quinta-feira, setembro 06, 2012

AS SETE LEIS DA CRIATIVIDADE


         
Esse ambiente exigirá que as empresas procurem trabalhadores com perfil mais empreendedor disposto a perturbar a ordem econômica com um novo produto ou serviço, tendo como base o processo criativo.

As sete leis da criatividade são:





1.    Domine a Autocrítica - A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para melhorar a sua criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação;
2.    Seja um Entusiasta da Mudança - A ligação entre criatividade e mudança é óbvia, pois é esse processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente.
3.    Busque o Diferente - Não fique no usual: Leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas.
4.    Persista - Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o principio da seleção, quer seja de espécies, quer seja de idéias.
5.    Aumente o Seu Conhecimento - Fator imprescindível a criatividade: o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo.
6.    Distribua a Sua Criatividade - Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você.
7.    Sonhe Com o Impossível - Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável que pareça, além de ser sedutor, é a marca registrada dos grandes inventores, e de alguns dos grandes gênios.



Avalie cada uma das leis e analise em quais vocês se encaixa. Depois estabeleça um plano para cumprir as demais. Lembre-se que inovar é o passo final de um longo caminho. Nas empresas trata-se de um processo longo, difícil e doloroso de mudança da cultura organizacional e que exige disciplina e determinação por parte de todos os níveis das empresas.

Fonte: dos meus arquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário