quarta-feira, junho 08, 2016

O QUE É SER PASTOR?









Por Pr. Silas Figueira

Ser pastor em primeiro lugar é ser humano. Alguém que vive os mesmos dilemas que qualquer membro da comunidade cristã vivencia. É viver a vida com graça, e manifesta a graça do Senhor, mesmo quando as circunstâncias são adversas.

Ser pastor é ter a consciência de que foi escolhido por Deus, para fazer parte do grupo que exerce o mais excelente ministério (1Tm 3.1). É fazer parte do grupo que desiste dos seus sonhos profissionais e de sua carreira para sonhar os sonhos que o Senhor tem traçado para sua própria vida.

Ser pastor é doar-se aos demais. É ser uma pessoa aberta e sempre acessível aos seus irmãos e também ao seu próximo. Isto implica muitas vezes ter que abdicar de horas de sono. É necessário em muitos casos, vencer o seu cansaço para poder ajudar alguém ou até mesmo ter uma palavra amiga para uma pessoa aflita ou alguém que está em sofrimento.

Ser pastor é ser mensageiro de Deus. Anunciador das boas novas. É ser uma voz que clama com ousadia. Muitas vezes, a mensagem será dura, outras promoverá conforto e consolo. Muitos compreenderão os seus pecados e render-se-ão aos pés do Salvador. Ser pastor é ser voz e nada, além disto.

Ser pastor é ser guia. O pastor segue o caminho antes dos demais. Orienta os seus irmãos e mostra-lhes qual o caminho que deve ser seguido. Isto significa que, enquanto todos estão em segurança, muitas vezes o pastor está a percorrer o pântano tenebroso para poder conduzir o rebanho ao qual serve em segurança (Sl 23.4). Ele não abandona os seus, está presente na hora da angústia a guiá-los em segurança.

Ser pastor é chorar em silêncio. É sofrer sozinho. É ser alguém que tira forças de onde muitas vezes parece que já não existe nenhuma para poder fortalecer os que em sofrimento lhe procuram. É ser consolado pelo consolo e conforto que vê que promoveu na vida dos seus irmãos. É alegrar-se na vitória daqueles que ele tanto ama.

Ser pastor é fundamental e acima de tudo, é ser um cristão salvo pela graça do Senhor Jesus. É alguém que compreendeu que sua vida não faz sentido sem a comunhão e intimidade com o Senhor e o seu povo.1

Podemos dizer com isso que o pastor não é um voluntário, mas uma pessoa chamada por Deus. Sua motivação não está em vantagens humanas, mas em cumprir o propósito divino. O ministério não é um palco de sucesso, mas uma arena da morte. O ministério não é um camarim onde colocamos máscaras e assumimos um papel diferente daquele que, na realidade, somos, mas é um campo de trabalho cuja essência é a integridade. Abraçar o ideal do ministério é abrir mão de outros ideais.2 O ministério é árduo, espinhoso, difícil. Só mesmo os chamados resistem. Dois vocábulos são usados por Paulo em 1 Coríntios 4.1, Uperetes (ministro) e oikonomos (despenseiro, mordomo) significando remador e administrador respectivamente. Todos os dois no sentido de serviço laborioso, organizado e sistemático.

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1Co 4.1).

A palavra “ministro” na língua portuguesa representa o primeiro escalão do governo. No entanto, se olharmos a palavra “ministro” no campo religioso, estaremos falando de alguém que exerce a função de líder religioso na igreja local. Todavia, a palavra usada pelo apóstolo Paulo para definir o ministro nos dá uma ideia totalmente contrária. A palavra grega usada é Uperetes, que significa um remador de galés. Essa palavra era utilizada para a classe mais simples de escravos. A palavra Uperetes só aparece aqui em todo o Novo Testamento. Nos grandes navios romanos existiam as galés, que eram porões onde trabalhavam os escravos sentenciados à morte e eles prestavam um último serviço antes de morrer. Eles tinham seus pés amarrados com grassas correntes e trabalhavam à exaustão sob o flagelo dos chicotes até à morte. Paulo está dizendo para não colocarmos os holofotes sobre um homem, porque importa que os homens nos considerem uperete e não como capitães do navio. O ministro da igreja é um escravo já sentenciado à morte, que deve obedecer às ordens do Capitão do navio, o Senhor Jesus.3 

