ADMEP
– ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO ESTUDANDO A PALAVRA
EBD - Escola Bíblica Dominical
Departamento
de Educação Cristã
INTRODUÇÃO
À ÉTICA CRISTÃ
07 de Julho de 2013
TEXTO
ÁUREO
“Não
havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é
bem-aventurado.
(Provérbios
29. 18
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE:
Efésios 4. 17 – 19, 25 – 32
Objetivos
Compreender o que significa Ética Cristã e qual a sua importância para a Igreja.
Entender que o ser humano
necessita de parâmetros para viver conforme a vontade de Deus.
Conhecer os fundamentos da
Ética Cristã, a fim de saber lidar com assuntos potencialmente divisores.
INTRODUÇÃO:
- No século XXI, a humanidade está vivenciando uma era de relativismo
exacerbado. O certo e o errado são conceitos que não fazem muito sentido para o
homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do tempo e do lugar. Estamos
no momento que nós mesmo podemos decidir egoisticamente o que quisermos; não
ter preconceitos sobre nada; ainda que a Bíblia diga o contrário. Devemos achar
natural dois homens ou duas mulheres viverem como casal e ainda adotarem
filhos; etc.
No decorrer das lições, dedicaremos nossa atenção ao
estudo da Ética Cristã. Trata-se de um assunto polêmico e delicado, mas, ao
mesmo tempo, repleto de encantos. As questões éticas mostram-se como um campo
vasto cujo horizonte parece inatingível, todavia seus assuntos estão muito
próximos de nós. O estudo deste conteúdo provoca a reflexão sobre os mais
diversos conflitos da vida humana, força-nos a observar o mundo que nos rodeia
e leva-nos a considerar os nossos valores em busca de respostas certas, a fim
de que tomemos decisões sensatas.
O cristão precisa assumir a responsabilidade de
analisar os assuntos do cotidiano frente a uma sociedade que apresenta
diferentes propostas quanto ao modo de ser e viver;
de certo e errado. Além disso, ele deve romper com
as barreiras do preconceito e fortalecer seu entendimento bíblico acerca de
cada pauta proposta. Nesse sentido, a disciplina oferece parâmetros que o
auxiliarão a compreender seus direitos e seus limites à luz da revelação
divina.
O aborto é pecado? Não é só pecado; é homicídio. E a
eutanásia? Não pode ser vista como ato humanitário nem como suicídio assistido;
é assassinato. E a união civil de homossexuais? Não se trata de contrato
social; é abominação diante de Deus e o opróbrio diante dos homens. E o uso de
drogas? Os médicos chamam de dependência; a Bíblia trata-o como vício e
feitiçaria. E o sexo livre? Tem-no o mundo como liberação; a Bíblia, como
fornicação, adultério e impureza. E a violência? Que jamais seja tolerada como
resposta à violência; a violência só produz a violência. E a mentira? Se o pai
da mentira é o Diabo, por que iríamos nós entrar nessa árvore genealógica? “O estandarte da ética cristã ainda é ainda o
nosso mais importante guia”. [Winston Churchill]. Os referenciais do mundo
são movediços, instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia
infalível do crente em jesus é a Palavra de Deus, que é a lâmpada para os pés e
luz para o caminho (Sl 119. 105).
O significado de ética: Ética é o
estudo da moralidade. Consiste da análise da natureza da vida humana, como os
padrões do "certo" e "errado”, pelos quais a conduta possa ser
guiada.
A palavra Ética é originada do
grego ethos: modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores)
costumes; de onde se derivou a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o
que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para
estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo.
Contudo a ética de Deus é
diferente dos homens, pois Deus não precisa de padrões éticos e morais a
seguir. A ética humana muitas vezes confunde o certo e o errado a luz e as
trevas, o doce com o amargo, o moral e o imoral. Este tipo de padrão ético
muitas vezes é diabólico, pois promove ou defende ações que vão contra a palavra
de Deus. Infelizmente muitas igrejas estão vivendo tais padrões éticos e
morais.
I.
