domingo, fevereiro 20, 2011

A FIRMEZA DO CRENTE



Introdução: A pessoa nascida de novo – Jo 3. 5, filha de Deus – Jo 1. 12  será vitoriosa na vida espiritual ao se posicionar em obediência aos princípios que regem a dinâmica da vida cristã. Nenhum crente quer viver em derrota ou sujeito a perder a comunhão com Deus em razão de alguma fraqueza ou envolvimento com o pecado. O crente quer ser firme na fé; embora na caminhada para o céu experimente “altos e baixos” na peregrinação. Há alguns elementos comparativos da firmeza do crente:

1 – Um soldado:  
O soldado é um guerreiro e deve estar munido de armamento adequado. O soldado será vitorioso se souber usar suas armas com perícia.
As batalhas do crente são espirituais. Suas armas devem ter as proporções de segurança contra as investidas do inimigo – II Co 10. 4.
A armadura de Deus – Ef 6. 10-20 – é composta de armas de ataque e defesa. Ela protege as partes vitais do corpo do soldado de Deus, e derruba as forças inimigas por terra.
Andar desprevenido sem o capacete da salvação, sem a espada do Espírito, sem a couraça da justiça, e sem o escudo da fé é caminhar à beira do precipício. O crente deve andar calçado das boas novas de Cristo – Jr 2. 25.

2 – Um arvoredo:
As raízes profundas é o sustento da árvore.
Ventos constantes promovem estabilidade ao arvoredo.
Na parábola do semeador – Mt 13 – vemos a tragédia de arbustos sem raízes profundas.
As raízes da vida cristã é a Palavra de Deus adubando o coração e promovendo o crescimento produtivo – I Co 3. 6.
Levar a vida cristã de modo superficial, sem compromisso definido e sem sacrifícios correspondentes, é iludir-se. É ser caule oco, sujeito a cair a qualquer momento.

3 – Uma construção:
A fundação é o segredo das construções permanentes.
As colunas devem estar alicerçadas na base e entrelaçadas de vigas.
A vida inabalável é a que se apoia na Palavra de Deus, ouvida, crida, lida, meditada e praticada Mt 7. 24-27.
Por mais firme que seja a construção, não se podem permitir goteiras, vazamentos e pequenas rachaduras, pois com o passar do tempo o desmoronamento virá a ocorrer.
A construção não pode estar “escorada ou encostada” em outra, mas deverá depender da sua estrutura na base sólida em que estiver edificada – I Tm 4. 16.

4 – Impedimentos à firmeza:
O reino espiritual é impedido por Deus de se misturar com o material; são distintos – II Co 6. 14. A mistura do ferro com o barro impede a durabilidade do projeto, da edificação espiritual – Dn 2. 41.
Dependendo das “rodas” frequentadas pelo crente, ele será uma testemunha frágil e decadente – Sl 1. O isolamento das pessoas é errado, mas a separação do pecado é correta.
O crente é o sal da terra e a luz do mundo, mas se permitir intimidade com as trevas ficará ofuscado e sem “sabor” – Mt 5. 13-16.

5 – Estímulo à firmeza:
Sejam firmes! I Co 15. 58 – No trabalho cristão e na abundância de dedicação.
Não se pode ser firme em Cristo estando de braços cruzados constantemente. O serviço cristão faz parte da empreitada santa. A firmeza tem recompensa.
O desmazelo e o desânimo são ferramentas de Satanás; com elas em ação ele tem conseguido neutralizar milhares de trabalhadores do Senhor mundo afora.
As operações no Reino de Deus precisam da mão-de-obra de todos os redimidos. Cada um faz uma parte do trabalho – Ef 4. 11, I Co 12. 28-31.

Conclusão: Não havendo firmeza em Cristo Jesus por parte do crente, ele deixará suas construções pela metade. Será seduzido a voltar ao mundo de incredulidade. Vigiemos!

AMIZADE



Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um mil.
Posted by Picasa

MATEMÁTICA DA VIDA










Em nossa vida, como na matemática, devemos: 
- Somar alegrias; 
- Diminuir tristezas; 
- Multiplicar felicidade; 
- E dividir amor. 
Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática. 
Somar alegrias. 

Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana. 
Diminuir tristezas. 

A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada. 
Multiplicar felicidade 
Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada. 
Dividir o amor. 

Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é aumentá-lo.
Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor. 
Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar. 


O ser humano é comunicativo por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor são a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos da vida.


(A.D)


ESSE É O MEU DEUS






Sabia que Deus gosta dos loucos? Não? Então veja se não tenho razão: 
- Alguma pessoa normal chegaria em frente ao mar e diria: 
ABRE-TE!? 
- Alguma pessoa normal olharia para cima e gritaria para o sol: 
PARE!? 
- Alguma pessoa normal diria para um morto há 3 dias: 
LEVANTA-TE E ANDA!? 
- Alguma pessoa normal bateria com o cajado numa pedra para tirar água? 
- Alguma pessoa normal mandaria o mar e o vento ficarem quietos? 
-Alguma pessoa normal ficaria quietinha, sentada dentro de uma 
jaula com leões famintos? 
- Alguma pessoa normal ficaria rodando em volta de uma cidade 
durante 7 dias, cantando, até as muralhas da cidade caírem? 
Hum...eu acho que não! Parece brincadeira, mas hoje eu estava pensando sobre isso, e resolvi que também vou ser "louco"! 
Sabe o que é isso? 
Uma coisa chamada FÉ! 
Quando a gente tem FÉ, olha e vê o invisível! E nem se importa com o que os outros vão falar ou pensar. Deus é que precisa ver!

(A.D)