quarta-feira, agosto 01, 2012

CENSO APONTA QUE ASSEMBLEIA DE DEUS É A DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

Por Dan Martins em 1 de julho de 2012 
Tags: 
 Censo aponta que Assembleia de Deus é a denominação evangélica que mais cresce no Brasil

Os números sobre a igreja evangélica brasileira tem sido um dos maiores destaques entre os dados do Censo, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE. Além do grande crescimento do número de evangélicos no país, a pesquisa mostra que a Assembleia de Deus é a igreja que mais cresceu no Brasil entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões de membros para 12,3 milhões, segundo a agência O Globo.
De acordo com o levantamento, entre os brasileiros que se declararam evangélicos em 2010, os de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, entre outras) representavam 60% ou 10,4% da população. Enquanto os de missão (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, etc.) são 18,5% ou 4,1% dos brasileiros.
A Assembleia de Deus foi fundada em 1911 por missionários suecos que desembarcaram em Belém (PA) e os dados mostram que apesar de estar dividida em diversos ministérios, marca seus 101 anos como a maior denominação evangélica do país.
Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, explicou que as igrejas pentecostais foram as que mais impulsionaram o crescimento do número de evangélicos no país, enquanto as igrejas de missão, também conhecidas como históricas, tiveram o crescimento estagnado no período.
- O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais. As de missão pararam de crescer – explica.
Fonte: Gospel+

PESQUISA APONTA QUE IGREJAS HISTÓRICAS NO BRASIL SOFREM RETRAÇÃO, ENQUANTO AS NEOPENTECOSTAIS CRESCEM.

Pesquisa aponta que igrejas históricas no Brasil sofrem retração, enquanto as neopentecostais crescem

O crescimento do número de evangélicos no Brasil, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve um grande destaque em todos os meios de comunicação nas últimas semanas. Dentro desse crescimento, uma pesquisa aponta que as igrejas protestantes históricas ou “igrejas evangélicas de missão” estão em retração, enquanto as igrejas de origem pentecostal se expandem.
A pesquisa foi realizada pelo Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã (BEPEC) que analisou os micros dados referentes às religiões do Censo demográfico 2010 liberado recentemente pelo IBGE.
De acordo com o estudo, muitas das “igrejas evangélicas de missão” apresentaram uma redução de 10,76% em seu número de fiéis no período analisado (2000 a 2010), entre essas igrejas pode-se destacar a igreja congregacional com diminuição de 26,37%, a Luterana com – 5,9%, a presbiteriana com – 6,10% e metodista com – 0,01%. Apenas algumas das igrejas consideradas históricas apresentaram crescimento no período, como as igrejas batistas com 17,74% e adventistas, com 29,03%.
Em contrapartida as igrejas de origem pentecostal mostraram um crescimento considerável no período, representando a maior parte do crescimento de evangélicos observado pelo IBGE. Com um crescimento total de 44,01% entre as pentecostais, a igreja com maior crescimento foi à igreja Assembleia de Deus com 46,28%, em seguida a Igreja Evangelho Quadrangular com 37,12%, e depois a Igreja Universal do Reino de Deus com 28,37%.
Porém, o diretor do BEPEC, Danilo Fernandes, afirma que apesar dos dados existe a possibilidade que a tendência de retração das igrejas históricas no Brasil sofra uma reversão, devido ao crescente interesse da nova geração de protestantes históricos no aprimoramento do conhecimento teológico e pela produção literária.
De acordo com o The Christian Post, ele destaca também que dissenções e escândalos constantemente apontados nas grandes denominações pentecostais podem fazer com que comece uma tendência de retração nessas igrejas.
- A rota de muitos decepcionados com a igreja, os órfãos das promessas não cumpridas, é a ortodoxia. Esta não é a estrada mais ampla, mas é uma artéria importante, de formadores de opinião – afirmou ele.
- O crescimento deste grupo têm alimentado nos últimos anos as igrejas tradicionais que sofreram sangrias na primeira metade do último decênio. Eu creio em um retorno – conclui.
Redação Gospel+