DEFINIÇÃO DE ÉTICA CRISTÃ
Em
princípio, “ética” pode ser definida como o estudo crítico da
moralidade. Consiste na análise da natureza da vida moral humana, incluindo
os padrões do “certo” e do “errado” pelos quais sua conduta possa
ser guiada e dirigida. - Em resumo: “ética” é na prática aquilo
que você pensa e faz.
O
Que é Ética?
A palavra tem origem no grego e significa costumes, disposição, hábito, uso, conduta.
Pode ser definida como o conjunto de
valores morais e de princípios
que norteiam as ações sociais nos âmbitos individuais
e coletivos.
No
contexto evangélico “Ética Cristã” é um
somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal. É a
marca registrada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz.
Para
o cristão, a Ética pode ser entendida como um conjunto de regras de conduta,
aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de Deus. (I Coríntios
10. 32).
Para
o cristão, a ética pode ser entendida como um conjunto de regras de conduta,
aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de Deus.
Os
padrões da ética humana mudam conforme as tendências dos valores morais da
sociedade. De país para país, verifica-se que há o fenômeno chamado de “Nova Moralidade”, que envelhece em
pouco tempo.
II.
A ÉTICA CRISTÃ NO VELHO TESTAMENTO
I.
A Ética e os Dez Mandamentos: - Os
Dez Mandamentos, também chamados “Decálogo”, dados por Deus a Moisés no Monte
Sinai (Êxodo 20), formam o primeiro tratado ético, dado pelo Senhor com
o propósito de reger o comportamento do homem. Como tal, o decálogo estabelece
os deveres do homem para com Deus,
para consigo mesmo e para com
o seu próximo.
1.
A Ética e os Livros Poéticos: - Jó, Davi e
Salomão, (Os Sábios) tiveram um papel especifico e decisivo na forma da
ética cristã. Com o patriarca Jó aprendemos o quanto o homem pode sofre e ainda
assim não afastar do seu Redentor que vive (Jó 19. 25). Com Davi, através de
seus Salmos proféticos ou não, aprendemos que a despeito das nossas naturais
limitações, Deus é Senhor do universo e vela por nós (Sl 121). Com Salomão,
através dos seus provérbios imortais e do seu Eclesiastes, aprendemos que a
verdadeira sabedoria tem a sua fonte em Deus e que qualquer tipo de vida ou
ocupação descentralizada de Deus é Pura Vaidade.
2.
A Ética e os Profetas: [São 12 os Livros Proféticos] - Os profetas, de modo especial, coube a
responsabilidade de interpretar e popularizar o ensino da Lei. Neste
particular, os profetas eram uma espécie de vigilantes e promotores do
desenvolvimento Espiritual e Social da nação.
Na qualidade de mensageiros da vontade divina, confirmavam a fé dos
humildes e tementes a Deus, condenavam a autossuficiência dos arrogantes, e
elevavam a fidelidade e justiça divina acima de todos e qualquer padrão humano.
III.
A ÉTICA CRISTÃ NO NOVO TESTAMENTO
A
Ética no Novo Testamento origina-se nos Evangelhos e prossegue
nos escritos apostólicos. Jesus travou grandes embates com os religiosos de Sua
época, que engessavam a Lei, dando a ela excessiva formalidade, principalmente
no tocante às práticas litúrgicas; tropeçavam, entretanto, em outros pontos,
que diziam respeito ao relacionamento entre irmãos. (Mateus 12. 1 – 10; 23; Os
6. 6).
1.
A Ética e Jesus – Jesus
restaurou o verdadeiro sentido da ética, e ele o fez combatendo os religiosos.
Por exemplo, o Mestre e Seus discípulos foram acusados de transgredir a Lei por
comerem sem lavar as mãos; Jesus, por sua vez, retrucou dizendo que os
opositores da Lei são os que a invalidarem – e assim o fazem quando a
interpretam e a aplicam erroneamente (Mt 15. 1 – 9; Lc 7. 6 – 9; Mt. 5. 27, 28).
2.
