quarta-feira, março 16, 2011

AGENDA 2011


Pregando em Nova Holanda: Dia Internacional da Mulher - 2010


JANEIRO - 2011

16/01 - (Manhã) Classe Única - Assembléia de Deus Ministério de Cordovil - Congregação de Furque   Mendes - Dir. Osvaldo/Maracy Barbosa.

21, 22, 23/01 - (Noite) Primeiro Encontro de Superintendentes e Professores da EBD - Assembléia de Deus - Ministério Fé e Esperança - Pr. Alcediney (Preledores:  Profª Maria Valda; Pr. Fernando Portugual, e Pr. Gualter Guedes.

FEVEREIRO - 2011

18/02 - (Noite) Pregar na Assembléia de Deus em Piabetá, D. Caxias - RJ.  Pr. Pres. José Tito de Paula - Congresso de Mulheres.

19/02 - (Manhã) Dar Estudo na Assembléia de Deus em Piabetá - D. Caxias - RJ.  Pr. Pres. José Tito de Paula.

20/02 (Noite) Pregar na Assembléia de Deus Ministério de Cordovil - Congregação do Aricambú - Dir. Presb. Paulo Roberto. - Culto da Família.

MARÇO - 2011

18/03  - (Noite) Pregar na Assembléia de Deus em Manilha - Niterói - Pr. Pres. William  - Festa da Igreja

19/03  - (Manhã) Pregar na Assembléia de Deus em Padre Miguel - RJ. - Festa das Irmãs. Pr. Pres.Pr. Eliezer Germano de Sá .

ABRIL - 2011

02/04 - (Noite) Pregar na Congregação de Nova Canaã - 49º aniversário da Congregação. - Ministério de Cordovil - Dir. Pr. David Pinto.

06/04 - (Noite) Pregar na Igreja Batista de Nova América - Nova Iguaçú - RJ. Pr. Pres. Edmilson Bartolomeu.

21/04 - (Manhã e Tarde) - Pregar na Assembléia de Deus em Piabetá - Pr. da Congregação: José Farias - Um Dia Com Deus.

29-30/04 -  (Noite) 1º Encontro de superintendentes e Professores da EBD - Igreja Missão Ágape - Galo Branco - São Gonçalo - RJ.  Pr. Pres. Ednaldo.  Preletores/Matéria:  Profª Maria Valda (Reflexões sobre a Conduta Espiritual, disciplinar e pedagógica do Professor da EBD), Pr. Fernando Portugual (A Primazia da Palavra de Deus como elemento essencial na formação do Pensamento do Educador Cristão), e Pr. Gualter Guedes (Gestão de Escola Bíblica Dominical).

MAIO - 2011

14/05 - (Noite) - 1º Encontro de Superintendentes e Professores da EBD - Assembléia de Deus  - Ministério Alfa e Ômega em Padre Miguel - Pr. Pres. Eliezer Germano de Sã - Preletores/Matéria:  Profª Maria Valda (Reflexões sobre a Conduta Espiritual, disciplinar e pedagógica do Professor da EBD), Pr. Fernando Portugual (A Primazia da Palavra de Deus como elemento essencial na formação do Pensamento do Educador Cristão), e Pr. Gualter Guedes (Gestão de Escola Bíblica Dominical).

JULHO - 2011

16/07 - (Noite)  -  Dar Estudo na Assembléia de Deus em Belford Roxo - RJ.
23/07 - (Noite)  -  Pregar na Assembléia de Deus em Belford. Roxo - RJ.

Curiosidade: Coincidências




Se você acha que encontrar um conhecido num restaurante, num mercado, numa praia é coincidência, então veja isto...
Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.
John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.

Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860.
John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.

Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.
As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.
Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.
A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy.
A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln.

Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.
Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.
Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.
Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.
Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.

John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839.
Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.
Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.

Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito.
Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro.

Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
E a parte engraçada:
Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland.
Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava em Monroe, 
Marilyn.

Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy...
Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln...

Isto sim é que são coincidências!!!!

Colaborador: Desconhecido

Curiosidade : A Dor da Crucifixão








Médico francês reconstitui a agonia de Jesus.


Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.

Posso, portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.

Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico.

O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus.

Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura.

Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.

Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).

Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado.

Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário.

Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheia de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas.

Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.

Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz.

Quem já tirou uma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas.

Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.

Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos.

Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas.

Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apóiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesado.

Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas.

O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam-se à estaca vertical.

Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera.

A ponta cortante da grande coroa de espinhos penetram o crânio.

A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés.

Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede.
Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se
torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico.

Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais se esvaziar. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita.

Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem.

A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial.

Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá levar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas.

Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Jesus grita: "Tudo está consumado!". Em seguida num grande brado diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre. Em meu lugar e no seu.

Autoria atribuída a Dr. Barbet, médico francês. 


