sexta-feira, março 11, 2011

Mott Sobre Ataques a Gays: Igrejas Têm Mãos Sujas de Sangue


                                                                                               Ana Cláudia Barros
O espancamento de homossexuais por jovens de classe média alta na Avenida Paulista e a tentativa de homicídio contra um rapaz de 19 anos após a Parada Gay na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, ambos ocorridos no último fim de semana, são, na opinião do antropólogo e historiador Luiz Mott, resultado da intolerância, reforçada por um discurso fundamentalista religioso.
"A maior visibilidade e a conquista de espaços públicos por parte de homossexuais provocam a ira dos mais intolerantes, que estavam acostumados a um complô do silêncio", afirma, completando:
- As igrejas cristãs, em geral, têm as mãos sujas de sangue, pela intolerância que divulgam nos púlpitos e nas televisões. Elas fornecem munição ideológica para aqueles que têm ódio de homossexuais, fazendo com que esse ódio aumente. Vai chegar uma época em que o papa e essas igrejas vão pedir desculpas de joelhos aos homossexuais, como a igreja já pediu desculpas aos judeus, negros e índios.
Para Mott, que é fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), o País trata a questão da homossexualidade de forma contraditória:
- O Brasil tem um lado cor de rosa, que é representado pelas paradas gays, tem mais de 200 paradas e a maior parada gay do mundo; tem a maior associação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) da América Latina; tem o Programa Brasil Sem Homofobia, ou seja, conquistou muitos avanços, mas tem um lado vermelho sangue. O Brasil é o país líder em assassinatos de homossexuais. Não é o país mais homofóbico do mundo, porque não temos leis, como no Egito ou no Iraque, onde os homossexuais podem ser executados, mas, a cada dois dias, um gay, uma travesti ou, em número muito menor, uma lésbica é vítima de crimes de ódio. São crimes praticados com requintes de crueldade.
Confira a entrevista.
Terra Magazine - No Último Fim de Semana, Houve Episódios de Violência Contra Homossexuais, Tanto no Rio de Janeiro Quanto em São Paulo...


Luiz Mott - E acrescente três travestis assassinadas no Paraná, também no último fim de semana. A bruxa está solta. A maior visibilidade e a conquista de espaços públicos por parte de homossexuais provocam a ira dos mais intolerantes, que estavam acostumados a um complô do silêncio. Os próprios homossexuais não se expunham para evitar situações de risco. Há anos, na Bahia, quando passavam um gay e os machistas percebiam, eles gritavam: 'Tchibum'. Como dizendo: 'Ali passa o veado, vamos caçar o veado'. Era uma forma de desmascarar.



Hoje, as pessoas partem para a agressão física, como aconteceu (em 2000) com o Edson Neri, na Praça da República (São Paulo), que foi o caso mais emblemático. Ele foi trucidado por um bando de carecas neonazistas. Acho que essa visibilidade incomoda. Há também a intolerância religiosa, que continua pregando como nunca, a ponto do (pastor Silas) Malafaia colocar cartazes na rua, dizendo que Deus criou o homem e a mulher, ou seja, a homossexualidade é uma aberração, um pecado. Tem essas duas coisas, a visibilidade que provoca a intolerância, que é reforçada por um discurso fundamentalista. 



O Brasil tem um lado cor de rosa, que é representado pelas paradas gays, tem mais de 200 paradas e a maior parada gay do mundo; tem a maior associação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) da América Latina; tem o Programa Brasil Sem Homofobia, ou seja, conquistou muitos avanços, mas tem um lado vermelho sangue. O Brasil é o país líder em assassinatos de homossexuais. Não é o país mais homofóbico do mundo, porque não temos leis, como no Egito ou no Iraque, onde os homossexuais podem ser executados, mas, a cada dois dias, um gay, uma travesti ou, em número muito menor, uma lésbica é vítima de crimes de ódio. São crimes praticados com requintes de crueldade.


A Principal Justificativa Desses Assassinatos é o Preconceito, a Aversão aos Homossexuais?


Sim. São crimes em que a vulnerabilidade da vítima é fator fundamental. O assassino parte do pressuposto ou que o gay é frágil, efeminado, não vai reagir, é presa fácil ou que ele não vai ter o apoio dos vizinhos, do zelador do prédio, porque os gays são pessoas, muitas vezes, odiadas. Há casos em que o gay gritou pedindo socorro e a vizinha não foi porque teve medo ou porque não tinha nenhuma solidariedade. 
Há ainda outro fator, que chamamos de homofobia cultural. Por que a travesti está fazendo pista (se prostituindo) e, muitas vezes, está envolvida no crack? Porque ela foi jogada, foi expulsa para a margem da sociedade. Então, mesmo nos crimes em que há envolvimento com droga ou nos casos de latrocínio praticado por rapazes de programa, que transam com o gay e depois matam e roubam a vítima, a homofobia cultural está presente. Partiu-se do princípio de que veado tem mais é que morrer.


Você Apontou os Paradoxos Que Há no Brasil (A Cor de Rosa e o Vermelho Sangue). Há Uma Falsa Tolerância? 


Na verdade, há essa contradição. Os estrangeiros costumam dizer que, na América Latina, não há lugar mais fácil para paquerar, transar com homens gays, bissexuais do que no Brasil. Ao mesmo tempo, é um País que tem esse componente de agressividade letal. Em 2009, foram 198 assassinatos documentados. Em 2010, até ontem, eram 175 assassinatos. A tendência é que feche o ano ou no mesmo número ou em número maior. A média (sobre vítimas) geralmente é de 70% de gays, 27% de travestis e 3% de lésbicas.


Como Essa Contradição Pode ser Explicada?


Considero que o machismo brasileiro e o latino-americano tem raiz histórica no escravismo. Os brancos machos, donos do poder, eram menos de 20% da população. Então, para manter os outros 80% da população submissos, explorados, o macho latino-americano tinha que ser super violento e viril. Qualquer efeminação, medo podiam representar uma possibilidade de os oprimidos tomarem conta. Então, acho que essa violência contra homossexual é uma forma de afirmação da masculinidade. A homofobia e os crimes de morte têm a ver com uma afirmação do machismo, da virilidade e com a ideia de, sobretudo quando o gay é assassinado por rapaz de programa, uma questão de classe.
Há pesquisas que mostram que as pessoas de classes sociais mais baixas são mais homofóbicas, mais intolerantes, mais conservadoras.


Mas o Ataque, Por Exemplo, Aos Jovens Gays na Avenida Paulista Foi Promovido Por Estudantes de Classe Média Alta.


Primeiro, tem que ver se é mesmo classe média alta ou simplesmente de classe média. A homofobia está presente em todas as classes sociais, inclusive na classe alta, embora seja predominante nos extratos mais baixos.


A Universidade Mackenzie Publicou Em Seu Site Um Manifesto Contra a Lei Que Criminaliza a Homofobia. O Que Você Achou da Iniciativa?


Desde o tempo em que eu era estudante da Faculdade Maria Antônia (USP), em frente ao Mackenzie, havia guerras campais. A Maria Antônia era reduto dos comunistas. Eles (Mackenzie) sempre foram reacionários, extremamente conservadores. Eu me admiro porque a intolerância tem sido maior nas igrejas pentecostais, que não são as igrejas protestantes históricas. E eles são presbiterianos, que é uma igreja histórica que, nos Estados Unidos, tem um posicionamento muito mais favorável. Há pastores gays assumidos no presbiterianismo, inclusive no Brasil. Foi muito chocante uma igreja mais aberta, como a presbiteriana, e pelo fato de ser em uma universidade, um lugar onde se deve ensinar a ciência, e não o criacionismo. É uma inversão. A universidade virou um púlpito, mais intolerante do que as próprias igrejas pentecostais, Universal, Assembleia de Deus, que têm como líderes Malafaia, (Marcelo) Crivella e Magno Malta, que são nossos maiores inimigos.


Para Você, Um Posicionamento Mais Radical em Relação à Homossexualidade Colabora Para a Ocorrência de Crimes Contra Homossexuais?