Paulo utiliza agora uma nova figura. Ele diz que o pastor é um despenseiro ou mordomo. A palavra grega utilizada por Paulo é oikonomos, de onde vem a palavra mordomo. O ministro é um despenseiro, aquele que toma conta da casa do seu senhor. Em relação ao dono da casa, o mordomo era um escravo, mas em relação aos outros serviçais, ele era o superintendente. O mordomo era a pessoa que cuidava da despensa, da dieta, da alimentação de toda a família. Ele era um escravo de confiança da casa. O que isso nos sugere?

a). Não é competência de o mordomo prover o alimento para a família; essa era uma responsabilidade do dono da casa. O ministro do evangelho não tem de prover o alimento, porque esse já foi provido. Esse alimento é a Palavra de Deus. Reter a Palavra ao povo é um pecado. 

b). Não era função do mordomo buscar outra provisão ou qualquer alimento que não fosse pelo senhor. A Palavra de Deus deve ser ensinada de formas variadas. Paulo diz para ensinarmos todo conselho de Deus (At 20.27). Nos dias atuais nenhum homem ou mulher recebe mensagens novas de Deus. Tudo o que Deus tem para nós já está nas Escrituras. A pregação de hoje não é revelável, mas expositiva.

c) A função do mordomo era servir as mesas com integridade. O ministro não é um filósofo que cria a sua própria filosofia. Não é assim o despenseiro. Ele não cria uma doutrina, uma teologia ou uma ideia a fim de aplicá-la e ensiná-la. Cabe a ele transmitir o que recebeu. E Paulo sempre usa essa expressão: “[Eu] vos entreguei o que também recebi” (1Co 11.23; 15.3).4

Os ministros deverão ter chamada específica e caracterizar-se por fidelidade, piedade, responsabilidade, integridade e ter familiaridade com a palavra de Deus. Hoje em dia, é muito fácil encontrarmos obreiros administradores, construtores e sistemáticos dentro de padrões humanos. Porém a obra carece de obreiros que distribuam o alimento, que é a Palavra, diretamente de Deus aos corações, e isto será feito a partir da utilização de dons que destacam o lado espiritual da obra de Deus, em contraste com as obras meramente humanas como construções, aquisições e conceitos baseados na lógica e ciência puramente humana.

O verdadeiro obreiro também será aquele que sabe conviver com responsabilidade de seu chamado e as críticas que advirão desta chamada. Somos vitrine, expostos a juízos: de Deus, da Igreja, de nós mesmos e da sociedade como um todo.

Façamos das palavras de Paulo a Timóteo nosso lema: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15).


O obreiro como ministro de Cristo, deverá acima de tudo ter a habilidade de abrir portas, caminhos (construir pontes), unir distâncias, pessoas e vidas. Em suma, não haverá portas fechadas aos servos de Deus, no que depender do seu testemunho.




Pastora, Maria Valda


Fonte: http://www.eismeaqui.com.br/estudos-biblicos/5372-o-que-e-ser-pastor

O ANJO DO SENHOR





O ANJO DO SENHOR




Quem é este “Anjo Misterioso”, chamado “Anjo do Senhor


Olha eu aí!


1)         Uma teofania, ou seja, um auto manifestação de Deus. Ele fala como Deus, identifica-se como Deus e reivindica para si o exercício das prerrogativas de Deus.

Referências:  Gn 16. 7 -14; 21. 17 -21; 22. 11- 18; 31. 11- 13; Êx 3. 2; Jz 2. 1- 4; 5. 23; 6. 11 – 14; 13. 3 – 22; II Sm 24. 16; Zc 1. 12; 3. 1; 12. 8).

