segunda-feira, maio 16, 2011

CRISTÃOS CHINESES DEFENDEM IGREJA CLANDESTINA PERSEGUIDA

The New York Times - UOL         13/05/11 

Andrew Jacobs 

Em Pequim (China) 



Membros da Igreja Shouwang fazem orações em Pequim Mais de uma dúzia de líderes cristãos na China deram seu apoio a uma igreja clandestina sob ataque, pedindo ao governo para que encerre sua perseguição, assim como por maior liberdade religiosa.
A petição deles, um raro gesto público por parte de figuras religiosas, que frequentemente relutam em se envolverem na política, aumentou os riscos em um impasse que tem provocado preocupação entre grupos cristãos fora da China, levando a uma campanha de petição separada nos Estados Unidos e no Canadá.
Dezenove pastores assinaram a petição, entregue na quarta-feira ao Congresso Nacional do Povo, o Legislativo chinês, e postada na Internet. Ela pede por proteções legais para as chamadas igrejas domiciliares, que operam ilicitamente fora do sistema religioso dirigido pelo governo.
A petição também pede que o Legislativo investigue a repressão contra uma dessas igrejas, a Shouwang, uma igreja evangélica cujos líderes estão sob prisão domiciliar há mais de um mês.
A congregação com 1.000 membros ficou sem casa no início de abril, depois que o senhorio, sob pressão das autoridades, pediu a devolução do imóvel. Desde então, os fiéis tentam rezar ao ar livre todo domingo, provocando o previsível jogo de gato e rato com a polícia, que impede que alguns membros deixem suas casas e detém aqueles que conseguem chegar ao local de oração predeterminado.
Carsten Vala, um especialista em cristianismo chinês da Universidade Loyola de Maryland, disse que a petição aumentou a pressão sobre o Partido Comunista, em um momento em que ele está cada vez mais nervoso com o que percebe como sendo uma contestação à sua autoridade.
“Isso mostra que há uma atenção nacional ao que está acontecendo com a Showang e que há uma ligação entre as igrejas domiciliares urbanas por todo o país”, ele disse.
A petição culpa um “sistema ultrapassado de gestão da religião” por uma crise que está agitando dezenas de milhões de fiéis chineses, que têm depositado mais fé no cristianismo do que no Partido Comunista ateísta. Também sugere que essas políticas levarão invariavelmente a mais conflitos sociais, aquilo que os líderes chineses estão tão ávidos em evitar.
“Nós esperamos que ao estabelecer uma comissão especial de investigação, o governo conseguirá lidar com o incidente de Shouwang de um modo racional e sábio, baseado nos princípios de ‘colocar a população em primeiro lugar e governar o país segundo a lei’ e no espírito generoso de servir os cidadãos, para assim evitar a escalada do conflito entre o Estado e a Igreja”, diz a petição, citando um slogan comum da liderança atual.
O documento foi escrito por Xie Moshan e Li Tianen, patriarcas do movimento da igreja domiciliar, que passaram cada um mais de uma década em prisões chinesas.
A perseguição à Shouwang e várias outras igrejas não registradas coincide com uma repressão mais ampla na China, alimentada pela turbulência no mundo árabe, que levou à detenção de um grande número de dissidentes, advogados de direitos e outros vistos como críticos.
Como muitas igrejas não oficiais, Shouwang começou em uma residência particular, mas nos últimos anos ela se tornou uma das maiores e mais ricas congregações da capital. Em 2009, após um despejo anterior ter forçado a igreja a realizar seu culto em um parque, os paroquianos doaram mais de US$ 4 milhões para compra de seu próprio espaço. Mas mesmo de posse de uma escritura, a igreja não foi autorizada pelo governo a ocupar o espaço, um conflito que levou à crise atual.
Em uma coletiva de imprensa regular na quinta-feira, Jiang Yu, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, defendeu a campanha contra a Shouwang, dizendo que seus fiéis tentaram repetidamente “se reunir ilegalmente nas ruas”, segundo a agência de notícias “Reuters”.
“Para manter a ordem pública e a segurança, os departamentos de segurança pública tomaram as medidas apropriadas”, ela disse.

Atenciosamente,
Luiz Gustavo Vasconcelos Vicente
Engenheiro Eletrônico
GRL/DRML/SLTL
623-4628 ; DDR 55 81 3334-4628
luizgv@chesf.gov.br

TATUAGEM: O CRENTE PODE FAZER!?


I Pedro 1:15 - Existem algumas questões em relação a procedimentos de cristãos sobre o que convém ou não convém, fazer ou usar. Temos um manual de pratica e de fé que é a palavra de Deus, nela encontramos direção para os nossos procedimentos. Mas sabemos que as interpretações são diversas, uns interpretam conforme lhes convém, usando textos fora do contexto para encontrarem pretexto para realizarem o que querem. Outros acompanham simplesmente a moda dos que não tem nada haver, e outros ignoram tal manual, suas normas, práticas e regras, pois simplesmente vivem uma era super moderna.

Onde surgiu a tatuagem, para que serve a tatuagem, quem usava? (No final desta postagem contém respostas para estas perguntas [1]) O que a bíblia diz sobre tatuagem? É lícito um servo de Deus se tatuar? Existe algum texto proibindo o uso da tatuagem? Existe algum texto incentivando o uso da mesma? Podemos usar a tatuagem como estratégia para anunciar Jesus?