Colaborador: Autoria atribuída a Dr. Barbet, médico francês.

CURIOSIDADE: SOBRE O MUNDO!



Informações a respeito do mundo que vale a pena serem
consideradas

Caso existissem apenas 100 pessoas no planeta.

Se fosse possível reduzir a população do mundo inteiro
em uma vila de 100 pessoas, mantendo a proporção do povo
existente agora no mundo, tal vila seria composta de:

57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (Norte, Centro e Sul)
8 Africanos

52 seriam mulheres
48 homens

70 não brancos
30 brancos

70 não cristãos
30 seriam cristãos

89 seriam heterossexuais
11 seriam homossexuais

6 pessoas possuiriam 59% da riqueza do mundo inteiro e
todos os 6 seriam dos EUA
80 viveriam em casas inabitáveis
70 seriam analfabetos
50 sofreriam de desnutrição
1 estaria para morrer
1 estaria para nascer
1 teria computador
(apenas 1 teria formação universitária)

Se o mundo for considerado sob esta perspectiva, a
necessidade de aceitação, compreensão e educação aumenta.
Considere ainda: se você acordou hoje mais saudável que
doente, você tem mais sorte que um milhão de pessoas que não
verão a próxima semana.

Se nunca experimentou o perigo de uma batalha, a solidão
de uma prisão, a agonia da tortura, a dor da fome,
você tem mais sorte que 500 milhões de habitantes no
mundo.

Se você pode ir à igreja sem o medo de ser bombardeado,
preso ou torturado, você tem mais sorte que 3 milhares
de pessoas no mundo.

Se você tem comida na geladeira, roupa no armário, um
teto sobre sua cabeça, um lugar para dormir, considere-
se mais rico que 75% dos habitantes deste mundo.

Se tiver dinheiro no banco, na carteira ou um trocado em
alguma parte, considere-se entre os 8% das pessoas com a melhor
qualidade de vida no mundo.

Se seus pais estão vivos e ainda juntos, considere-se
uma pessoa muito rara, mesmo nos USA e Canadá.

Se puder ler esta mensagem, você recebeu uma dupla
benção, pois alguém pensou em você e você não está entre os 2
milhões de pessoas que não sabem ler.

Vale a pena tentar:

Trabalhe como se não precisasse do dinheiro
Ame como se ninguém nunca o houvesse feito sofrer
Dance como se ninguém estivesse olhando
Cante como se ninguém estivesse ouvindo
Viva como se aqui fosse o paraíso. 



Classificação de países por perseguição 2011

ONU Pede a Governos que Combatam a Violência Religosa.



INTERNACIONAL - A organização das Nações Unidas pediu sexta-feira, dia 07 de janeiro, aos governos a determinação para combater a violência por motivos religiosos.

A Alto Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, condenou os ataques contra grupos religiosos, registrados em vários países e urgiu aos Estados a combater com a determinação este tipo de violência.

Pillay, também pediu que deixem sem efeito qualquer lei que resulte discriminatória, assim como as práticas que podem afetar as minorias que professam determinadas crenças.

“Os terríveis ataques contra grupos religiosos em vários países tem sido perpetrados por grupos extremistas e que este aumento do fanatismo acarreta problemas aos estados,” declarou Pillay.

“Os ataques a igrejas, mesquitas, sinagogas, templos e outros sítios religiosos em todo o mundo, como a violência contra indivíduos, devem ser uma chamada de atenção para todos,” apontou.

“A petição chega uma semana depois do atentado do Ano Novo contra uma Igreja Copta em Alexandria (Egito), onde morreram 23 cristãos e dezenas ficaram feridos.”

Além desta tragédia, a funcionária também se referiu aos ataques contra as comunidades cristãs e muçulmanas na Nigéria, que provocaram centenas de mortos no ano passado, assim como a violência que sofrem minorias religiosas no Paquistão.

Também se lembrou dos atos de violência contra comunidades religiosas no Irã, Malásia, Iraque e Indonésia durante 2010.

“Isto não é um desafio que se limite a uma região ou religião,” realçou, reclamando a proteção da liberdade de religião para todos.