JUNTA DE MISSÕES MUNDIAIS COMPLETA 105 ANOS DE FUNDAÇÃO

 Junta de Missões Mundiais completa 105 anos de fundação

A Junta de Missões Mundiais (JMM) completou 105 anos de fundação nesta quarta-feira, 27. A instituição foi criada no ano de 1907, durante a 1ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, realizada em Salvador, Bahia. No ano seguinte, em 1908, foi enviado o primeiro missionário para o Chile.
A Organização, que inicialmente foi denominada de Junta de Missões Estrangeiras, nasceu com o propósito de evangelizar as nações, e no decorrer de mais de um século de existência, tem alcançado atuado em vários países do mundo. Ela passou a ser chamada de Junta de Missões Mundiais em 1980, mesmo ano em que foi criado o Programa de Adoção Missionária (PAM).
Inspirado nas atividades da Junta de Missões Mundiais, foi criado o Dia de Missões Mundiais, no ano de 1946, entrando para o calendário oficial da Igreja Batista oficialmente no segundo domingo do mês de março.
Atualmente, são 728 missionários enviados pela Junta de Missões Mundiais, presentes em mais de 60 países no mundo, assistidos pela Igreja Batista Brasileira.
Fonte: Gospel+

PESQUISA REVELA REDUÇÃO DE CRISTIANISMO E AUMENTO DE NOVAS RELIGIÕES NO MUNDO


Pesquisa revela redução de cristianismo e aumento de novas religiões no mundo

Uma pesquisa divulgada no Boletim Internacional de Pesquisa Missionária, criado pelo professor Davi Barret, revelou a redução percentual do cristianismo no mundo assim como o crescimento de novas religiões.  De acordo com os índices revelados, religião cristã, que tinha 34,5% de adeptos no início do século passado, atualmente está com 33,1%, uma perda de 1,4%.

Davi Barret é professor da Universidade Regent e trabalha com a análise dos dados sobre as religiões em todo o mundo. Os dados atuais apontaram que atualmente há mais de 2 milhões de cristãos no mundo, dentre os quais mais da metade são católicos. Os protestantes contabilizam mais de 350 milhões, em todo o mundo, dentre os quais, 80 milhões são anglicanos.

A pesquisa ainda revelou dados sobre as quantidades de templos cristãos no mundo, que somam hoje aproximadamente 3,5 milhões. A média de publicação de Bíblias ou de parte dela também mostrou a impressionante marca de 59 milhões de exemplares impressos anualmente. Outra marca surpreendente do estudo é sobre a quantidade de denominações cristãs, atualmente são mais de 35 mil em todo o mundo.

Mas, a pesquisa ainda trouxe dados sobre o Islã, que é a religião que mais cresce no mundo atualmente, contabilizando mais de 1,2 bilhão de seguidores, e a previsão é que no ano de 2025 o mundo tenha mais de 1,8 bilhão de muçulmanos. Já as novas religiões também tem apresentado um crescimento alto, atualmente somam mais de 10 mil, e a estimativa é que nos próximos quinze anos ultrapassem as 15 mil.
 Publicado por Valder Damasceno em 23 de maio de 2012 
Tags: ,


Fonte: Gospel+

ORAÇÃO DIÁRIA É UM HÁBITO ...




ORAÇÃO DIÁRIA É UM HÁBITO QUE PODE PREVENIR AO MAL DE ALZHEIMER, AFIRMAM PESQUISADORES.


 Oração diária é um hábito que pode prevenir ao mal de Alzheimer, afirmam pesquisadores


Um estudo feito pelo U.S. National Institutes of Health (em tradução livre, Instituto Nacional Americano de Saúde) em uma parceria com cientistas israelenses chegou à conclusão que a prática diária da oração pode prevenir o mal de Alzheimer.
A pesquisa, segundo informações do Ha’aretz, tinha como objetivo identificar fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença, e de acordo com o blog brasileiro “O Contorno da Sombra”, na metodologia da pesquisa os cientistas avaliaram diversos aspectos da vida dos voluntários.
Um dos itens avaliados com mais atenção era como os voluntários aproveitavam o tempo livre entre os 20 e 30 anos de idade. A partir do cruzamento de dados, chegou-se à conclusão de que mulheres que oravam regularmente apresentavam fatores que as colocavam com 50% menos chance de desenvolver a doença.
Porém, a ligação entre a prática diária da oração e o menor risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer ainda não pode ser estabelecida de forma exata em relação aos homens, pois 90% dos homens analisados oravam diariamente. No caso das mulheres, a porcentagem entre as que oravam 60%, e as que não praticavam a oração, 40%, era mais equilibrada, o que permitiu uma comparação.
Uma das envolvidas com a pesquisa, professora Inzelberg, declarou que o exercício feito pelo cérebro durante a oração, que envolve a memória, ajuda na prevenção: “A oração é uma prática na qual se investe o pensamento, e a atividade intelectual envolvida na oração, além do seu próprio conteúdo, pode constituir um fator preventivo contra o Alzheimer”, observou.
Redação Gospel+

Publicado por Tiago Chagas em 30 de julho de 2012 
Tags: