sábado, fevereiro 26, 2011

Piquenique da Tartarugas





Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique.

Passados seis meses, após acharem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta de piquenique descobriram que estavam sem sal. Então, designaram a tartaruga mais nova para voltar a casa e pegar o sal, por ser a mais rápida.
A pequena tartaruga lamentou, chorou e esperneou.

Concordou em ir, mas com uma condição:
Que ninguém comeria até que ela retornasse.

Três anos se passaram. Seis anos... E a pequenina não tinha retornado. 
Ao sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome, decidiu desembalar um sanduíche.
Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:
-Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar;
Agora que eu não vou mesmo buscar o sal!


Na nossa vida as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma.


Desperdiçamos nosso tempo esperando que
As pessoas vivam à altura de nossas expectativas.
Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de escrever nossa própria história.


Como disse Mário Quintana:

'O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso. '


 Viva sua vida e deixe de se preocupar com a opinião e o interesse dos outros por você.

'O sucesso parece estar ligado à ação.
Pessoas bem-sucedidas mantêm-se ativas.
Elas cometem erros, mas não desistem. '

Desconheço o autor:



Joio ou Trigo? A Escolha é Nossa!



"Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se " Mt:13-25.

Sendo Joio

A intenção do joio é confundir. Entre milhares de plantações existentes para o seu desenvolvimento ele prefere a de seu parente, muito parecido, o trigo.

As semelhanças externas, contudo não confirmam a essência: O joio é muito inferior ao trigo. Cuidado com as aparências!


A natureza do joio é má e o parasita hospedeiro, natural a espécie, o torna muito pior, seu efeito tóxico pode até mesmo matar. O joio é o protótipo do homem maligno que se deixa influenciar por irmãos obsessores.
Joio não tolera montanhas, lugares altos. Gosta de comodidade, lugares comuns, portas largas de fácil acessibilidade.




Sendo Trigo



" O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo" Mt 13:24

A primeira ressalva é de que do trigo, se obtém o alimento base de grande parte da população mundial: "O Pão". Jesus se nomeou "O Pão da vida" (Jo 6:48). Ele é o alimento principal da humanidade.

A natureza do trigo é benéfica, como a dos homens nascidos de Deus. Assim como a botânica divide as categorias de trigo pode-se também atribuir características aos cristãos. Como as partes do corpo; diferentes, porém, importantes para o conjunto (I cor 12:11-31).

A boa terra em que cresce o trigo pode ser comparada ao bom terreno do coração. A Palavra plantada frutifica (Mt 13:7,8).

O processo de industrialização (grão de trigo-farinha) elimina grande parte das vitaminas necessitando ser enriquecida (a farinha) novamente, com as substâncias que lhe foram retiradas.

A industrialização é consequência da modernidade. Antigamente, na Palestina, cada família tinha a sua própria maquinagem de fazer pão. A recomendação de Deus era para que os pães ofertados nas solenidades festivas fossem ázimos, ou seja, sem fermento (Lv 23:6). Jesus também advertiu seus discípulos sobre o perigo do fermento (Mt 16:6).

Essa industrialização do trigo, pode ser comparada à vida de muitos cristãos: Alguns inicialmente são genuínos, sóbrios, agradáveis a Deus, depois perdem a identidade, não suportam a sã doutrina (sem fermento) e se voltam às fábulas, desviando-se da Verdade (IITm 4:3,4).

O fermento, porém, independente da modernidade, assim como o joio sempre existiu no seio da igreja e sempre existirá seja em pequena ou grande proporções, porém, cabe a cada um ouvir e obedecer as recomendações de Jesus sobre ambos: "Acautelai-vos do fermento" (Mt 16:6) e "sede prudente com o joio" (Mt 13: 28-30).

Sempre, também, haverá tempo para recompor as "vitaminas perdidas", "arrepender-se e voltar ao primeiro amor" (Ap 2:4,5).



O Agricultor


"Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem então joio? E Ele lhes disse: O inimigo é quem fez isso" Mt 13: 27, 28.

Deus criou o homem com a natureza boa, assim como o trigo, só que "ao dormir o homem", e esse homem foi Adão, o inimigo, a serpente enganadora, semeou também o joio, a natureza maligna e pecaminosa de Satanás. A mesma natureza que ainda habita nos que ainda não nasceram de novo em Cristo Jesus.

Deus É o Agricultor (Jo 15: 1). Somente Ele com propriedade, podem distinguir sem dificuldade quem é joio e quem é trigo. Ele também é quem ordena o destino da plantação: "Deixai crescer ambos até a ceifa: e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colha primeiro o joio e atai-o em molhos para queimá-lo; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro" Mt 13:30."Meu celeiro" é a glória celeste, a fogueira é no inferno.

