sexta-feira, novembro 25, 2011

ESPED

ESPED - Encontro de Superintendentes e Professores de EBD

Amados Pastores, para expanção e crescimento  da Escola Bíblica Dominical, e com a informação que tive do término do CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Escola Dominical), ministrado pela CPAD desde 1974, achei por bem juntar-me a outros  grandes conhecedores e professores de Escola Bíblica Dominical, e montar um curso de baixo custo para as Igrejas e que as mesmas tenham grandes ganhos. Tanto material como espiritual.

Encontro de Superintendentes e Professores de Escola Bíblica Dominical - (ESPED), tem as seguintes matérias/professores, para o primeiro encontro:Reflexões sobre a conduta espiritual, disciplinar e pedagógica do professor da Escola Dominical – Professora MARIA VALDAA primazia da Palavra de Deus como elemento essencial na formação do pensamento do educador cristão – Pastor FERNANDO PORTUGAL; e Gestão de Escola Bíblica Dominical – Pastor GUALTER GUEDES. Importante ressaltar que se houver interesse da Igreja que haja continuidade do ensino, temos todas as matérias para serem ministradas até o quinto encontro, podendo assim, a Igreja fazer em cada ano a partir do primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto encontro de professores de EBD. Caso queira conhecer todas as matérias, e escolher a que queira ser aplicada em sua Igreja, pois o Pr. Conhece a necessidade e seu rebanho, entrar em contato conosco que mandaremos todas as matérias até o quinto encontro e poderá escolher a que deseja ser aplicada.

O Curso terá seus dias de ministração, conforme a necessidade da Igreja.
Exemplos:
Pode ser em três dias, sendo: uma matéria ministrada a cada noite tendo o seu começo às 19:00hs. (QUIN, SEX, SAB)
Pode ser feito em um dia, com duas matérias pela manhã e uma a tarde, neste caso poderia ser dado um almoço, caso a Igreja assim queira.
Pode ser feito em dois dias, sendo, uma matéria às 19:00hs na sexta-feira e as outras duas começando às 17:00hs de sábado.
- Podendo ser da maneira que a Igreja assim desejar.

A EBD é de suma importância para o crescimento da Igreja e o aprimoramento de seus professores juntamente com seu superintendente é de grande importância para este crescimento. O investimento feito na Escola Bíblica Dominical é exatamente a essência da palavra “investimento”, pois o retorno é certo, e fazendo corretamente, se torna eficaz.

PROFESSORES E MATÉRIAS DO PRIMEIRO ENCONTRO

Professora MARIA VALDA, com o tema: "REFLEXÕES SOBRE A CONDUTA ESPIRITUAL, DISCIPLINAR E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EBD".


A professora MARIA VALDA, foi membra do Ministério de Cordovil por 33 anos,  e nestes 33 anos foi durante 23 anos professora da Escola Dominical. Exerceu no Ensino as seguintes funções: Professora no IPB (Instituto Bíblico Pentecostal), Professora do IBE, Professora da EMAD (Escola de Missões das Assembléias de Deus - CGADB), e Atualmente é Diretora/Professora no SEBEP (Seminário Bíblico Estudando a Palavra). 


Pr. FERNANDO PORTUGAL, com o tema: "A PRIMAZIA DA PALAVRA DE DEUS COMO ELEMENTO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DO EDUCADOR CRISTÃO".

O Pr. Fernando Portugal, pessoa de grande conhecimento Bíblico, Conferencista, professor de várias matérias em Seminário Teológico, Professor do Estudo de Professores do Ministério de Cordovil etc... Professor dos Seminários:  EPOE (Escola de Preparação de Obreiros Evangélicos-RJ), IBED (Instituto Bíblico Estrêla de Davi) e outros. 



Pr. GUALTER GUEDES, com o tema: "GESTÃO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL".