Com certeza. As igrejas cristãs, em geral, têm as mãos sujas de sangue, pela intolerância que divulgam nos púlpitos e nas televisões. Elas fornecem munição ideológica para aqueles que têm ódio de homossexuais, fazendo com que esse ódio aumente. Vai chegar uma época em que o papa e essas igrejas vão pedir desculpas de joelhos aos homossexuais, como a igreja já pediu desculpas aos judeus, negros e índios. 
Particularmente, esse papa Bento XVI se distinguiu, desde quando era assessor de João Paulo II, como sendo o mais intolerante dos papas dos últimos séculos. Ele disse: 'O homossexualismo (usando o termo patológico) é intrinsecamente mau'. Então, a partir daí é que as igrejas protestantes, inclusive muçulmanos, impediram que na Organização das Nações Unidas seja incluída a orientação sexual como direito humano fundamental.




Há Muita Resistência Para Aprovação do PLC (Projeto de Lei da Câmara) 122. Você Acredita Que a Lei que Criminaliza a Homofobia Vai Ser Aprovada? Qual Sua Expectativa?


Faltou vontade política ao Lula. Ele poderia ter pressionado a bancada aliada para que votasse. Há mais de uma dezena de leis no Congresso Nacional dentro da agenda LGBT e nenhuma foi aprovada. Como a Dilma vai ter maioria nas duas Casas, vamos pressionar ao máximo para que ela mobilize seus aliados. 



A senadora eleita Marta Suplicy disse textualmente que a situação dos homossexuais no Brasil piorou. O número de assassinatos aumentou, nenhuma lei foi aprovada e nossos vizinhos conquistaram mais direitos, como a Argentina, que tem o casamento gay. Até o Chile e o Uruguai tiveram legislações contra a homofobia aprovadas, de modo que, infelizmente, na última década, eu digo: Se ficar, a AIDS pega, se correr o homófobo mata. Para os homens heterossexuais, a AIDS representa 0,8% de infecção. Entre os gays é de 11%. Infelizmente, a esperança de vida para os homossexuais nos últimos anos piorou, diminuiu. É preciso políticas efetivas. Não há nenhum governo que tenha feito tanta mobilização, programas, conferências, coordenadorias, mas nada sai do papel.


Você Acha Que se o PLC 122 Fosse Aprovado Inibiria de Fato a Violência Contra Homossexuais ou Seria Uma Lei Inócua? 


Há mais de 20 anos que o Grupo Gay da Bahia pleiteia a equiparação da homofobia ao racismo. Bastava para nós que os mesmos insultos, agressões, discriminações que são categorizados, no caso do racismo, como crime inafiançável, que fossem na mesma extensão para os delitos em relação à orientação sexual. Porém, esse projeto de lei, da Iara Bernardi (PT), que é a autora original do projeto, foi muito detalhado. Inclusive, como aconteceu com a lei de Juiz de Fora (Lei Municipal nº 9791, conhecida por 'Lei rosa'), permitindo afeto em público por homossexuais... 



Não tinha necessidade de colocar isso no PLC 122, porque o que não é proibido é permitido. É isso que tem atraído à ira dos evangélicos. Eles acham que os gays vão se beijar e transar dentro da igreja. Acho que o projeto de lei é importante porque tipifica os delitos de homofobia e, sendo aprovado, vai inibir a prática da homofobia no dia-a-dia, mas não tem nada sobre a violência letal. Falta no projeto uma explicitação sobre isso. 



A aprovação é fundamental, sobretudo, para marcar a presença de 10% da população brasileira constituída por LGBTs, que vão ter o mínimo de proteção legal. Na Constituição de 1988, não incluiu a proibição de discriminar por orientação sexual e isso permite que juízes, delegados, policiais digam que discriminar gay não é crime. Em outros países há leis severas contra a homofobia.



O MOVIMENTO “GOSPEL” E SUA MÚSICA





Mestre Antônio Gilberto
     
O chamado Movimento Gospel não deve ser chamado por este nome, pelos evangélicos, pois não se trata de um movimento religioso no sentido exato da palavra; eles é que se chamam a si mesmo de Movimento Gospel.