A Ética nas Epístolas: - As
vinte e uma (21) epístolas do Novo Testamento, sendo treze de Paulo, uma
(Hebreus) de autor desconhecido, uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e
uma de Judas, pelo menos durante os primeiros 200 anos da Igreja, se
constituíram no único código de ética dos
cristãos espalhados por todos os recantos do grande Império Romano. Inseridas
no cânon divino, viria a se imortalizar como elemento inseparável dum código de
ética da Igreja dos dias modernos.
3.
A Ética de Princípios. –
As orientações dadas ao povo da nova aliança – a Igreja – são diferentes das
que tinham sido dadas ao povo da velha aliança. – o povo hebreu. - A ética do
Antigo Testamento é promovida pelas regras da Lei; a do Novo Testamento, por princípios. – O que caracteriza o espírito ético-cristão
das ações é a expressão voluntária de amor. O Amor é a Regra! - (Lucas
12. 48; Rm 13. 10; Gl 5. 14; Mt 22. 37 - 40).
A Ética Cristã está fundamentada nas Escrituras Sagradas.
O amparo bíblico garante a sustentação de regras
e princípios pelos quais o cristão
norteia a sua vida e se relaciona com o mundo. (Salmo 119. 105).
4.
Julgamento dos Transgressores
A Bíblia fala dos que conhecem a Lei e
não a praticam: – Serão
responsabilizados por seus atos (Rm 2. 13).
Os que erram sem nunca ter ouvido a
Palavra de Deus: - A revelação divina é inerente ao homem, o que o obriga a
praticar atos corretos (Rm 1. 18 – 21).
IV. A DIFÍCIL RESPONSABILIDADE DE DECIDIR
Como é um ser livre para decidir, o homem
sempre faz escolhas. Mesmo quando resolve não se posicionar sobre algum fato,
ele faz uma escolha, porque o não decidir é também uma decisão. As escolhas
revelam-se sempre mais simples quando alinhadas às vontade e ao desejo; porém,
tornam-se difíceis quando suas implicações são profundas e complicadas.
1) Decidir em Conformidade com a Palavra: - Agir
em conformidade com a Palavra é o que Deus espera de todos nós (Êx 15. 26; Dt 4.
5; Sl 19. 8; Cl 3. 16). A Palavra de Deus fornece regras: o que se deve e o que
não se deve fazer; bem como princípios: aquilo que está implícito no amor de
Deus e norteia o espírito Cristão.
2) Situações Novas em um Mundo Novo: - Atualmente,
todos os assuntos que dizem respeito ao ser humano – suas necessidades,
vontades e paixões – vêm à tona de forma aberta e exigem respostas conclusivas.
Geralmente, as pessoas querem respostas simples para problemas complexos. – É
preciso encarar a ética com mais profundidade, zelo e temor de deus, para que
não se recorra aos extremismos.
3) A Ética Situacional: - A
ética situacional contempla um problema em uma perspectiva particular, não
generalizada, de acordo com uma situação específica, em que uma escolha ou
decisão não ocorre pelas vias convencionais. Exemplos: Êx 1. 19, 20: As
parteiras do Egito ao mentirem acerca dos recém-nascidos; Js 2. 4; Hb 11. 31: A
mentira de Raabe. Nesse caso, quando dois valores se chocam, prevalece o valor
maior.
CONCLUSÃO: - Nesta lição. Estudamos, brevemente, as
bases da ética, em particular da ética cristã. Como pudemos observar, trata-se
de um terreno propício a muitas discussões. Por essa razão, precisamos buscar
nossas respostas nas Escrituras Sagradas. Tais preocupações buscam proteger a
Igreja de situações contraditórias que carregam em si o potencial de promover
escândalos à fé cristã, além de deixar claras as práticas que ofender a Deus.
Conscientizemo-nos de uma vez por
todas: a Igreja de Deus, por sua própria natureza e origem, sempre será vista
como contracultura; jamais se conformará com este mundo. (Rm 12. 1).
Professora,
MARIA VALDA.
E-mail: igreja.admep@gmail.com
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