terça-feira, maio 10, 2011

A FIGUEIRA ESTÉRIL

A FIGUEIRA ESTÉRIL


LUCAS 13:6-9




O proprietário da vinha é tratado apenas como certo homem. Se era rico ou não, pouco importa. O que conta não é o que ele é, mas o que diz. Esse homem tinha uma figueira em sua vinha, coisa muito comum em Israel. Depois de plantar, ele teve que esperar o tempo de dar frutos, mas a figueira não produziu. A decisão dele foi de cortar aquela arvore, mas o vinhateiro lhe pediu mais um ano para que cuidasse mais um pouco dela e ai veriam se ela daria fruto ou não.





CARACTERÍSTICAS DA PARÁBOLA:

 A lei de Moisés (Lev. 19:23) afirmava que depois de uma figueira plantada, ela começaria dar seus frutos, porém os três primeiros anos de produção não eram considerados puros, portanto a figueira já tinha 9 anos. Exemplo: 3 Anos de crescimento; 3 anos nos quais os frutos eram considerados ruins,impuros; e mais 3 anos que esse dono da figueira vinha até ela esperando seus frutos.

 A figueira foi plantada em terra boa, foi cuidada.

 Por não produzir ela estava “roubando” nutrientes das outras.

 A semente que deu origem a essa figueira também era boa.

ENTENDENDO A PARÁBOLA.

A- Jesus se referia a Israel que havia recebido de Deus tudo aquilo que precisava para produzir bons frutos, porém não correspondeu aquilo que Deus esperava. É fácil entender isso quando fazemos a relação entre Lucas e Isaías 5:5-6.

B- A parábola expressa uma verdade que com freqüência é esquecida: A paciência de Deus também se acaba. Veja que o dono da vinha deu mais um ano, ou seja, um tempo determinado.

C- No ocidente, os lenhadores cortam árvores. No oriente médio, a árvore é arrancada. A árvore, juntamente com seu tronco e maior parte de sua raiz, é considerada como um bloco e é removida. Este costume agrícola é expresso no texto de Lucas 3:9, onde João diz: “E também já está posto o machado a raiz das arvores” ( e não ao tronco). Assim o verbo 13:7 (Katargeo) significa literalmente arrancar e não cortar.

APLICAÇÃO DA PARÁBOLA.


- Quantos anos Deus têm esperado para que nós possamos produzir bons frutos? Será que Deus continuará a se decepcionar conosco? Aquele que não dá fruto, não pode se considerar um eleito.

Um comentário:

  1. PAZ MINHA QUERIDA.

    Vim agradece o carinho que tem dado ao meu blog, obrigado pelos comentários, desculpa se não apareço mais por aqui, faço Facul de Teologia, então tenho que ler e estudar bastante, fora meu compromisso com a minha casa e a igreja, mas leio sempre os comentários postados nos meus blogs...bem minha querida eu profetizo muitas bençãos sobre tu e tua casa...abraços e fica na paz desse Jesus maravilhoso que a cada dia amo de todo o meu coração...se desejar pode me acessar por email...
    krisagape26@hotmail.com...será um prazer para mim responder okkkk.

    ResponderExcluir