OBRIGADA POR SEGUIREM O MEU BLOG

sexta-feira, junho 29, 2012

IBGE: CATOLICISMO CAI 22,4% E VÊ NOVA ASCENSÃO DE EVANGÉLICOS


Herança da colonização portuguesa, o catolicismo enfrenta o momento de maior arrefecimento da história do Brasil. É o que constatou o levantamento feito em todos os municípios do País no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), que pesquisou em diversos níveis os aspectos religiosos da população brasileira. Em pouco mais de 20 anos, o número de brasileiros que se declararam católicos caiu 22,4%.








Para se ter uma ideia, em 1940, o mesmo IBGE constatava um percentual de 95% de católicos no Brasil. Em 1991, este número passou para 83%. Posteriormente, em 2000, na queda mais acentuada, foi para 73,6%, até chegar, 10 anos depois, nos atuais 64,6% dos cerca de 190 milhões de brasileiros.


Mesmo mantendo sua predominância, o catolicismo perde cada vez mais terreno para a religião evangélica. A pesquisa do Censo constatou que 22,2% do País está inserido nas crenças das igrejas de missão e pentecostais, dentre outras que pregam o evangelismo. O salto de 6,8%, em relação ao levantamento do ano 2000, se torna ainda maior se voltarmos ao ano de 1940, quando os evangélicos entraram na pesquisa e apareciam apenas com 2,6%. Ou seja, em pouco mais de 70 anos, cresceram 20,4%.

"Entre os católicos é comum ter pessoas não praticantes, que se declaram católicos. E nas outras religiões não, o que se declara é um participante mesmo. Essa é a grande diferença. O evangélico, por exemplo, participa muito mais. É fiel aos princípios da igreja", diz Cláudio Crespo, coordenador de população e indicadores sociais do IBGE. "A tendência é essa, de redução da população que se declarou católica, algo que vem sendo observado desde a década de 90", completa.
Se o catolicismo ainda é hegemônico, o Brasil, no entanto, convive cada vez mais com a pluralidade religiosa. O Censo revelou que 2% dos entrevistados se declararam espíritas (aumento de 0,7% em relação ao ano de 2000), enquanto que umbanda e candomblé respondem por 0,3% (sem alteração). Outras religiosidades, como o islamismo, por exemplo, estão presentes em 2,7% (acréscimo de 0,9%) da população, enquanto que 8% dos brasileiros não têm religião. Apenas 0,1% não souberam responder, ou não quiseram prestar a informação.
"Neste contexto, o (Estado do) Rio Grande do Sul é um exemplo interessante disso, porque dependendo da região, e da ocupação que ocorreu, o Sul tem uma presença espírita e umbandista forte, tem uma ocupação de evangélicos de missão e também de católicos. É um Estado que se mostra bastante plural", exemplificou Crespo.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste a diversificação dos grupos religiosos é marcada pela presença expressiva de evangélicos, sobretudo dos pentecostais, os quais têm também importante presença nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os católicos, por sua vez, ainda que soberanos, têm maior representatividade no Nordeste: 72% dos habitantes.


No comparativo dos sexos, 65,5% dos homens brasileiros se declararam católicos, na maior presença masculina dentre as religiões. Nas demais crenças, as mulheres são maioria: 24,1% são evangélicas, 2,3%, espíritas, 0,3% adeptas da umbanda e candomblé e 2,9%, de outras religiões.

Mais de 42 Milhões de Fiéis

O avanço das Igrejas Evangélicas no Brasil é ainda mais claro quando os percentuais são deixados de lado para o comparativo dos números brutos da pesquisa. São exatos 42.275.440 brasileiros que se declararam evangélicos, enquanto os católicos apostólicos romanos, majoritários, formam um grupo de 123.280.172 habitantes.

Dos cerca de 42 milhões de evangélicos, mais de 25 milhões são de origem pentecostal. Somente a Assembleia de Deus, Igreja de maior representatividade, possui 12 milhões de fiéis. Elas serviram de alicerce, ainda, para outro dado importante: enquanto 79% dos moradores de áreas urbanas responderam que são católicos, o maior número absoluto dos que moram no campo, nas grandes cidades, 23,5% são evangélicos.
"A partir do êxodo rumo às grandes cidades, da década de 70 para 80, você tem o surgimento da Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, que aproveita a oportunidade para criar o que chamamos de igreja de periferia, como igreja de portas abertas para receber esse pessoal 'sem eira nem beira', sem ter onde ficar", explica Maria Goreth, coordenadora de indicadores sociais do IBGE.

Este efeito migratório encontra reflexo ainda nas idades dos entrevistados. Se os católicos encontram mais representatividade entre os brasileiros que têm mais de 40 anos, ou seja, oriundos da época em que o catolicismo era soberano, os evangélicos têm maior proporção entre crianças e adolescentes, que escolheram a religião que acolheu os pais neste êxodo.