Uma vez que o “Anjo do Senhor” deixa de aparecer depois da encarnação, refere-se frequentemente que o Anjo do Senhor, no A.T., é que uma aparição pré-encarnada da Segunda pessoa da Trindade (Bíblia Anotada).

2)         Êxodo 3.2 – O “Anjo do Senhor” era o próprio Senhor (v. 4 -6); (Bíblia Anotada e Bíblia Pentecostal).

3)         Juízes 2. 1 – 4 – O Próprio Senhor.

4)         Gênesis 16.7 – O “Anjo do Senhor” à medida que esta narrativa prossegue, torna-se claro que o “Anjo do Senhor” é o próprio Deus falando com Agar. (v. 13, 18. 1- 22).

5)         Gênesis 18. 2 – “Três varões”. Um dos três homens era, sem dúvida, uma manifestação de Deus em forma humana, e os outros dois eram anjos que apareceram como homens. É possível que Abraão não tenha reconhecido, logo de início, que os visitantes eram Deus e dois anjos. (Bíblia Pentecostal).

6)         Gênesis 18, 22 – Os dois anjos foram a Sodoma, e um ficou com Abraão; e a Bíblia afirma que “Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor”.

7)         Gênesis 32. 24 – “E lutou com ele um varão” – o “varão” que lutou com Jacó era provavelmente o “Anjo do Senhor” (cf. 16. 7; 21. 17; 22.11; 31.11; Oséias 12. 4). O qual é frequentemente identificado com o próprio Deus. E Jacó lutou com o próprio Deus desesperadamente para obter a benção prometida, E Deus o deixou prevalecer. (v. 28).

Nota 1: Para se distinguir se é o “Anjo do Senhor” ou “um anjo”, basta ver o contexto. Se repetir o “Anjo do Senhor” ou o “Senhor”, é porque se trata do “Anjo do Senhor”, isto é, Deus pré-encarnado. Se aparecer no contexto somente a palavra “anjo”, não se trata mais do Anjo do Senhor, mas de “um Anjo”.

Nota 2:  - Em Atos 8. 26 – 39.

(Vers.26), “E o anjo do Senhor...”

(V. 29), diz, “disse o Espírito

(V. 39) – repete, “O Espírito do Senhor arrebatou a Filipe

Observação: Não repete a palavra “Anjo”.

Qual a conclusão? – Aqui é “um anjo” ou “o Anjo do Senhor” ou “o Senhor”?

Em João 1. 14, “O Verbo se fez carne e habitou entre nós...”

No Novo Testamento o Senhor não precisa aparecer pré-encarnado, porque Ele ficou encarnado junto aos homens; e quando subiu, continua habitando em nós através do Seu Espírito Vivo (Jo 14. 23; Mt 28. 20). Jesus não precisa mais aparecer pré-encarnado, Ele está em nós.

Nota 3:  - Por que o Senhor aparecia aos homens falando como um anjo?

Por que o Senhor aparecia em forma humana e como anjo?

A resposta é simples: -

No princípio da Criação, Deus falava face a face com o homem; o homem pecou, acabou a conversa cara a cara (Gn 3. 8 0 10).
Por um longo tempo Deus ficou sem o homem para conversar; Deus sempre quis um bom relacionamento com o homem.

§    Veio Enoque, Gênesis 5. 14;

§    Veio Noé, Gênesis 7. 8; 9;

§    Veio Abraão que se tornou amigo íntimo de Deus, três vezes a Bíblia registra isto (II Cr 20. 7; Is 41. 8; Tg 2. 23) e com ele falava horas à fio (Gênesis 18).

§    Veio Moisés (Êxodo 33.11).


Depois de Moisés não houve mais ninguém que Deus pudesse conversar e chamar de “Amigo”.

Mas Deus se encarnou e habitou entre nós...

E fez o que tanto gostaria de fazer desde o princípio; ter comunhão com o homem.  Falar cara a cara, e dentre os discípulos, Ele tinha um amigo – João (João 1. 14).

Ele fala conosco quanto e quando quiser. (Jo 14. 17, 23).