Embora na agricultura tenha-se uma visão muito clara do que seja joio e trigo, na vida pessoal isso se torna muito difícil. Os frutos nem sempre estão à mostra (podem se esconder em folhagens) e alguns podem estar à mostra e serem totalmente insípidos. Um agricultor saberá avaliar tudo muito bem, assim como Deus, só Ele conhece os verdadeiros cristãos.

Ficam aqui as indagações: Estamos sendo joio ou trigo? Estamos sendo prudentes ou precipitados? Nossa vida Cristã é com fermento ou sem fermento? Estamos aguardando o agricultor para a colheita e separação do joio e do trigo ou estamos arrancando os dois juntos? ou melhor, estamos preparados para a grande colheita?

Bíblia Sagrada, Almeida J. F., SBTB, Revista e corrigida.
Enciclopédia Universo.

O que se entende por essa parábola do Joio?


joio – do grego zizanion (cizânia) significava uma gramínea anual que parecia muito com trigo até que amadurecesse.

2)  Como está posta esta parábola?

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas trigo, recolhei-o no meu celeiro." (Evangelho segundo São Mateus 13:24-30)

3) O que podemos dizer acerca do reino dos céus?

O "reino dos céus" é uma figura de linguagem usada por Jesus. Não se refere a um lugar circunscrito, mas ao estado de espírito daqueles que põe em prática as leis naturais impressas por Deus em nossa consciência, notadamente a lei de justiça, amor e caridade.

4) Como interpretar a semeadura do trigo?

É uma continuação da "parábola do semeador". Na parábola do semeador, há uma situação hipotética, em que a semente cai em terrenos de diversas qualidades. Aqui, há um tipo específico de semente, a do trigo. Com o trigo podemos fazer farinha, e da farinha, o pão, o macarrão etc. É um produto necessário à manutenção da vida humana. Devemos associá-lo ao bem.

5) Os trabalhadores dormiram por negligência?

Os trabalhadores do campo adubaram a terra, cavaram os buracos, jogaram as sementes de trigo e cuidaram de regar as plantinhas tenras. Depois desse esforço, foram dormir descansar pelo dia trabalhado. Os inimigos, porém, esperaram a noite vir, trabalharam no escuro e jogaram a erva daninha. É um chamamento à vigilância. "É pelo descuido do lavrador que a colheita se perde, é pelo descuido do professor que o aluno se torna ocioso, é pelo descuido da educação que os delinquentes juvenis surgem. Assim, para que o bem se conserve e se dilate haverá necessidade de esforço constante".

6) Devemos arrancar o joio ou deixá-lo crescer com o trigo?

Nesta parábola, o joio deve crescer junto com o trigo. Por quê? Porque estas ervas são parecidas. Caso tencionássemos tirar o joio, poderíamos, por engano, arrancar também o trigo. Neste caso, Jesus está nos dizendo que o mal deve conviver com o bem, sem, contudo, que o bem seja conivente com o mal. O mal deve ser sempre combatido. Há, porém, a necessidade de esperar o momento certo, pois qualquer coisa que é feita fora de hora pode não produzir os seus frutos.

7) A que nos remete esta parábola?

Esta parábola remete-nos à lei de causa e efeito. Todos somos livres para semear; a colheita, porém, é  obrigatória. Podemos semear tanto o trigo quanto o joio. É como a opção entre o bem e o mal. Se nossos atos optarem pela prática do bem, a recompensa futura será mais liberdade; caso optemos pelo mal, estaremos prisioneiro do mesmo.

8) A condição humana está mais para o trigo ou para o joio?

O mal é inerente à imperfeição humana. Na Terra, somos todos mais ou menos imperfeitos; por isso, a necessidade de compaixão de uns para com os outros. A convivência com o mal é a resignação da alma ante uma situação irremediável. O homem de bem deve combater o mal, mas sempre de acordo a mansuetude; a guerra e a violência podem produzir mais guerra e violência.  





Três Frases - Três Palavras - Uma Mudança


Depois de dar Estudo em São Gonçalo

Apenas Três frases foram suficientes para que um homem mudasse a sua história.

Essa é a história de Abrão!  Um chamado... Uma oportunidade.

Três Frases diretas, Três frases que mudaram a vida de Abrão; Três Frases tão poderosas quando uma infinidade de mensagens; Três Frases que seriam esquecidas, talvez nem conhecidas.
Mas que se tornaram as "Três Frases", porque houve Três palavras

Fé, Atitude, Obediência.

Assim o Senhor Chamou a Abrão:

Genesis 12. 1- Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2-E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3- E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

"E assim se cumpriu"
4 - Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 - E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. 7 - E apareceu-o SENHOR- a Abrão, e disse: A tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. 8- E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR. 9 - Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.

