quinta-feira, maio 19, 2011

A CURA PRA A INGRATIDÃO



TEXTO BÁSICO: LUCAS 17.11-19
Se há uma doença comum a toda a raça humana esta é a da ingratidão.
Infelizmente, por causa da natureza pecaminosa, o homem não consegue ser grato. Gostamos de receber e não de dar. O pouco que realizo divulgo demais e o muito que recebo sempre esqueço.
Balzac declara: “A gratidão é como aquele licor do Oriente, que só se conserva em vasilhas de ouro Mantém-se pura nas grandes almas; e azeda nas pequenas”.
Sêneca declara: “Só os espíritos bem formados são capazes de cultivar a gratidão”.
Um brocardo popular diz: “Há três categorias de homens mal agradecidos: os que calam os favores recebidos; os que cobram os favores recebidos e os que se vingam”.
A Ingratidão é uma doença espiritual. É a expressão máxima da pecaminosidade humana, refletindo a sua rejeição ao único Deus verdadeiro: Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. (Rm1. 21).


A frase não lhe deram graças é a conseqüência da rejeição consciente do homem a Deus, deixando de reconhecer os Seus atributos principais: eternidade, poder, sabedoria, bondade, verdade, justiça e misericórdia.
No Novo Testamento, a palavra gratidão (eucharistia = ações de graças) se reserva quase exclusivamente para ações de graças dirigidas a Deus (Rm 1.8; 2Co 1.11; Ef 1.15-16; Cl 2.7; 1Tm 2.1). Somente três vezes é usada para agradecimentos dirigidos a homens (Lc 17.16, At 24.3 e Rm 16.4).
A gratidão é um mandamento divino: Sede agradecidos (Cl 3.15). Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Ts 5.18). Demonstrar gratidão a Deus é um elemento básico e duradouro da vida cristã: Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.20). Uma vida cheia de gratidão é o estilo de viver do cristão, um inverso da vida sem Deus: antes, pelo contrário, ações de graças (Ef 5.4).
Em Lucas 17.11-19, temos um exemplo de como as pessoas reagem após receber os benefícios de Deus. Dez leprosos foram curados por Jesus e apenas um voltou para agradecê-lo.


2.1. MUITOS SÃO ABENÇOADOS, MAS POUCOS SÃO OS AGRADECIDOS.
É importante salientar as atitudes daquele único leproso que voltou para agradecer: Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. (Lc 17.15-16). Observe a ênfase: Um dos dez… Significa que poucos são aqueles que agradecem a Deus pelas bênçãos recebidas. Quantitativamente 10% apenas.
2.2. A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO
Vendo que fora curado… (Lc 17.15). Ele constatou que o milagre tinha acontecido por intervenção divina. Voltou, dando glória a Deus em alta voz. É interessante observar que aquele ex-leproso concentrou mais no autor do milagre do que no milagre em si. Ele glorifica a Deus, fonte de todas as bênçãos. Antes de festejar os resultados do milagre, festejou aquele que fez o milagre, numa atitude efusiva e sincera de gratidão “EM ALTA VOZ …” (PHONES MEGALES ). Alem de falar em alta voz prostrou-se diante de Jesus, numa atitude de adoração.
Precisamos tomar cuidado para não esquecermos que Deus é a causa do nosso sucesso: Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê (Dt 8.17-18).
2.3. DEUS AVALIA AS NOSSAS ATITUDES DE GRATIDÃO OU INGRATIDÃO
Jesus exclama com surpresa: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? (Lc 17.17-18). Deus não precisa da nossa gratidão para continuar sendo o que é. Ele não nos abençoa dependendo da nossa retribuição, contudo, como Pai, observa a nossa conduta.
Jesus focalizou três aspectos, na avaliação dos dez leprosos curados: a quantidade de ingratos é maior do que o numero dos agradecidos; o objetivo da cura foi promover a glória de Deus; e o samaritano que era o menos favorecido foi quem expressou maior gratidão.
2.4. A GRATIDÃO POSSIBLITA MAIORES BENÇÃOS.
Os dez leprosos foram curados fisicamente. Apenas um recebeu a benção completa: aquele que voltou para agradecer. E disse-lhe: levanta-te e vai; a tua fé te salvou. (Lc 17.19). Diferentemente dos outros nove, esse homem não foi curado apenas fisicamente, mas também a sua alma foi curada. Ele recebeu a salvação da alma porque voltou para agradecer. Os nove ex-leprosos voltaram para suas casas, curados apenas fisicamente.
Quem não agradece por pequenos favores, possibilita o recebimento de novos e maiores favores.
Observe que há dois tipos de fé: fé para receber bênçãos materiais e fé salvadora para receber a salvação da alma. Há dois tipos de salvação: salvação de doenças físicas e salvação da alma. (Lc 12.15; Jo 3.16, 18; Ef 2.8-9; Hb 11.6).
QUE EM 2011 SEJAMOS MAIS GRATOS PRIMEIRAMENTE COM O PAI CELESTIAL QUE NOS FORMOU E CRIOU PARA UM PROPÓSITO : VIVER PARA SERVIR !
QUE SEJAMOS GRATOS COM ÁQUELES QUE NOS MOSTRAM O CAMINHO EM QUE DEVEMOS ANDAR (RETO), QUE NOS ENSINAM COMO TER VESTES BRANCAS SEM MÁCULAS…HAJA LUZ EM MEIO A TREVAS…SEJAMOS SAL E LUZ NO MUNDO…AMOR, PRINCIPALMENTE A QUEM NOS ODEIA….SEJAM INSTRUMENTOS VIVOS DO PAI !


SHALOM !

Nenhum comentário:

Postar um comentário