segunda-feira, julho 08, 2013

VISITA DO PAPA FRANCISCO

VISITA DO PAPA FRANCISCO PODE UNIR CATÓLICOS CONTRA "AVANÇO EVANGÉLICO"






Especialistas dizem que Igreja católica enfrenta desafios por causa do relativismo e o sucesso do pentecostalismo. 

Este mês ocorrerá a aguardada visita do papa Francisco ao Brasil. Ele participará da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Entre os especialistas há o consenso que a Igreja Católica do Brasil (e de toda a América Latina) enfrenta sérios desafios que estão resultando na constante perda de fieis. 

As lideranças católicas precisam tentar oferecer respostas às necessidades do povo, como o combate à pobreza e o debate sobre questões sociais que surgiram com força na política, como a legalização do aborto e do casamento gay. Um grande desafio é o catolicismo deixar de ser uma religião “declarativa” e possa voltar a ver um compromisso real de seus fiéis com o que ela ensina. 

O padre Pedro Gilberto Gomes, professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, explica: “Quando você é apenas declarativo, você pode mudar de religião de acordo com o momento em que está vivendo, em busca de respostas mais rápidas e concretas”. 

Numa análise teológica, o professor Francisco Borba, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, credita o sucesso dos evangélicos pentecostais porque conseguiram criar uma “ponte entre o místico e o material” de um modo mais direto e concreto que a Igreja Católica. “Para a Igreja Católica, o que muda a sociedade é o comportamento dos cristãos, a mudança não vem de Deus”, explica. 


Ele diz que no Brasil ainda é forte na Igreja Católica o chamado “cristianismo popular”. Embora tenha como figura principal Jesus Cristo, essa variação do cristianismo é marcada pelo desconhecimento dos ensinamentos do magistério romano e uma série de sincretismos, uma vez que no Brasil há forte presença de sincretismo e da influência das religiões afro-brasileiras. 

Sendo assim, os especialistas percebem que a maioria da população, apesar de muitas vezes se denominar católica, não tem uma vida ativa dentro da Igreja. 

Segundo o último censo feito pelo IBGE em 2010, 64,6% da população se considerava católica, contra 73,6% em 2000. O Brasil ainda é o país que abriga o maior número de católicos do mundo. Enquanto isso, os evangélicos passaram de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Contudo, esse rápido declínio é visto também no México, segundo país que mais abriga católicos, onde a queda do número de fiéis foi de 88% para 83% da população. Lá os evangélicos também cresceram, mas não na mesma velocidade. 

A visita do papa Francisco, que é argentino e conhece bem a realidade dos católicos sul-americanos, é “agenda” para tentar fazer com que a Jornada Mundial da Juventude una os católicos do país. 

“Existe um novo modo de relacionamento (com os fiéis) que o papa Francisco está tocando e com isso ele poderá realmente trazer um pouco mais de ânimo para os católicos no Brasil, que ultimamente estavam com a autoestima baixa, em muito por causa dos grandes escândalos.”, acredita o professor Gomes. 

A visita papal também deve reforçar os preceitos do documento final da Conferência de Aparecida, realizada em 2007. Na ocasião, um dos redatores foi o cardeal Jorge Mario Bergoglio, o atual papa. O texto tem uma forte mensagem evangelizadora, prega que a Igreja vá até o povo, em vez de esperar que o povo vá à Igreja. Só assim seria possível enfrentar as grandes crises da Igreja, incluindo o avanço dos evangélicos e os escândalos de abusos sexuais. 




SE NÃO TIVER ESPAÇO PRA MIM EU RACHO A IGREJA NO MEIO’

‘SE NÃO TIVER ESPAÇO PRA MIM EU RACHO A IGREJA NO MEIO’ DIZ JOSÉ WELLINGTON

Postado em 24/06/2013 por Redação em GospelNotícias

josewellington



O Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Atual presidente da Convenção Geral das Assembleia de Deus, CGADB, convocou a próxima assembleia geral para a sua igreja no Belenzinho em São Paulo. Se o desligamento do Pr. Samuel Câmara e afastamento dos pastores Ivan Bastos, Jonatas Câmara, e o Falecido Sostenes Apólos levantou suspeitas de perseguição eclesiástica afim de eleger seu filho sucessor da presidência, esta nova convocação confirmou todas as dúvidas.