 O uso por eles, do termo “Gospel” é uma profanação e uma zombaria, quando considerado em relação ao puro evangelho. “Gospel” é um termo inglês que significa boas-novas, em alusão às boas-novas do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

O grupo “Gospel” é um remanescente dos grupos sincreto-religiosos, alheios às igrejas evangélicas ortodoxas, surgidos na América do Norte e na Inglaterra, nos anos 60 e parte de 70, como os Beattles, os Beatniks, Jesus, People, e outros semelhantes.

Os integrantes do grupo “Gospel” não se filiam a nenhuma igreja evangélica ortodoxa (como a Assembléia de Deus), para não se submeterem à doutrina bíblica, nem aos critérios de conduta e costumes cristãos dessas igrejas, entretanto, buscam seu apoio para poderem atuar e sobreviver.

A maioria deles e delas nunca tiveram uma experiência real de salvação, isto é, o novo nascimento espiritual, que experimenta todo aquele que biblicamente aceita a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Outros são desviados ou excluídos de igrejas evangélicas; ressentidos e descontentes, etc.

A maioria parte deles são jovens, e, portanto, muitos são estudantes. Daí, a facilidade para aceitarem princípios filosóficos maléficos, como:

§    O erro do condutivismo (mais conhecido por behaviorismo).
§    O erro do humanismo (que é o inverso do teísmo).
§    O do hedonismo (também conhecido por ludismo).
§     
Esses erros conceptuais malignos, eles os introduzem principalmente entre a mocidade, nas igrejas que eles freqüentam sem compromisso.

O grupo “Gospel” é religiosamente sincretista.

a)             No Brasil eles surgiram entre as chamadas igrejas novas, ou carismáticas; igrejas essas que não se preocupam com o estudo sistemático da doutrina bíblica, o que enseja entre eles o surgimento do modernismo teológico, do liberalismo religiosos em geral, e da aceitação tácita de forma de comportamento antibíblico e anticristão.

b)             No Brasil, foi o grupo “Gospel” que deu início às chamadas “bandas”, inspiradas em modelos tipicamente mundanos, e que não são bandas musicais no sentido exato, e sim um reduzido número de instrumentos, tocando, cantando e gravando músicas, usando certas palavras do vocabulário evangélico, mas com ritmo e andamento nitidamente mundano, e com letras sem mensagem bíblica e sem unção do Espírito. A maior parte do seu repertório reflete os princípios da Nova Era. Esses cânticos e músicas são copiados ou semelhantes aos da Voz da Verdade (que na realidade são desviados da Verdade).

Uma pequena parte do repertório do grupo “Gospel” consiste de hinos da Harpa Cristã e outros hinos nossos, para mais facilmente confundirem os que não os conhecem.

c)             Quando (em casos raros) o ritmo dessas bandas parece solene e cristão, a letra é de péssima qualidade e também deturpada em relação à Bíblia.  Essa deturpação é parcial e sutil na letra, de modo que ela passa despercebida por muito tempo, por descuido da igreja.

d)     Pelo fato do grupo “Gospel” apresentar-se em cultos e ambientes evangélicos como templos e auditórios de cruzadas evangelísticas, o nosso povo fica pensando que sua música é de fato louvor e adoração ao Senhor, quando não é.

Uma dessas bandas que se tornou muito conhecida foi a de Belém, capital do Pará (não na Assembléia de Deus). Essa banda se desfez depois de causar muito estrago nas igrejas evangélicas de boa parte do País. Aqui no Sul, essas tais bandas também vêm causando sérios distúrbios nas igrejas onde elas se instalam.

O grupo “Gospel” nem sempre exibe este título. Algumas outras expressões dele são A Arca, O Rebanhão, O Louvorzão, Um Só Rebanho, Todos Somos Um, Cade-Barnéia, Voz da Verdade, etc.

