quinta-feira, março 10, 2011

“Jesus Tinha AIDS”, Afirma Pastor em Culto



Publicado por Redação Gospel+ (perfil no G+ Social) em 3 de novembro de 2010
“Hoje vou começar um sermão em três partes com o tema ‘Jesus era HIV positivo’”, disse recentemente o pastor sul-africano Xola Skosana, em um culto dominical. Essas palavras inicialmente surpreenderam sua congregação no bairro Khayelitsha, na Cidade do Cabo, deixando todos em silêncio. Depois, geraram todo tipo de comentário nas igrejas do país. Alguns cristãos ficaram ofendidos, afirmando que o pastor retratou Jesus como alguém sexualmente promíscuo.
O vírus HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais, mas também pode se propagar através de agulhas compartilhadas, sangue contaminado, gravidez e amamentação. No entanto, como disse o pastor Skosana (foto) aos que estavam reunidos no modesto salão da escola Luhlaza usado para os cultos semanais, em muitas partes da Bíblia Jesus se colocou no lugar dos miseráveis, dos doentes e dos marginalizados.
“Sempre que você abre as escrituras, vê Jesus se colocando na pele de pessoas que experimentam quebrantamento. O texto de Isaías 53, por exemplo, pinta claramente um retrato de Jesus tomando sobre si as enfermidades e os males da humanidade”, disse ele à BBC. Skosana também é rápido em salientar que está usando essa metáfora para destacar o perigo da pandemia do HIV/AIDS, que ainda carrega um estigma em favelas da África do Sul.
“Claro, não há nenhuma evidência científica de que Jesus tinha o vírus HIV em sua corrente sanguínea“, diz o pastor, cujo ministério não-denominacional Hope for Life [Esperança para a Vida] é parte de um crescente movimento carismático na África do Sul.
“O melhor presente que podemos dar às pessoas que são HIV positivas é ajudar a fazer AIDS deixar de ser estigmatizada e criar um ambiente onde elas sabem que Deus não está contra elas, que não se envergonha delas.”
Zombando de Cristo
No entanto, o pastor Mike Bele, que dirige a Igreja Batista Nomzamo no bairro vizinho de Gugulethu, disse que a maioria do clero em Khayelitsha e em outros bairros da Cidade do Cabo se opõe fortemente a essa associação de Jesus com o HIV.
“A ilustração que apregoa Jesus ser HIV positivo é grave“, diz ele. ”Acredito que nenhum líder ungido e com bom entendimento das escrituras e o papel de Cristo em nossas vidas, iria deliberadamente arrastar o nome de Cristo na lama.”
Para o pastor Bele, retratar Jesus dessa forma faz com ele se torne parte do problema, não da solução. ”O pastor precisa explicar o que aconteceu para trazer Cristo ao nosso nível, pois Cristo é supremo e é Deus”, diz ele. ”Há uma preocupação de que os não crentes zombem de Jesus e tentem reduzir sua importância, colocando-o em oposição à força poderosa que acreditamos que seja.”
O pastor Skosana, que está no ministério há 24 anos e perdeu duas irmãs para a AIDS, argumenta que os líderes religiosos têm um papel muito maior no combate à propagação da pandemia na África do Sul. Afinal, cerca de 5,7 milhões de pessoas vivem com o vírus – mais do que em qualquer outro país.
Ele concluiu a última parte de seu sermão de três semanas fazendo o teste de HIV em frente à congregação. Depois, 100 fiéis seguiram o seu exemplo.
“A mensagem à igreja é que não é suficiente dar comida às pessoas contaminadas, devemos criar um ambiente que as fortaleça, porque a maioria das pessoas HIV positivas não morrerá necessariamente de doenças relacionada à AIDS, mas por estar de coração partido, rejeitado (a)”, disse.
Medo e ignorância
Em meio à polêmica, o reverendo Siyabulela Gidi, diretor do Conselho Sul-Africano de Igrejas, saiu em apoio ao pastor Skosana, dizendo que seu ponto de vista está teologicamente correto.
“O que pastor Skosana está dizendo é que Cristo se viesse ao mundo nos dias de hoje, estaria ao lado das pessoas que são HIV positivas – pessoas que estão sendo deixadas de lado pela própria igreja que agora o ataca”, afirma o sacerdote anglicano. ”Felizmente o pastor Skosana gerou diálogo sobre o assunto no país e no mundo, é para isso que a teologia existe.”
Fora dos círculos religiosos, o pastor Skosana também recebeu apoio de ativistas do combate à AIDS. “O sermão do pastor tira o estigma de que HIV é um pecado e um castigo de Deus”, diz Vuyiseka Dubula, secretário-geral do poderoso grupo de combate à Aids Treatment Action Campaign.
“Associar Jesus com o HIV é algo forte, principalmente para aqueles que vão à igreja Agora as pessoas estão começando a pensar. ‘Se Jesus podia ser HIV positivo, quem sou eu para não tê-lo, mesmo se frequento a igreja? ”
Professor de direito marítimo e ambiental na Universidade da Cidade do Cabo e HIV positivo há 25 anos, Jan Glazeski escreveu uma carta para o jornal Cape Times, onde se identificou com a ideia de que Deus estava do lado dos pobres e marginalizados. ”A metáfora do pastor dá força a todos nós”, disse ele. “Ao ligar Jesus ao HIV, sua mensagem provocou protestos e expressões de raiva. Isso acontece por causa do medo e da ignorância.”
É essa luta contra o medo e a ignorância que o pastor Skosana está determinado a continuar. “Quanto mais falamos sobre isso em nossos púlpitos e mais pedirmos às pessoas para fazer o teste voluntariamente na igreja, melhor. Uma das coisas mais efetivas que atualmente podemos fazer como igreja é dizer que Jesus foi e é HIV positivo.”
Tradução: Jarbas Aragão
Via: Pavablog


Com Blocos Gospel e Missionários no Carnaval, Evangélicos Conseguem Mais de 1000 Para Cristo em Salvador


No período de Carnaval festa mais popular do Brasil entre 04 a 08 de março, os jovens cristãos do JOCUM estão trazendo mais de 1000 pessoas à Cristo em Salvador.
No carnaval de Salvador, cidade que recebe mais de 1 milhão e 500 mil pessoas para o evento, um grupo de Jovens Cristãos da Jovens Com Uma Missão JOCUM (Organização Missionária Evangelística) convocou um exército para fazer o evangelismo no carnaval.
Saindo e abordando pessoas na rua, eles trazem as pessoas para seus standes abordando temas como família, drogas e depois os levam a uma abordagem mais profunda falando de Cristo.
Jorge Santos responsável pelo “Impacto de Carnaval” do Ministério de Evangelismo no JOCUM em Salvador estima que irão conseguir converter mais de 1000 pessoas.
“O Carnaval de Salvador é um dos eventos mais populares do mundo.… Passam por aqui mais de 30 mil pessoas que estarão sendo evangelizadas.”
Segundo Jorge, é em torno de 400 missionários do JOCUM da região nordeste trabalhando como voluntários para o impacto evangelístico, juntamente com Igrejas locais.
Apesar de o evento atrair grande público em que nota-se aumento do consumo de bebidas alcoólicas e índice de gravidez, esse é um período em que muitos jovens saem para trazer as pessoas para Cristo.
“A expectativa é que Deus esteja abençoando muitas pessoas. Muitos serão alcançados e conhecerão a Jesus Cristo.”
Ele compartilhou que “um rapaz que estava afastado da Igreja foi abordado por um de nossos missionários e agora … ele pôde entender o amor, ele não imaginava que iria encontrar alguém que fosse falar de Jesus para ele,” disse Jorge.
No Distrito Federal, os jovens do JOCUM testemunharam que estão convertendo cada um, 2 pessoas para Cristo por dia, segundo o diretor do JOCUM do distrito federal.
“Desta maneira, estes 100 jovens evangelistas trazem em média 200 pessoas por dia.”
Segundo ele o projeto de evangelismo consta de “redimir a cultura e não ir com a postura anti-carnaval… Queremos dar um significado novo ao carnaval… um significado bíblico.”
Outros grupos cristãos já participam dos desfiles de Carnaval com blocos de carnaval exclusivamente cristãos tais como o Bloco gospel Sal da Terra em Salvador e o Cara de Leão do Rio de Janeiro.

O Cara de Leão, no Rio de Janeiro, formado há 20 anos pelo Pastor Ezequiel Teixeira, dirigente da Igreja Projeto Vida Nova reúne todos os anos na época de carnaval centenas de membros da Igreja que desfilam distribuindo folhetos. Durante a sua passagem, o bloco pára estrategicamente em meio ao carnaval. Os pastores ministram a Palavra e orações específicas, passando mensagens sobre Jesus.
No ano passado, o Cara de Leão levou cinco mil componentes à Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.