A assembleia do Belenzinho – SP, que será de portas fechadas para pastores pagantes e organizada pelo Próprio JW em sua igreja, tem como pauta a aprovação do desligamento dos pastores citados acima, que conforme o texto da convocação, já é tido como certo. Muitos pastores tiveram reações imediatas de repúdio com mais este episódio que tem ilustrado a ‘fome de vingança e de poder’ conforme lido em alguns blogs de pastores da Assembleia de Deus na internet.
Alguns pastores citam um episódio de quebra de decoro que haveria acontecido pelo Próprio presidente a AD, ao autorizar e participar com o Pr. Gilberto Marques da inauguração de um templo da Assembleia de Deus na cidade de Belém do Pará, que deveria respeitar os parâmetros de limites da convenção em não abrir trabalho no campo do Próprio Pastor Samuel Câmara.


Ao promover a invasão de igrejas sob a ‘jurisdição eclesiástica’ do Pr. Samuel Câmara, o Pr. José Wellington abriu um precedente abominável e acabou executando o que ele já havia citado em algumas reuniões da mesa diretora, “Se não tiver espaço pra mim eu racho a igreja no meio.” Frase esta que teria sido falado pelo próprio Pr. José Wellington segundo sites e blogs de pastores da Convenção.

Veja o que o Pr. Geremias do Couto escreveu sobre a convocação da AGO na igreja do Belenzinho:

Embora com data de 4 de junho, só ontem foi publicado no portal da CGADB o Edital de Convocação para a AGE da CGADB, prevista para ser realizada no dia 2 de setembro, na AD do Belenzinho, SP. Valeu o questionamento do blog sobre a demora na publicação, embora permaneçam as dúvidas que levantei sobre o modo como essa AGE está sendo conduzida.

Em uma rápida análise da forma como o Edital foi redigido, percebe-se com clareza meridiana que a Mesa Diretora dá como fato consumado a aprovação pela AGE da suspensão do 1° tesoureiro, pastor Ivan Bastos. O uso de vocábulos afirmativos, presumindo que esse será o direcionamento dos convencionais inscritos, denota, por si só, a intenção de produzir esse resultado. Isso fica explícito, por exemplo, quando se define o horário para a “deliberação da matéria com julgamento e aplicação da pena”. Trata-se de um vício que pode ser questionado mais adiante.

Causa-me estranheza que a Convocação não se reporte à decisão que a Mesa Diretora teria tomado de suspender o pastor Ivan Bastos de suas funções. Ela remete o assunto diretamente para o plenário da AGE, a quem caberia “aplicar a pena que couber”. Afinal, houve ou não a suspensão, já que o pastor Álvaro Allen Sanches já teria sido notificado para assumir a titularidade de tesouraria? É por essas e outras que fica difícil acreditar nas “boas intenções” da Mesa Diretora da CGADB.
O Edital informa que as sessões serão realizadas na rua Dr. Fomm, 140, bairro Belenzinho, próximo à estação do Metro Belém, na cidade de São Paulo. Trata-se do novo templo em construção daquele ministério, que, segundo informações, teria capacidade para até oito mil pessoas. As inscrições obedecerão o mesmo critério da última AGO. Elas estarão abertas a partir do dia 1 de julho até às 19:00hs do dia 22 do mesmo mês, mediante pagamento da taxa de R$ 50,00 através de boleto bancário disponibilizado no portal da CGADB. Não será fornecida alimentação, locomoção e hospedagem. Ou seja, cada um se vire como puder. O acesso ao plenário se dará através de catracas eletrônicas e a votação será também por meio eletrônico.

Detalhe: teremos todos esses custos para deliberar apenas sobre a suspensão (ou desligamento) do pastor Ivan Bastos e votar a eleição do suposto novo tesoureiro. Pastores terão de se deslocar das cidades mais distantes só para isso ou deixarão a decisão por conta dos pastores ligados ao Belenzinho, o que, no fundo, seria a intenção do presidente da CGADB, visto que a AGE está marcada para o mesmo dia em que se realiza a tradicional reunião de obreiros do ministério. Nada de discutir assuntos que interessem ao futuro da denominação. Durma-se com um barulho desse. Como se diz na linguagem dos meninos que soltam pipas: “É para passar o cerol”.
Por fim, soube por outras fontes que também ontem o pastor Samuel Câmara teria recebido a notificação de seu desligamento, com a mesma data de 4 de junho, aprovado pela Mesa Diretora em sua última reunião. Conforme consta em seu perfil no Face book, ele teria encontrado uma série de vícios insanáveis e estaria estudando as medidas cabíveis a serem tomadas no caso. A decisão não será apreciada pela mesma AGE porque, segundo o estatuto, só cabe recurso para uma AGO, que só terá lugar daqui a dois anos. Mas diante de vícios tão flagrantes e do explícito cerceamento da defesa, não creio que ele esperará todo esse tempo para pedir a sua reintegração. O saudoso pastor Sóstenes Apolos e o pastor Jônatas Câmara estão com os seus julgamentos suspensos por terem apresentado atestado médico, justificando a ausência na reunião.