Uma motivação para o surgimento do grupo “Gospel” foi a seita falsa e herética conhecida por “Meninos de Deus”, a qual usa esse título para mais facilmente iludir os adolescentes e jovens incautos.

 O grupo “Gospel” não tem em seu meio, casal de verdade. A maioria é constituída de solteiros, e “casais” vivendo juntos sem compromisso de casamento; enfim, na promiscuidade sexual. Outros se declaram “namorados”, porém, eles e elas vivem juntos, fora de casa e sem endereço certo.

Outros são homens e mulheres, antes casados, mas agora separados, divorciados, descasados, e sem compromissos coma moral bíblica, com a igreja, e de reprovável testemunho, perturbando as igrejas e suas famílias.

A música que eles tocam,cantam, gravam e vendem, é na sua totalidade apenas mercantilismo, profissionalismo, show, barulheira oca, vazia, sem vida espiritual, sem unção divina, sem poder divino, sem mensagem bíblica, e que leva principalmente os jovens à excitação carnal.

a)             ritmo deles é mundano, de jazz, bolero, tango, caribenho, rock, lambada, prevalecendo quase o gênero “bossa nova”, e “ano zero”, o que significa música da Nova Era, um ramo do espiritismo.

b)            A letra, como já dissemos, é de péssima qualidade, além de sincretista quanto à religião evangélica.

Os componentes do grupo “Gospel”, inclusive músicos e cantores, tanto se apresentam em igrejas e outros ambientes evangélicos, como em ambientes ímpios e pecaminosos, com a desculpa de que assim fazendo, estão falando de Cristo.

Outros pormenores do grupo “Gospel” são: traje anticristão e irreverente. Não oram no sentido bíblico. Não estudam a Bíblia. Não freqüentam a Escola Dominical, nem culto de doutrina. Não se identificam claramente como crentes, quando solicitados.

O Cristianismo que o povo “Gospel” diz professar não é o bíblico, que Jesus e seus discípulos ensinaram e viveram.

Recomendação preventiva às igrejas e seus pastores, sobre o movimento “Gospel” e sua música.

a)             Se esse movimento, com suas atividades, inclusive sua música, já está atuando na sua igreja, estas recomendações pouco vão adiantar, a menos que o pastor use da sua autoridade pastoral e neutralize essas atividades.  Ele terá que, sem demora, adotar medidas corretivas drásticas para erradicar o mal.

b)             Os responsáveis pela música e canto na sua igreja, bem como o obreiro do ministério que supervisiona esta área, têm o dever de filtrar os repertórios musicais existentes, bem como os novos, que estão em fase de adoção.

c)             Esses irmãos e irmãs responsáveis pela área de música deverão usar critérios rígidos de seleção de números para repertório novo, para coral, cantores, conjuntos, orquestra, crianças, etc. Pegar qualquer coisa e ensaiar é correr o risco de adotar na igreja música de Baal.

d)             Componentes de coral, banda, conjuntos, etc.:
§          Critérios de admissão de novos componentes;
§          Critérios de permanência de componentes no respectivo órgão da igreja.

e)      Não permitir a adoção de nomes e títulos antibíblicos para órgãos musicais da igreja.

f)       Durante o culto, os dirigentes manterem a ordem e a decência nas suas áreas de localização dentro do templo.

g)      Realizar estudos bíblicos regularmente sobre o louvor e a adoração ao Senhor, para os componentes dos órgãos musicais da igreja.

h)      Nos casos em que houver acompanhamento ou playback, primar pelo comedimento,sobriedade, bom-gosto e educação musical, equilíbrio e volume ideal no acompanhamento, de modo que se ouça distintamente as vozes dos que cantam.

A Palavra de Deus nos ensina a louvar e adorar a Deus “bem”, o “com inteligência” (Salmo 33. 3;  47.7).

A quase totalidade dos playbacks usados nas igrejas é produzidos por não crentes, e por eles lançado no mercado. Todo crente deve saber que o mundo jamais fará qualquer coisa para agradar a Deus, uma vez que ele (o mundo) “está posto no Maligno” (I João 5. 19).

i)       Cada igreja local deve fazer constar do seu Regimento Interno normas detalhadas sobre o desempenho dos órgãos musicais da igreja. A Bíblia nos adverte: “Nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1). Esses dias espiritualmente difíceis atingiram também o setor da música na igreja.