Pr. Gualter Guedes é Graduado em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil - FACETEN, com Reconhecimento do MEC. Conferencista, foi Professor/Vice-Superintendente de EBD Ministério de Cordovil. Fundador/Professor do Seminário SETEGIMI (Seminário Teológico Gideões Missionários no RS). Diretor Pedagógico/Professor do SEADJA (Seminário Evangélico da Ass. Deus em Jardim América). Diretor/Professor do IBED (Instituto Bíblico Estrêla de Davi - Ministério de Cordovil). 


Pr. GUALTER GUEDES


POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO?





Porque Jesus dobrou o lenço? 

Porque Jesus deixou os lençóis no sepulcro depois de sua ressurreição? Eu nunca havia notado isto... João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra. Bem - cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, “Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram. 

Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou a frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis deixados lá, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado. Isto é importante? Definitivamente. Isto é significante? Sim. Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. 

O lenço dobrado tem que haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: Eu terminei. Eu não sabia a respeito... 

Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa por que... O lenço dobrado queria dizer: “EU VOLTAREI”!”

FELIZ É QUEM SE CONHECE BEM!




Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus, Mt 5.3

Introdução 


As bem-aventuranças são popularmente conhecidas como o “decálogo do novo testamento”. São expressões de alegria do Mestre, confrontando os valores existentes na sociedade estabelecida pelo homem, com os princípios que devem imperar na vida dos cidadãos do reino de Deus. Cada bem-aventurança oferece a nós um conselho prático de vida que será vital no desenvolvimento do nosso caráter cristão.

Pobre de espírito? 

O que será que significa a expressão “pobre de espírito” usada por Jesus? Muitas pessoas confundem este termo com a humildade, mas, o Mestre tinha uma visão muito particular sobre este tema. A expressão “espírito” significa “homem interior” nas diversas vezes que é usada no NT (cf. Tg 4.8; 1 Pe 3.4; Gl 6.1). Quando Jesus expressa a pobreza de espírito, significa uma condição em que o homem procura viver e ser exatamente o que é, nem mais, nem menos. Esta bem-aventurança é, portanto, um convite à transparência espiritual e pessoal.

O perigo da soberba e da falsa humildade

O homem pode incorrer em dois erros com seu espírito. O primeiro e o mais perigoso é a altivez, isto é, a pessoa entregar-se a uma condição de se sentir superior as outras (1 Tm 6.17). O ser humano, de fato, pode superar uma ou outra pessoa em alguma área da vida, porém, não em todas. Deste modo, com essa consciência não nos aprisionaremos no pecado da altivez.

Há também outra doença espiritual muito cultuada, principalmente nos meios cristãos. É a falsa humildade. A pessoa sabe que tem recebido de Deus um ministério específico ou uma missão em Cristo e, quando questionada sobre ela, ao invés de reconhecer a dádiva divina com temor e render glórias a Jesus, assume uma postura de “ah, quem, eu, que é isso, eu não” e coisas do tipo. Esse sentimento, além de não glorificar ao Senhor, não é espiritual, pois pode conduzir a pessoa a incorrer na hipocrisia. Evite isso!

Seja você mesmo

Em tudo na vida, seja você mesmo! Aprenda a observar seus valores e o seu potencial. Já os descobriu? Agora, renda a Cristo toda a glória possível por ter Ele lhe presenteado com essas dádivas. Ao mesmo tempo, identifique as áreas de sua vida que ainda são falhas e deficitárias. Renda louvor ao Senhor por elas também, reconhecendo que, pela graça, o Pai Celestial te aceita incondicionalmente.

Isso é ser pobre de espírito! É reconhecer quem somos de fato! É não precisar vender uma imagem para os outros, mas deixar que eles próprios descubram quem nós somos em Deus e quem é o Senhor em nós. É entender que as pessoas precisam de nosso apoio para várias coisas, mas nós, igualmente, precisamos delas para tantas outras. Pessoas assim sabem que precisam da misericórdia de Deus e, por isso, a cada uma delas o Senhor tem prometido o Seu reino, para todo sempre!

Enquanto você não decidir ser você mesmo, Deus jamais poderá o tornar a pessoa que Ele quer que você seja! 

Quem é você mesmo?