Evangélica Publica Fotos do Filho Vestido de Menina e Protesta Contra Sua Igreja Que Ameaça Expulsá-la

Publicado por Renato Cavallera (perfil no G+ Social) em 9 de março de 2011

Nos EUA, o Halloween tem a mesma tradição do carnaval do Brasil. Pessoas gostam de se fantasiar e sair na rua usando vestidos de “personagens”. Mas até hoje o uso de uma fantasia está gerando um grande problema para a blogueira que assina como Cop’s Wife [Esposa do Tira]. No Halloween do ano passado, ela deixou seu filho de 5 anos de idade ir vestido como a Daphne, do desenho Scooby Doo, numa festa promovida pela pré-escola de seu filho, que pertence a uma igreja. Ela escreveu sobre isso em seu blog e postou fotos do menino. O título era ”My Son is Gay – Or he’s not. I don’t care” [Meu filho é gay - ou não é. Eu não me importo".
Rapidamente a postagem se tornou um viral, gerando mais de 46.000 comentários no blog dela.
O buzz foi tão grande, que ela acabou indo sendo entrevistada pelo programa de televisão TODAY, da rede NBC, um dos jornais matutinos de maior audiência dos EUA. Ela diz que foi ao programa defender o direito de seu filho "ser diferente".
Uma pesquisa feita pelo programa naquela dia mostrou que 57% dos telespectadores deixariam seu filho vestir-se de mulher se desejasse; 19% disse que apenas no Halloween e 27% afirmaram que nunca permitiriam.
Com isso, a história tomou proporções nacionais. Grupos pró-gay usaram o fato para ilustrar o argumento que algumas pessoas "nascem gay". Mas essa fama instantânea teve um preço. A blogueira é membro da igreja evangélica dona da escola. A liderança da comunidade religiosa procurou a mãe e pediu que ela tirasse do ar a postagem e as fotos. Ela se negou.
O pastor decidiu tomar uma decisão mais drástica e usou os mecanismos de disciplina da igreja, informando que ela era "defensiva", "vingativa", "desrespeitosa", "arrogante" e afirmou que ela "cruzou uma linha".
Cop's Wife também relatou isso em seu blog, criticando as mães dos outros alunos que reclamaram e a posição da igreja. A questão passou a ser discutida por vários órgãos de imprensa e grupos religiosos americanos. Em seu post, ela escreveu: "Disseram que eu deveria fazer penitência. Não perguntaram como Boo [apelido de seu filho] estava”. Ela afirma ainda que recebeu comentários muito indelicados de pessoas de sua igreja e agora sente que está sendo intimidada por sua igreja. Algumas mães que frequentam sua igreja reclamaram que ela estava “promovendo a homossexualidade”
Algum tempo depois ela voltou a escrever sobre o assunto:
A segunda discussão foi um encontro presencial durante a qual meu filho estava presente. Entregaram-me uma cópia impressa da resposta da igreja. Houve uma reunião com alguns diáconos. Eles decidiram que eu tinha quebrado o 8º Mandamento e não segui Mateus 18. Disseram que alguns membros estavam preocupados que eu estava ‘promovendo a homossexualidade’. Eu nem sei o que isso significa. As palavras que escrevi não estavam promovendo nada além de amor incondicional e tolerância. Meu post foi sobre o bullying e como meu filho era tratado. Meu post era sobre uma criança de 5 anos de idade. O pastor disse que ‘tentou ficar furioso comigo, mas não conseguiu’. Eu não entendi e não entendo porque ele iria ficar com raiva de mim. Novamente, o bem-estar de Boo não foi mencionado. Mais de dois meses depois, fui chamada para uma outra reunião. Ao chegar, o pastor começou a falar sobre a minha necessidade de me desculpar pelas pessoas da igreja que eu tinha difamado [...] Ele ressaltou que eu precisava pedir desculpas. Eu discordei. Lembrei que a única menção sobre as “mães perfeitas” no post de Halloween dizia que eu não demonstrei má vontade para com elas e que aquele momento não deveria definir suas vidas.
O fato de ela ter criticado a postura da igreja e dos seus membros em um assunto que agora tinha atenção nacional gerou problemas adicionais. A autora do blog alega não aceitar a decisão de que ela precisa pedir desculpas e reconciliar-se com a igreja. Além disso, foram sugeridos 4 passos para ela restaurar sua relação com comunidade:
1.  Escrever um pedido de desculpas para as outras mães
2.  Apagar o post e as fotos do Hallowen
3.  Não escrever ou falar sobre as outras mães que a criticaram
4.  Ponderar se não seria melhor desativar seu blog.
Ao perguntar o que aconteceria se não concordasse, foi informada que sua falta de disposição em arrepender-se teria consequências. Ela seria impedida de receber a Santa Ceia. Além disso, se não buscasse o perdão, poderia ser desligada da congregação e não poderia ser transferida para outra igreja da denominação.
Inconformada, ela decidiu apelas para uma instância superior. Cop’s Wife conta que ligou para um conhecido, que ocupa um cargo mais alto na denominação. Algumas horas depois dessa ligação, recebeu um e-mail do pastor dizendo que ele reconsiderou o impedimento da Santa Ceia e que a igreja não a estava “ameaçando”. Não ouviu mais nada deles sobre o assunto desde então.
Com a popularidade adquirida pelo seu blog, logo as mais diversas opiniões foram postadas nos comentários. A grande reclamação da blogueira é não ter encontrado amor e perdão em sua igreja. Por isso decidiu se afastar e classificou-a de “lugar intolerante e desrespeitoso”. E acrescenta: “Para essa igreja não é certo alguém querer ser diferente. Para esse pastor, a aparência da igreja é mais importante do que uma criança. Essa não é a igreja na qual fui criada. Esse não é o Deus que eu conheço. Novamente digo a vocês que esse bullying não é correto, mesmo que coloque um laço de fita nele e chame de ‘cuidado espiritual”.
A mãe finalizou dizendo que nunca expôs o nome da igreja ou do pastor, mas que não se sente mais bem vinda em sua igreja. No final de fevereiro decidiu desligar-se da comunidade e entregar seu cargo de líder do grupo de mães. Disse ainda que decidiu tirar o filho da pré-escola mantida pela igreja, mas teme que ele seja prejudicado, pois ama muito seus colegas e professores. E conclui: “Estou sem religião. Ao menos por enquanto. Mas não sem fé. Tenho fé em tantas coisas. Tenho fé em mim, na minha família, na bondade, na felicidade, na gentileza… É nessas coisas que tenho fé. Não mais na religião ou na igreja”.
Fonte: Pavablog  