Apostila Elaborada pelo Pr. Antônio Gilberto.

Apostila preparada pelo Pr. A. Gilberto, a pedido do Pr. Pres. Francisco José da Silva, da Igreja de Cordovil – RJ.


                                                                                 

                                                                            

Ranking de Perseguição Mostra Que dos 10 Lugares Mais Perigosos Para Um Cristão Viver, 8 São Islâmicos

Publicado por Redação Gospel+ (perfil no G+ Social) em 6 de janeiro de 2011
Ao mesmo tempo em que líderes mundiais protestam contra o assassinato de 21 cristãos num bárbaro atentado à bomba de extremistas contra uma igreja cristã de Alexandria, no Egito, há poucos dias, um relatório que avalia a perseguição contra cristãos, divulgado nesta quarta-feira, 5 de janeiro, pela missão Portas Abertas Internacional, sediada nos Estados Unidos, confirma os países islâmicos como os lugares onde há mais perigo e violência contra cristãos.
Segundo o “Open Doors 2011 World Watch List”, que avalia as condições em que vivem os cristãos em 77 nações e, em seguida, classifica os 50 primeiros onde é mais difícil praticar tal fé, apesar da Coreia do Norte ser a terrível anticampeã pela nona vez (permanecendo como o primeiro lugar em nível de perseguição aos seguidores de Jesus), na lista dos dez mais perigosos lugares para um cristão viver, oito são países de maioria muçulmana. Dos 30 primeiros países na lista, apenas sete têm outro tipo de grupo que não os extremistas islâmicos como os principais perseguidores dos cristãos.
E a perseguição aumentou em sete destes países. No Irã, a violência cresce para tentar sufocar o crescente movimento de igrejas nos lares. No Afeganistão, milhares de fiéis têm que viver de forma clandestina. Na Arábia Saudita, ainda é proibido qualquer pessoa nascida naquele país se converter ao cristianismo. A Somália sem lei, terroristas sanguinários ameaçam matar os missionários cristãos que querem ajudar o povo e atender a necessidade alimentar das pessoas pobres. No Iémen, permanece a determinação de expulsar todos os obreiros cristãos. E no Iraque, que saltou de décimo-sétimo para oitavo pior perseguidor de cristãos, aconteceu um dos piores massacres, com 58 cristãos assassinados por extremistas em uma catedral de Bagdá em outubro.
A lista dos 10 países onde há mais perseguição contra cristãos também inclui: Maldivas, Uzbequistão e Laos. A Mauritânia parece estar se tornando mais tolerante com as diferenças. Caiu da posição número 8 para a décima-terceira em grau de perseguição.
Nos últimos anos há um êxodo de cristãos deixando o Iraque para escapar da perseguição. Atualmente, restam pouco mais de 300 mil cristãos neste antigo berço do Cristianismo, onde hoje milícias organizadas barbarizam famílias apenas pelo fato de não professarem a mesma fé que eles. A cidade de Mosul e a capital, Bagdá, são os lugares onde a perseguição religiosa é mais intensa. No ano passado, pelo menos 90 pessoas morreram por Cristo no Iraque e outras centenas ficaram feridas em ataques com bombas e armas. Há rumores de que, nas últimas duas semanas, houve uma onda de violência que ceifou ainda mais vidas.
Outra informação interessante do estudo de Portas Abertas é sobre o Paquistão, país que está entre os quinze mais perseguidores, subindo de décimo-quarto para décimo-primeiro, mas que tem a maior população de cristãos entre eles: 5 milhões de seguidores de Jesus.
Segundo o presidente das Portas Abertas Internacional, Carl Moeller, “ser um ex-muçulmano ou um cristão da igreja subterrânea em nações dominadas por muçulmanos é como ter desenhado nas costas dos cristãos um grande alvo. Não há liberdade de crença ou religião na maioria destes lugares. E como o relatório 2011 denúncia a perseguição aos cristãos em países islâmicos continua a crescer”.
Fonte: Soma / Gospel+
Via: Gospelprime
Para saber a lista completa e dada sobre o Ranking de Perseguição Religiosa acesse o site da Missão Portas Abertas.