Quando Deus Quis Criar a Humanidade:


§   Criou a Adão e Eva

Quando quis criar a Humanidade, Deus fez o Homem e a Mulher, isto é, Macho e Fêmea. (Gn 1. 27, 28).  Homem e Mulher foram criados à imagem de Deus. A diferença está em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e sangue e, como “imagem de Deus”, assim como o homem, é igual a ele de todas as maneiras (Gn 1. 27). Pelo ato de criação em si, ela está inseparavelmente ligada ao homem. A unidade da raça está assegurada (Gn 1. 27 – 28); o valor e a dignidade da mulher estão afirmados (Gn 2. 22); o fundamento do casamento cristão está estabelecido de maneira memorável (v. 24).
A mulher não é uma ideia tardia. O homem foi planejado e criado físico, emocional, social e espiritualmente já com a criação da mulher também planejada e assegura. De fato, Deus disse que não era bom que o homem estivesse “SÓ”; ele precisava da mulher (v. 18). Deus formou o homem “do pó da terra”, mas fez a mulher da “costela” do homem (heb. - tsela’, lit. “lado”.
Deus utilizou Adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (heb. - ‘ish) e a mulher (heb.- ‘ishshah). A expressão “osso dos meus ossos e carne da minha carne” ocorre em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de relacionamento sanguíneo.  Apesar do fato de Adão ter dado nome a Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela; na cultura Oriental – e até hoje -, o ato de dar nomes é bastante significativo e, em muitos casos, implica autoridade e responsabilidade. O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na Criação (Gn 2. 19).
§ Gênesis 1. 28: - Frutificai, e Multiplicai-vos”. O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal.
1)           Foram criados para constituírem Lares para a família.
2)         Deus esperava deles que lhe dedicassem todas as coisas da terra e que as administrassem de modo a glorificar a Deus e cumprir o propósito divino (Salmo 8. 6 – 8; Hb 2. 7 – 9).
3)          O futuro da terra passou a depender deles. Quando pecaram, trouxeram ruína, fracasso e sofrimento à Criação de Deus. (Gn 3. 14 – 24).

II. NO VELHO TESTAMENTO – (Gn 1. 26 - 28) - O Pentateuco

Se tivéssemos somente Gênesis 1, seria impossível negar a igualdade das mulheres debaixo de Deus. Homem e mulher foram criados no mesmo ato da criação e dados os mesmos mandamentos, privilégios, e responsabilidades. O resultado do pecado tem sido que os sexos tem achado difícil viver como iguais. Este é um dos temas que Gênesis 2 explora.
No princípio criou Deus todas às coisas, inclusive o homem e a Mulher. - “Homem” (heb. Adam) é, obviamente, uma referência genérica a ambos, Homem e MulherHumanidade. O texto das Escrituras não usa gênero e frequentemente utiliza a forma masculina para referir-se aos dois, homem e mulher, como aqui (Gn 1. 26). Já a palavra “Adão” é o nome usado para o primeiro homem e é um termo genérico que identifica “homem” e “mulher” coletivamente, revelando sua origem (Gn 2. 7,  heb. Adamah, lit. “terra” ou “chão”).
v      Gênesis 1. 27 – “E Criou Deus o homem”. Esta é a terceira vez que o verbo criar é usado em Gênesis 1 (v. 1, 21). Aqui, é usado três vezes. A linguagem usada nos versículos 26 e 28 é prosa; neste, é pura poesia. As doze palavras do original hebraico estão distribuídas em três linhas, e possuem ritmo e cadência poética. O termo que designa o primeiro homem, Adão (heb. Adam), está associado ao termo que designa a terra vermelha (heb. Adama). Aqui, a palavra homem é genérica, designa a humanidade como um todo, incluindo o gênero masculino e o feminino, o que pressupõe os dois sexos [macho e fêmea]. Também vale lembrar que, nos versículos 26 a 28, a mulher não é retratada de maneira inferior ao homem na história da criação.
v     Gênesis 1. 26E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Este é o ápice da criação, o ponto culminante das quais as passagens anteriores nos levam desde o começo. Do ponto de vista das Escrituras, não há nada mais grandioso do que a criação do homem, único ser que Deus fez à Sua Imagem e Semelhança, para refletir a Sua glória.

v     Gênesis 1. 26 – “Façamos o homem”. A sentença é imperativa e enfatiza a majestade daquele que fala. Além disso, o uso do verbo conjugado na primeira pessoa do plural abre caminho para a posterior compreensão da Trindade (Gn 11. 7; Mt 28. 19). Logo, façamos se refere unicamente a Deus, e não aos anjos que estão junto dele, porque o homem foi feito exclusivamente à imagem e semelhança do seu Criador, e não à imagem de outros seres.

Quanto à expressão à nossa imagemO que é a imagem de Deus no homem? A visão tradicional é que a imagem de Deus no homem é a moral, a ética e a habilidade intelectual que foram dadas a este. Deus colocou a humanidade como símbolo vivo dele próprio na terra, para representar o Seu reino e domínio. Isto se encaixa perfeitamente na ordem que se segue: “E domine [o homem] sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a Terra”.
Já a expressão “conforme a nossa semelhança” chama a atenção por tratar-se de uma figura de linguagem. Se Deus é espírito (João 4. 24), não pode haver imagem e semelhança física.


Cont... 

Fonte:  Mulher no Ministério? Tá Brincando? - Pastora. Maria Valda