SEXO INVADE OS PÚLPITOS EVANGÉLICOS

Publicado por Renato Cavallera (perfil no G+ Social) em 6 de março de 2011




Pastor da Igreja Bible Fellowship, no Texas, Ed Young Jr. deu início a mais uma controvérsia. Meses atrás, sua campanha que comparava as pessoas que não dão dízimo a usuários de crack gerou críticas de vários setores evangélicos americanos. Agora ele anunciou que a HBO estará em sua igreja para gravar parte de um documentário sobre sexo que essa rede de TV está preparando.

Ao preparar-se para ocasião, sua igreja colocou uma cama no palco. O objetivo, obviamente, é ilustrar onde as pessoas fazem sexo. O pastor Ed fez um apelo em seu blog: “Teremos uma grande oportunidade de compartilhar a verdade de Deus sobre sexo com uma audiência internacional. Digo ‘nós’ porque esta é a nossa chance, como Igreja, de nos unir e orar para que Deus e a sua verdade entrem em contato com nossa cultura de uma maneira singular”.

Ed Young está acostumado com esse tema. Inclusive, já iniciou uma campanha para que os casais tenham mais relações sexuais. Porém, ele não está sozinho. Sexo parece estar se tornando um tema cada vez mais comum nas igrejas norte-americanas. Neste início de ano, duas campanhas já foram noticiadas pela mídia. A primeira, de uma igreja no Missouri, discutia como a frequência de relações sexuais no casamento estaria influenciando os casos de adultério. 

A outra campanha teve uma abrangência maior, envolvendo mais de 300 igrejas para discutir a influência da pornografia na vida dos cristãos. O “Domingo Pornô”, como foi chamado, é uma iniciativa do ministério SeXXXChurch.

O líder e um dos fundadores desse ministério, Craig Gross, estará este mês na Comunidade Eastlake, na cidade de Bothell, vizinha de Seattle. A ideia é fazer um debate público durante o final de semana sobre o tema pornografia contando com a presença de um famoso ator de filmes adultos: Ron Jeremy.