A história de Abrão continua... E a sua?
A mesma oportunidade dada por Deus a Abrão é dada a você hoje, é chegada ate você em muito mais das Três Frases, através de infinitas mensagens.
Mas porque não acontece?

Porque milhões de mensagens sem essas Três Palavras de nada servem.

Fé, Atitude, Obediência.

A conclusão dessa mensagem fica por sua consciência.

 “Não faça dessa mensagem mais uma”


Eu creio e Daí?






É HORA DE PLANTAR, É HORA DE COLHER...



É hora de plantar,
É hora de colher...

Apocalipse 14:15b

Lança a tua foice e sega! É já vinda a hora de segar, porque já a seara da terra está madura!

Certa vez um cristão de caminhada indo para o seu trabalho, viu debaixo de uma marquise um rapaz que estava a mendigar. Ele parou para evangelizar aquele jovem, mas esse rapaz estava com o coração endurecido para aceitar a Jesus. Cristão então resolveu levar o jovem para sua casa, deu-lhe banho, vestes, comida e um quartinho para o jovem dormir. Dia após dia, cristão orava e falava do amor de Cristo, mas o jovem continuava a endurecer o seu coração. Todo o dia Cristão saía para trabalhar e deixava aquele jovem cuidando do seu filho, mas os seus vizinhos viviam dizendo que não era para Cristão confiar naquele jovem, por ele ter sido de rua, poderia fazer algum mal ao seu filho. Mas ele não lhes dava ouvidos, certo dia voltou mais cedo para casa e teve uma surpresa, logo viu aquele jovem que de longe lhe dava um sorriso, olhou para as suas mãos ensangüentadas, e começou a lembrar de tudo o que seus vizinhos falavam. Pegou o jovem pelo braço e o pôs para a rua novamente, Cristão então corre para o quarto do seu filho e ali viu o menino dormindo como um anjo e ao lado da cama no chão um urso morto no meio de uma poça de sangue. Cristão arrependido com o que fizera, saiu em busca daquele jovem...
... Mas já era tarde demais, pois o rapaz triste com aquela situação caminhava distraído pela rua, passou um carro em alta velocidade e jogou o jovem longe. O motorista correu para tentar salvá-lo, mas infelizmente não podia fazer mais nada, ele havia falecido.



Pense:  Nem sempre a multidão tem razão!

Se você confia na mudança de alguém, não dê ouvidos para a multidão, continue com a visão espiritual e independente do tempo que levar para ganhar aquela alma, creia que a semente que você está lançando em algum momento pode germinar. Isaías 55:11b diz: Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.
O seu esforço não será em vão, confie e acredite que o traficante, a prostituta, o homossexual, o mendigo, o viciado, os religiosos merecem a sua confiança e o seu sacrifício de lutar pelas suas almas. 
Quantos desses estão morrendo sem salvação por falta da credibilidade de alguém? Eles já enfrentam o desprezo, a incompreensão, a desconfiança e o desamor da sociedade. Hei você mesmo! Lembre-se: Alguém um dia confiou e lutou por você!


O tempo é esse,
O tempo é já!

Tatyane Santana
      Semmic

 


SENDO CRISTÃO SEM SER CRISTÃO




SENDO CRISTÃO SEM SER CRISTÃO

De acordo com pesquisas nos EUA, quase metade dos americanos se dizem cristãos renascidos. Mas uma análise mais aprofundada revelou que muitos confundem o novo nascimento com uma sensação positiva a respeito de Deus e de Jesus.
Um levantamento estatístico entre os cristãos praticantes nos EUA apresenta resultados desanimadores, o que também é representativo em relação à Europa:

·                     20% nunca oram
·                     25% nunca lêem a Bíblia
·                     30% nunca vão à igreja
·                     40% não apoiam a "obra do Senhor" por meio de ofertas
·                     50% nunca vão à Escola Bíblica Dominical (de todas as faixas etárias)
·                     60% nunca vão a um culto vespertino
·                     70% nunca dão dinheiro para missões
·                     80% nunca freqüentam uma reunião de oração
·                     90% nunca realizam culto em família [1]

Se a situação já é assim na América marcada pela influência do puritanismo, quanto mais na superficial Europa.
O próprio Senhor Jesus advertiu a respeito da confissão nominal, que carece de conteúdo verdadeiro, ou seja, que não está de acordo com o que vai ao coração: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mt 7.21-23). Com isso, o Senhor esclarece quatro pontos básicos: há duas coisas que não são de forma alguma suficientes para que alguém seja salvo, e outras duas são imprescindíveis para que alguém seja redimido.