CONFIAR SEMPRE






Um dos maiores obstáculos para muitos de nós e que atrapalha o nosso crescimento em todos os aspectos, ainda é a falta de confiança em si mesmo, nos semelhantes e em Deus, o que é muito pior.

Por que isso acontece?

O principal motivo é o descuido da mente. Isso mesmo!
A mente é produtora de energias de diversas naturezas.

É imperioso termos muito cuidado com o que estamos retendo em nosso interior. Não armazene lixo.

O pior inimigo de uma pessoa é aquilo que se oculta em sua mente.
Se pudéssemos ver-nos como as outras pessoas nos veem, os inimigos que a nossa personalidade preserva seriam descobertos e mais facilmente eliminados.

Existem alguns inimigos mais comuns que costumam arremessar milhões de pessoas ao fracasso e, consequentemente, ao desespero. E... Sem serem descobertos.  Vejamos alguns deles: a intolerância, a avareza, a vingança, o egoísmo, a suspeita, o ciúme...

A intolerância tem causado milhares de vítimas em todo o mundo: destroem lares, amizades e gera guerras entre povos. Se você não dominar a intolerância nunca será um indivíduo capaz de pensar com acerto, pois esse sentimento frio bloqueia o fluxo natural do raciocínio e cria um nevoeiro na mente, fazendo a razão retroceder, apagando o bom senso, e a verdade.

A vingança e a avareza andam juntas; onde se encontra uma, pode ter certeza que a outra está perto.

A avareza faz o homem desejar construir um muro em seu redor para manter a Humanidade isolada dele. Leva a pessoa a acumular milhões sem necessidade e que nunca chegaria a gastar.

A vingança caminha ao lado da avareza. A criatura possuidora do sentimento vingativo, além de arrebatar muitas vezes os bens materiais de uma pessoa, quer destruir lhe também a reputação.

Nunca permita sentir vontade de vingar-se de alguém, nem retenha para si aquilo que lhe é excedente.

Outro inimigo implacável do é homem é a inveja. Esse leva invariavelmente a pessoa ao fracasso e ao sofrimento.

Procure valorizar o que tem, sem apego. Evite comparações.
Os dois outros inimigos de todos nós são o egoísmo e a suspeita. Esses também andam de mãos dadas.
O egoísmo não permite que enverguemos nos outros, as qualidade e aptidões. Neutraliza a confiança sob três aspectos: Em si mesmo, nos semelhantes e em Deus.

Se não temos confiança nas pessoas, é sinal que não a temos em nós mesmos.

A suspeita é outo agente de destruição e parceiro do egoísmo. A pessoa que mantém pensamento de suspeita está plantando uma semente perigosa que germinará rapidamente, sufocando a confiança.

Reflita...

Procure ser honesto consigo mesmo e, se por acaso descobrir algum desses inimigos cruéis em sua personalidade, não hesite, elimine-os imediatamente.

Faça sempre o melhor em e permita que o outro possa fazer a sua parte. Afinal, como podemos querer que as pessoas confiem em nós, se não confiamos nelas?

Destrua a suspeita antes que ela o destrua.
Confiar na bondade e na misericórdia de Deus é semelhante a reconhecer que devemos confiar uns nos outros; é nutrir a fé na forma mais racional e profunda, pois todos precisam de compreensão e oportunidades.

E disse Jesus: “Todo aquele que tiver fé pode dizer a uma montanha: Transporta-te para além e ela se transportará e nada vos será impossível”.

Lembre-se: Quere é poder!

Assim, é preciso confiar, trabalhar e seguir fazendo o melhor ao nosso alcance, rumo ao progresso sem limites e ao bem-estar sem fim, pois todo aquele que acreditar e seguir lutando alcançará tudo àquilo em que crê poder alcançar.