Antes de abordarmos totalmente se é lícito ou não, veremos dois versículos mais usados. Um deles para justificar, o outro para proibir. Sobre a restrição do uso vemos um texto muito claro no livro de Levítico 19:28 veja: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. O texto que é usado para justificar o uso da tatuagem se encontra em: Apocalipse 13:16 veja: No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Estes dois textos são opostos, um no Antigo Testamento, outro no último livro do Novo testamento. Primeiramente é preciso entender quais são as intenções de quem pretendem fazer uma tatuagem. Qual a finalidade? É licito? Estarei escandalizando meus irmãos caso eu faça uma tatuagem? 

Entre tantas, eu citarei algumas que os que defendem o uso querem fazer. Dizem eles que se trata de estratégia de evangelismo e que estão imitando Jesus, pois ele mesmo tem “um nome na perna”. Outros simplesmente para mostrarem seus corpos como obra de arte, pois chamarão a atenção dos que observam. Outros apenas por vaidade e por que viu um Pastor ou outro líder usarem portanto justificam o uso. Gostaria também de informar que algumas pessoas que se convertem, tentam apagar gastando grande soma de dinheiro, pois não acha licito continuarem com aquelas tatuagens, outras continuam com as marcas.



Falando na primeira finalidade vemos em Apostolo Paulo um grande estrategista que momento algum, ele usou da “estratégia” para ser igual ao mundo ou fazer o que a bíblia condenava como procedimento. Paulo fez de tudo e de todas as formas para alcançar alguns para Cristo, mas o objetivo final o nome do Senhor era glorificado e muitos eram convertidos .I Corintios 9:22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Alguns escrevem o nome de Jesus, alegando que fazendo assim estaria levando Jesus aos que não conhecem, pena que não seguem as pisadas daquele que está escrito em seu corpo. Querem andar com nomes, imagens tatuadas alegando estratégia, mas não imitam seus supostos exemplos. 

Certa vez o apóstolo Paulo escreveu: Sedes, pois meus imitadores, como eu sou de Cristo. Se a intenção é ser “diferente, e chamar a tenção”, quando buscamos uma vida de santificação alcançaremos este objetivo sem fazer uma marca se quer em nosso corpo. A tradução para Santo, ou santificados é separado, ou seja, somos diferentes aos olhos do mundo. Para sermos estrategista não precisamos ser iguais ao mundo, eles olham para nós de uma forma diferente, então onde esta nossa diferença?

Ainda para esclarecer mais um pouco sobre se devo ou não fazer tal marca, eu te desafio a perguntar a você mesmo. Que edificação esta marca fará em sua vida? O grande problema é a propaganda que se faz através da mídia, arrastando milhares de jovens apenas por se tratar de moda. Alem da tatuagem em si, vemos outras modas como piercing gigantes, cortes na língua em forma de línguas de serpentes, implantes de silicones na testa em forma de chifres. Vejam só, chamam isto de moda. Perdoe-me ser um pouco radical nestes exemplos, eu diria que é uma manifestação diabólica. As escrituras nos aconselha sermos “santos” em todos os nossos procedimentos, ou seja, no nosso corpo, alma e espírito. A maior marca temos escrita em nossos corações. Jeremias 31:33 há um louvor muito conhecido em nosso meio que diz mais ou menos assim: Eu tenho a marca de Cristo em Mim, em meu coração está escrito seu nome, seguir os seus passos é desejo meu.♫

I Corintios 6:12 " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

I Corintios 6:19-20. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
I Pedro 1:15 "Sede Santos em toda vossa maneira de viver."

Querido Jovem, não faça nada que você venha a arrepender-se, conheço diversas pessoas que após ter tatuado seus corpos se arrependeram. Para retirar tal “marca” requer varias aplicações de laser e sabemos que cada seção não é nada barato e ainda assim não retira 100% da marca. No final, além da cicatriz fica uma impressão que houve uma tatuagem antigamente. Diz certa estatística que entre as pessoas que se tatuam, algumas se arrependem, ou pelo símbolo que escolheu, ou por outros motivos diverso.

Josiel Dias
Congregacional
Rio de Janeiro

Minha Fonte: MENSAGEM EDI

LATINO QUER GRAVAR CD GOSPEL SEM SE TORNAR EVANGÉLICO, É MOLE?



De olho no público gospel o cantor Latino pretende lançar um CD falando de Deus para conseguir entrar nesse mercado que arrecada bilhões de reais por ano. O cantor que tem 18 anos de carreira e já lançou muitos sucessos como “Festa no Apê”, pretende dentro de dois ou três anos lançar um trabalho gospel, mas engana-se quem pensa que ele se converteu.




Não quero me tornar evangélico, mas sei que posso falar de Deus de uma maneira ousada e jovial”, comentou.
Em declaração ao portal Ego, Latino confessou na quarta-feira, 11, que para esse projeto pretende reunir alguns cantores evangélicos e fazer um trabalho “bacana”.
“Precisamos ficar de olho no mercado musical e sempre buscar novas inspirações. Eu mesmo quero compor as músicas que falem de Deus de uma forma bem alegre, com romantismo também. Vou trabalhar muito para me consolidar também nesse meio”, explicou.
Izidro do Karapuça e seu bom humor já deu sua "pincelada"


Fonte: http://www.pastormatias.com