Observação Esse estudo Jesus me deu, quando precisava dar uma aula sobre o “Anjo do Senhor”. O Senhor me ensinou até fazer a distinção, passei a noite toda acordada, lendo a Bíblia para Jesus, me explicar... E Ele explicou, nunca mais esqueci! Glória a Ele.

Levei uma surra do diretor Pedagógico da Escola Dominical, e foi lido diante de 300 professores, no estudo dos professores, I Coríntios 8.2, " E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber" e o couro cantou, não na casa de Noka, mas no couro da Maria Valda, mas apanhei  igualburro veio!!!

No outro dia, o couro ainda estava doendo, levei outra surra na igreja, agora do Pastor, com a igreja cheia... e todos sabia que era comigo, e o diretor Pedagógico com a Bíblia aberta em pé ao lado do Púlpito, talvez esperando,  que o Pastor, mandasse ele continuar batendo; ainda bem, que ele não chamou!!! louvei a Deus! - No discurso, para ensinar o que era "Certo", foi dito: Nem os grandes mestres se atreve dizer que o Anjo do Senhor, é o SENHOR  PRÉ- ENCARNADO!!


Um ano depois, sairam algumas Bíblias explicando que este Anjo Misterioso, era o Senhor Pré-Encarnado;  tal qual o Senhor havia me dito, naquela noite; é claro, que um grupo de irmãos, me apoiaram, e disseram, a irmã teve uma revelação de Deus, senti que era verdade o que a irmã ensinou, e me consolaram... 

Mas eu sabia que estava certíssima, porque foi Deus que me ensinou tudo aquilo, depois de uma noite inteira procurando a resposta, e falando com o Senhor, e lendo a Bíblia para Ele....


Hoje, quando estes me ver, ficam tudo com a cara mexendo, como dizia meu pai, kkkkkkkkkkk e eu falo como o Pr. Waldyr Neves, fico só olhando para o pé deles.... Se eu não fosse firme no Senhor, eu teria me desviado naquele dia... Mas Jesus é muito bom...

Duas noites antes do sábado, o Senhor me deu uma revelação em sonho, que não entendi de imediato, só depois do ocorrido.

O Senhor me mostrou, que eu estava como que descansando numa cama, e chegava um ser, que parecia um anjo... a roupa era até o pé, cor de cinza, (para não dizer encardida), eu sabia que era um homem; ele pegava as minhas duas mãos e segurava com muita força, normalmente, porque ele tinha força; e segurando minhas duas mãos levava até a minha boca, e segurava com força, eu não conseguia me soltar e nem abrir a boca. 

E eu pensava comigo mesma, mas anjo faz isto, quer me matar?? – Então ouvi uma voz dizendo para mim, ele não é meu anjo, é um anjo do Diabo; então comecei a clamar o sangue de Jesus, e foi assim que acordei, apavorada, e eu acordei, sem entender nada... somente três dias depois eu entendi.

Jesus é bom!

Por isso, todas as vezes, que leio, algum versículo falando do Anjo do Senhor, me recordo disso! - isto tem mais ou menos 18 anos que aconteceu, não estou me desabafando, mas me alegrando no Senhor, porque amo Sua Palavra mais que tudo, e foi Ele que  revelou este mistério escondido! - Não existia uma Bíblia só, nem livros que explicasse isto, lembro-me que fui a algumas livrarias para comprar livros que falasse do assunto, mas não existia!

Vivo para a falar e explicar e viver acima de tudo, a Palavra do Senhor; se estou viva e ainda de pé, graças a Palavra do Senhor..

Confio nela!
Vivo Ela!
Como todos os dias porção dela!
Não vivo doente, e sei que é por causa dela, que é o meu alimento e remédio! Glória a Jesus...

Herdei este amor a Palavra do meu pai, que já estar com o Senhor.
Ele não deixou nada para mim, materialmente... Mas isto, eu herdei dele!

Hoje vivo e me sustento pela Palavra de Deus.

                           
                                                Maria Valda
                                       Serva do Senhor Jesus Cristo



AMO O SENHOR E AMO A SUA PALAVRA