Outras Curiosidades

- O município de União da Serra, no Rio Grande do Sul, é o mais católico do Brasil: 99,18% dos moradores seguem da religião; - O município de Arroio do Padre, também no RS, é o mais evangélico: 85,84% dos moradores; - Palmelo, em Goiás, concentra o maior número de espíritas: 45,5%; - Cidreira, novamente no RS, tem 5% de praticante de umbanda e candomblé; - O islamismo responde apenas por 1,2% do grupo de outras religiosidades; - Sobre os que se declararam sem religião, 4% são ateus.

4Visite OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Ezequiel Oliveira
11:27 (3 horas atrás)
Email: Enviado pelo 

8 comentários:

  1. é por que catolico é burro e quando aprende a ler e escrever, saem da religiao diabolica que se chama catolica , a religiao mas ridicula do mundo diz ser cristã e adora todo simbolo do satanismo que existe no mundo rs

    ResponderExcluir
  2. Oi meu Amado "Anônimo"... Vamos ter mais cuidado em fazer comentários sobre os nossos amigos católico, aliás, devemos ter mais amor por eles... muitos de nós já fomos católicos; e na realidade, existe católicos sinceros, porém, estão, como a bíblia diz: "O Deus deste século, cegou os olhos deles para que não entendessem a verdade. II Co 4.4. Oremos por todos eles.... e não é questão de saber ler ou não....

    Obrigada por ter vindo até aqui....

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos protestantes, nós também rezamos por vocês. A letra vos matou. Se dois de vós não concordam entre si, razão pela qual são milhares de igrejas evangélicas, é óbvio que nem todos estão certos. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente e assim ele não tem dois opiniões distintas para um mesmo tema. Entre vocês existem os que batizam e os que não batizam. Uns acatam o divórcio e outros o repudiam. Tem a unção do chulé, unção da meia, unção do zoológico, unção da vassoura. Entre vós uns chamam os outros de hereges. Macedo prega o aborto, Malafaia a demoníaca prosperidade, Santiago nega que Jesus Cristo seja Deus, Terra Nova prega que se deve perdoar a Deus pelos "erros" do Altíssimo para com o homem, Soares diz que ajudar os pobres desvia recursos da igreja e Manoel Ferreira chama para seu púlpito o luceferino Reverendo Moon. Quem está em apuros dando ouvidos aos falsos mestres ? Mesmo que vós não pratiquem tais abominações, quando se fazem "irmãos em Cristo" de um destes, tornam-se cúmplices das obras más. Quem recebeu de Jesus a ordem: "apascenta as minhas ovelhas ?" Quem recebeu de Jesus a ordem: "confirma teus irmãos na fé ?" a quem Jesus disse: "o que ligares na terra será ligado no céu ?" Foi algum dos vossos que ouviu de Jesus tais coisas ? Se hoje vós tem a Bíblia, é porque a Igreja Católica guardou e manteve intactos os textos originais. Foram 03 séculos até que a Igreja apresentasse a Bíblia ao mundo. O vosso pai Lutero nasceu 1.200 anos depois. E é a ele que vós escutais ? Lutero que chamou a Jesus Cristo de adúltero e bêbado. Leiam as obras do pai do protestantismo. A quem devo escutar meus amigos ? Tomás de Aquino ou Malafaia ? Agostinho ou Macedo ? Teresinha de Lesieux ou Santiago ? Ratingzer ou Soares ? João Maria Vianney ou Valadão ? Devo escutar a Igreja que atravessou 2 milênios ou devo escutar a seita da minha esquina ? Que ninguém se engane. A Igreja Católica assistiu a derrota de Napoleão e seu exército "invencível". A igreja assistiu a derrota de todos os seus inimigos. Hitler, Nero e Stalin. A temida União Soviética inimiga número do catolicismo caiu. Foi o próprio Jesus que disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Quem tem ouvidos que ouça: "Fora da Igreja Católica não há salvação."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado é como na hora das pesquisas e estatísticas os filhos de Lutero se juntam como se fizessem parte do mesmo grupo e como se todos cressem nas mesmas coisas. Não existe uma seita igual a outra em matéria de doutrina. É como se Jesus tivesse várias opiniões diversas para cada tema. Uma espécie de Jesus do "Tanto faz".Nem se importam de figurar junto ao satânico Edir Macedo ou o degenerado Malafaia. O comentário do anônimo acima reflete o nível de doutrinação e lavagem cerebral vividos nas seitas protestantes. Mero seguidor de homens. Nota-se tratar-se de alguém cheio de ódio e longe do amor de cristo. Confessa Jesus com a boca, mas o nega pelas obras. Exatamente como fazia seu pai o filho de lúcifer Martinho Lutero. Napoleão uma vez foi encorajado a fundar uma igreja tão grande era sua popularidade. Disse o maior estrategista de todos os tempos: "Para fundar uma igreja duas coisas são necessárias. Morrer em uma cruz e ressulcitar dos mortos. A primeira eu não quero e a segunda eu não posso."

      Voltaire inimigo da igreja católica, parabenizado por seus amigos pela destruíção de uma capela. "Que ningueém se iluda. A fé católica pode parecer apenas uma brasa, mas logo recupera o vigor. Quanto mais atacada, mais cresce em graça e sabedoria. Que ninguém se engane, mas a fé católica é fogo inextinguível."

      Santo Agostinho: "Fora da Igreja Católica é possível encontrar pessoas honradas. É possível encontrar quem defenda o evangelho e quem confesse a Trindade. Encontra-se ainda aleluias e améns. Fora da Igreja Católica encontra-se de tudo. Menos salvação."

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  5. Primeiro lugar "Anônimo" obrigada por entrar no meu Blog ler e deixar o seu comentário..

    Em segundo lugar esta postagem do IBGE: "CATOLICISMO CAI 22,4% E VÊ NOVA ASCENSÃO DE EVANGÉLICOS", não foi feita por mim, a penas postei... Posto no meu Blog algo que acho construtivo, ensinável... e atual...

    Porém, sobre os números de Protestantes subindo ou caindo, isto é só NÚMERO, só estatística... hoje em dia, muita gente se diz Evangélico, parece até moda....

    Mas isto não importa.... até porque igreja nenhuma salva ninguém, SÓ QUEM SALVA É JESUS DE NAZARÉ, FOI ELE QUE MORREU PELOS NOSSOS PECADOS.- OS MEUS E O SEU!

    Eu sou evangélica SIM, com muito prazer, pertenço a Assembléia de Deus no Brasil, ela também não salva ninguém, assim como a maior igreja que existe: A CATÓLICA!
    Eu sirvo a JESUS, foi Ele que morreu e ressuscitou por mim!

    Com relação os grandes nomes da história, de hoje e de antigamente, sobre o que eles disseram e fizeram, eles irão prestar contas diante de nosso SENHOR JESUS CRISTO.

    Eu procura sim, cumprir a Palavra de Deus, amar meu próximo e me desviar do mal... é isto que a Bíblia manda fazer... ficar defendendo Protestantismo & Catolicismo, não preciso disto... e nem perco o meu tempo com isto, Jesus disse que a IGREJA é DELE! É ELE quem defende a SUA IGREJA!

    Eu sei em quem tenho crido... e ponto final...

    Achei interessante a Estatística do IBGE, mas isto, nem de longe me faz orgulhar, ou achar que os evangélicos estão em vantagens... Não! Isto é ilusão....

    NUNCA, nunca mesmo a Igreja Evangélica ou Protestante, como queira, foi a maior, e nunca será.... se a estatística diz isto.... é porque hoje as pessoas, quando não são católicas, dizem ser evangélicas; quando não são Evangélicas dizem ser Católicas.

    É uma mistureda só!

    Agora a Bíblia diz que no final saberemos quem serve e quem não serve a Deus.

    [Ml 3. 18] "ENTÃO, VEREIS OUTRA VEZ A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO; ENTRE O QUE SERVE A DEUS E O QUE NÃO O SERVE".

    Mas temos livre arbítrio, dado por DEUS para escolher a quem servir... Eu escolhi SERVIR A JESUS... E VOCÊ?! A escolha é Sua...

    Obs. Você faz parte do meu Blog? Você sempre deixa os seus comentários, mas ainda não tenho certeza se faz parte deste Blog...

    Obrigada, fique sempre a vontade para escrever aqui... vejo que ler, observa, discute... questiona; és uma pessoa com uma porção de conhecimento... Parabéns....

    É um prazer tê-lo aqui....

    Até mais ver!!! Risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, agradeço a oportunidade. Destaco também o carinho e forma democrática com a qual fui tratado. Apenas fiquei chocado com o comentário do anônimo sobre os católicos. Espero que compreenda. Existem bons e maus em todos os lugares e como sabemos nenhum justo diante de DEUS. Não vou polemizar sobre teologia, pois acredito que seria deselegante da minha parte que recebeu da senhora tão calorosa acolhida. Espero que fique na paz do nosso Senhor Jesus Cristo que vive e Reina com DEUS Pai na Unidade do Espírito Santo, Amém.

      Excluir
    2. Cadê você com os seus comentários interessantes? Sumiu por que?
      Apareça e deixe sua marca...

      Até...

      Excluir