O ator pornô falará em nome da indústria de entretenimento adulto e Craig falará em nome da igreja cristã. Eles já fizeram juntos esse tipo de evento em outras igrejas. Ryan Meeks, pastor titular da Comunidade Eastlake declarou: 

Acredito que se vamos falar sobre algo como pornografia, precisamos tentar envolver a cultura e nossa comunidade em um diálogo. Não acho que seja justo ouvir apenas um dos lados da questão. Ron terá o mesmo espaço de Craig, cada um defenderá o seu lado”.

A programação da igreja abordará o tema só para as mulheres na sexta (4/3); no sábado é a vez só dos homens. Nos cultos de domingo, o pastor Meeks irá trocar o sermão por uma entrevista com Craig e Ron.

O líder da Comunidade acredita que o assunto é importante porque as pessoas viciadas em pornografia ou aqueles que convivem com um viciado têm poucas opções de ajuda. Ele afirma que o assunto o preocupa muito: Há cerca de 116 mil buscas por pornografia infantil a cada dia na internet. Estima-se que a idade média que uma criança americana tenha contato pela primeira vez com a pornografia é 11 anos. Ela está instituída na sociedade. É algo sobre o que as pessoas falam. Existem milhares e milhares de pessoas vendo pornografia neste instante, disse.
Não há previsão de quando a HBO exibirá o programa gravado na igreja de Ed.

JESUS ESTAR VOLTANDO!!!! COM CERTEZA!

Evangélicos no Carnaval 2011 de Salvador: Deus, Bíblia, Placas, Axé e Até Homens Vestidos de Mulher.

Publicado por Renato Cavallera (perfil no G+ Social) em 5 de março de 2011

Para quem acha que carnaval é época de retiros para evangélicos, está muito enganado. Na festa em Salvador foi fácil encontrar evangélicos não só curtindo, mas com blocos próprios e até, em certos momentos, comandando a festa conhecida como “da carne”.
O jogador Neymar não esconde mais suas preferências e subiu no trio elétrico do grupo Leva Noiz para cantar um famoso axé. O jogador, que afirma ser evangélico da Igreja Batista Peniel, se vestiu a caráter e cantou toda a letra com o vocalista do grupo. Seus pais, que compartilham da mesma fé, estiveram junto a ele durante toda a folia.
Outra que se diz fiel a Deus é Claudia Leite. Mais uma vez a cantora falou sobre Deus em seu trio-elétrico e agradeceu ao Pai, em seguida pediu proteção para os foliões: “Vocês estão felizes? Peço que Deus os proteja. Vamos respeitar o próximo neste Carnaval. E que todos sejam bem-vindos!”, afirmou.
Mas mais do que palavras, dois solitários evangélicos levaram placas e Bíblias para o circuito Barra-Ondina. Em um calor de mais de 30ºC na sombra, os missionários tentavam convencer os foliões a lerem a Bíblia. Empunhando placas, a dupla de evangélicos mandou o recado: “Só Jesus tem as palavras de vida eterna” e “Não se engane. De Deus não se zomba”.
Um desses é André Geni, missionário e motorista de 31 anos, que diferente do que a maioria pode pensar, não pregava pelo fim do carnaval, mas sim que Deus estivesse na festa: “Queremos que as pessoas esqueçam a violência, as drogas e se lembrem de Deus. Podem brincar o Carnaval, mas Ele deve estar presente”, afirma.
Xanddy, do Harmonia do Samba, é o destaque em bloco de homens vestidos de mulher
Outro que há anos afirma ser da religião evangélica, Xanddy é vocalista do Harmonia do Samba e esposo da também evangélica Carla Perez que já levou hinos evangélicos para cantar em seu trio elétrico de axé.
Xanddy liderou o tradicional bloco “As Muquiranas” onde os homens devem estar vestidos de mulher para participar, o vocalista logicamente também participou da brincadeira. O tema deste ano foi sobre gueixas, famosas e antigas profissionais japonesas da arte da sedução.  Cerca de 4,5 mil homens participaram do bloco.
“Vocês estão lindas! Estão bonitas demais. Vocês arrasaram”, disse Xanddy para o público e completou: “Agora, quem quer dançar grita ui”. Para o folião Humberto Neri é maravilhoso participar do bloco: “Vale a pena o sofrimento porque é uma sensação incrível desfilar aqui. Como são só homens, todos brincam, mas se respeitam” e o amigo Editon Silva completou brincando: “Neste bloco, levamos a sério a arte de seduzir”.

 Acredite se quiser!