quinta-feira, maio 19, 2011

O TABERNÁCULO E SUAS LIÇÕES POR GUNNAR VINGREN - CPAD




Em 1909, Gunnar Vingren concluiu seu seminário teológico escrevendo uma monografia tendo como tema a memorável história do Tabernáculo. Em 31 de maio de 2010 uma cópia da monografia foi doada ao Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp). Inaugurado pela CPAD em setembro de 2009, o Cemp tem por objetivo auxiliar pesquisadores, pastores e crentes em geral a compreender o Movimento Pentecostal e como se chegou até aqui.

Escrita originalmente à mão e em sueco, esta obra foi traduzida e publicada pela CPAD em forma de livro para servir como uma rica fonte teológica e de edificação aos obreiros e igrejas.

Este livro é um comentário devocional com notória espiritualidade visando à aplicação prática na vida de seus leitores. Uma obra simples, porém profunda e com muita devoção, assim como eram as pregações do fundador das Assembléias de Deus no Brasil, Gunnar Vingren.

A CURA PRA A INGRATIDÃO



TEXTO BÁSICO: LUCAS 17.11-19
Se há uma doença comum a toda a raça humana esta é a da ingratidão.
Infelizmente, por causa da natureza pecaminosa, o homem não consegue ser grato. Gostamos de receber e não de dar. O pouco que realizo divulgo demais e o muito que recebo sempre esqueço.
Balzac declara: “A gratidão é como aquele licor do Oriente, que só se conserva em vasilhas de ouro Mantém-se pura nas grandes almas; e azeda nas pequenas”.
Sêneca declara: “Só os espíritos bem formados são capazes de cultivar a gratidão”.
Um brocardo popular diz: “Há três categorias de homens mal agradecidos: os que calam os favores recebidos; os que cobram os favores recebidos e os que se vingam”.
A Ingratidão é uma doença espiritual. É a expressão máxima da pecaminosidade humana, refletindo a sua rejeição ao único Deus verdadeiro: Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. (Rm1. 21).


A frase não lhe deram graças é a conseqüência da rejeição consciente do homem a Deus, deixando de reconhecer os Seus atributos principais: eternidade, poder, sabedoria, bondade, verdade, justiça e misericórdia.
No Novo Testamento, a palavra gratidão (eucharistia = ações de graças) se reserva quase exclusivamente para ações de graças dirigidas a Deus (Rm 1.8; 2Co 1.11; Ef 1.15-16; Cl 2.7; 1Tm 2.1). Somente três vezes é usada para agradecimentos dirigidos a homens (Lc 17.16, At 24.3 e Rm 16.4).
A gratidão é um mandamento divino: Sede agradecidos (Cl 3.15). Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Ts 5.18). Demonstrar gratidão a Deus é um elemento básico e duradouro da vida cristã: Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.20). Uma vida cheia de gratidão é o estilo de viver do cristão, um inverso da vida sem Deus: antes, pelo contrário, ações de graças (Ef 5.4).
Em Lucas 17.11-19, temos um exemplo de como as pessoas reagem após receber os benefícios de Deus. Dez leprosos foram curados por Jesus e apenas um voltou para agradecê-lo.


2.1. MUITOS SÃO ABENÇOADOS, MAS POUCOS SÃO OS AGRADECIDOS.
É importante salientar as atitudes daquele único leproso que voltou para agradecer: Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. (Lc 17.15-16). Observe a ênfase: Um dos dez… Significa que poucos são aqueles que agradecem a Deus pelas bênçãos recebidas. Quantitativamente 10% apenas.
2.2. A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO
Vendo que fora curado… (Lc 17.15). Ele constatou que o milagre tinha acontecido por intervenção divina. Voltou, dando glória a Deus em alta voz. É interessante observar que aquele ex-leproso concentrou mais no autor do milagre do que no milagre em si. Ele glorifica a Deus, fonte de todas as bênçãos. Antes de festejar os resultados do milagre, festejou aquele que fez o milagre, numa atitude efusiva e sincera de gratidão “EM ALTA VOZ …” (PHONES MEGALES ). Alem de falar em alta voz prostrou-se diante de Jesus, numa atitude de adoração.
Precisamos tomar cuidado para não esquecermos que Deus é a causa do nosso sucesso: Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê (Dt 8.17-18).
2.3. DEUS AVALIA AS NOSSAS ATITUDES DE GRATIDÃO OU INGRATIDÃO
Jesus exclama com surpresa: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? (Lc 17.17-18). Deus não precisa da nossa gratidão para continuar sendo o que é. Ele não nos abençoa dependendo da nossa retribuição, contudo, como Pai, observa a nossa conduta.
Jesus focalizou três aspectos, na avaliação dos dez leprosos curados: a quantidade de ingratos é maior do que o numero dos agradecidos; o objetivo da cura foi promover a glória de Deus; e o samaritano que era o menos favorecido foi quem expressou maior gratidão.
2.4. A GRATIDÃO POSSIBLITA MAIORES BENÇÃOS.
Os dez leprosos foram curados fisicamente. Apenas um recebeu a benção completa: aquele que voltou para agradecer. E disse-lhe: levanta-te e vai; a tua fé te salvou. (Lc 17.19). Diferentemente dos outros nove, esse homem não foi curado apenas fisicamente, mas também a sua alma foi curada. Ele recebeu a salvação da alma porque voltou para agradecer. Os nove ex-leprosos voltaram para suas casas, curados apenas fisicamente.
Quem não agradece por pequenos favores, possibilita o recebimento de novos e maiores favores.
Observe que há dois tipos de fé: fé para receber bênçãos materiais e fé salvadora para receber a salvação da alma. Há dois tipos de salvação: salvação de doenças físicas e salvação da alma. (Lc 12.15; Jo 3.16, 18; Ef 2.8-9; Hb 11.6).
QUE EM 2011 SEJAMOS MAIS GRATOS PRIMEIRAMENTE COM O PAI CELESTIAL QUE NOS FORMOU E CRIOU PARA UM PROPÓSITO : VIVER PARA SERVIR !
QUE SEJAMOS GRATOS COM ÁQUELES QUE NOS MOSTRAM O CAMINHO EM QUE DEVEMOS ANDAR (RETO), QUE NOS ENSINAM COMO TER VESTES BRANCAS SEM MÁCULAS…HAJA LUZ EM MEIO A TREVAS…SEJAMOS SAL E LUZ NO MUNDO…AMOR, PRINCIPALMENTE A QUEM NOS ODEIA….SEJAM INSTRUMENTOS VIVOS DO PAI !


SHALOM !