes.
ü
A Igreja Universal
é o nome dado à Igreja Mundial.
Nesse caso, a ideia da igreja não é tanto a assembleia em si, mas aqueles que
fazem parte dela. A igreja é a igreja mesmo quando não está tendo uma reunião
oficial. Em At 8:3, é possível ver que a igreja é a igreja mesmo quando eles
estão em casa. Ao examinar o texto de At 9:31, podemos observar que certas
traduções em inglês usam a palavra igreja
no plural, mas esse não deve ser o caso. A palavra deve ser no singular para descrever a Igreja Universal, não apenas as
igrejas locais. Veja a seguir mais alguns versículos que falam da Igreja Universal: 1 Co 12:28;
15:9; Mt 16:18; Ef 1:22-23; Cl 1:18.
ü
São os crentes de todas as épocas e de todos os
lugares e todas as raças, todas as denominações que confessem Cristo como Salvador
e Senhor de suas vidas, contando até com os que já morrera. Algumas vezes a
Bíblia usa a palavra “Igreja” no sentido Universal, isto é, para falar de todo o
povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da
igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta
pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela” (Mt 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação
local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas,
construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da Igreja, neste
mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da
Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Ef 5:23). Jesus é o
cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de
seus pecados (Ef 5:26).
ü
Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para
descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos
exemplos: “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados
em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Co 1:2); “E,
se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja,
considera-o como gentio e publicano” (Mt 18:17); “...saudai
igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm 16:5).
ü
Igrejas
locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando
as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com
outros irmãos na fé.
III.
O
ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO PECADOR
O Espírito Santo contribui para
conversão do pecador, levando-o ao arrependimento, animando-o a crer no grande
amor de Deus e a aceitar a Cristo como Salvador.
A. O
Espírito Santo em Relação ao Pecador
1)
Convence o Pecador. – A operação do Espírito Santo na vida do homem começa a produzir
neste a convicção do pecado, levando a sentir sua condição de perdido (Jo 16.
8; 6. 44).
2)
Convence a Justiça. – A justiça de Cristo. Quando o pecador, iluminado pelo Espírito
Santo, admiti que suas justiças são como “trapos de imundícia”, o
Espírito Santo o leva a aceitar a justiça de Cristo (I Pe 2.22; Jo 16.10).
3)
Convence do Juízo
a) O Espírito Santo ilumina e
conscientiza o pecador de que a morte e a ressurreição do Senhor Jesus, selara
a sentença de Satanás e assegura a vitória final dos seguidores de Cristo (Ap
12. 11; Jo 16. 11).
b) A Vinda do Espírito Santo ao mundo é a
continuação das conquistas do Senhor Jesus em favor do pecador arrependido,
estendendo seus resultados a todas as pessoas até a consumação dos tempos (Jo
14. 16). O pecador pode escapar deste julgamento, se for convencido pelo
Espírito Santo.
c) O Espírito Santo convence o homem do juízo que virá a Satanás,
desmascarando-o como “O sedutor de todo o
mundo” (Ap 12. 9; Jo 16.11).
4)
Comissiona o Crente a Proclamar o Evangelho aos Pecadores. – (At 1.8; 2. 17, 21; 4. 31)
5)
Revela a Verdade Salvífica do Evangelho. – (Lc 4. 18, 19; Jo 15. 26, 27; At 4. 8; 11. 15- 18; 14. 3)
Conclusão: - Afinal, qual a razão de ser e estar da comunidade da Nova Aliança, que, em modo e essência,
distancia-se das necessidades e pensamentos do mundo que abrigou os antigos
hebreus?
Além de manter viva a memória da
pessoa e da obra de Cristo em um mundo Pós-Moderno, que corre pelas estreitas e frias raias do racionalismo, a Igreja fala
do milagre como uma possibilidade real; deste modo ela cumpre a função de
preservar a expectativa de que o céu se abrirá e de que a graça divina será derramada
sobre os homens.
Lição
Elaborada pela
Pastora, Maria Valda
Para a ADMEP
Que Deus nos abençoe!
Venha a Escola
Dominical, é uma Benção Ser Aluno da Escola Dominical!
Bibliografia:
http://estudosbiblicosnolar.net/a%20palavra%20igreja.htm
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/IgVerdadeiraCristo-Zuhars.htm
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/IgVerdadeiraCristo-Zuhars.htm
Apostila da Doutrina do Espírito Santo – Prof.
Maria Valda
Manual Bíblico de Halley – página 577
Nenhum comentário:
Postar um comentário