domingo, março 24, 2013

SAUDAÇÕES SIMPLES



SAUDAÇÕES SIMPLES, TELEFONEMAS INESPERADOS, O LUGAR COMUM NA CAPELA, A VESTE BRANCA, A DISPENSA DO OURO...



Image Alternative Text



O Papa Francisco em 13 gestos que revelam a sua simplicidade e dão a marca do seu estilo:

1) Eleito Papa, não Sentou no Trono

Assim que foi eleito Papa pelos cardeais reunidos em Conclave, em vez de se sentar no trono papal para receber os cumprimentos, Francisco ficou de pé para receber as saudações dos cardeais que o elegeram.

2) Não Usou Ornamento com Ouro Para se Apresentar ao Mundo

Na sua primeira aparição pública, no balcão da Basílica de São Pedro, logo após o anúncio “Habemus Papam”, Francisco saudou os fiéis com uma veste simples, toda branca. Ele não usou sobre os ombros a mozeta, um precioso manto vermelho com detalhes em ouro.

3) Saudação Simples

O Papa Francisco saudou o povo com uma “boa noite”. Ao se despedir, desejou novamente a todos uma boa noite e um bom descanso.

4) Falou Como Bispo de Roma e Quer Presidir na Caridade

Em suas palavras iniciais, o Papa Francisco falou como “bispo de Roma” e disse que quer "presidir na caridade”. Ou seja, reforçou o espírito de colegialidade com os bispos do mundo e afirmou que não pretende presidir como um monarca absoluto, mas sim no amor e na fraternidade.

5) Pediu Para o Povo Rezar Por Ele

O Papa Francisco reclinou-se e recebeu a oração silenciosa do povo que acompanhava o anúncio do novo papa.

6) Já Papa, Seguiu de Ônibus

Ao final de sua primeira aparição pública no Balcão da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco retornou à Casa Santa Marta de ônibus com os demais cardeais. Ele seguiu para o mesmo quarto simples onde estava hospedado, dispensando carro oficial, comitiva e seguranças.

7) Foi Pagar a Conta do Hotel

Na sua primeira manhã como Papa após ir rezar na Basílica de Santa Maria Maior, deu uma passada no hotel onde estava hospedado antes de iniciar o Conclave, para pagar ele mesmo a conta de sua estadia. Ali cumprimentou a todos. Ele estava em carro simples, mais uma vez tendo dispensado seguranças e comitiva.

8) Telefonou Para o Jornaleiro e o Dentista

O Papa telefonou para o jornaleiro que lhe entregava o jornal em Buenos Aires, agradeceu pelo serviço e pediu que ele suspendesse as entregas agora que ele estava se mudando. Ele também telefonou para o seu dentista, retornando uma mensagem de felicitação que este tinha lhe enviado.

9) Dispensou os Sapatos Vermelhos

Francisco continuou a usar os mesmos sapatos pretos que trouxera de casa. Ele dispensou os tradicionais sapatos vermelhos dos papas.

10) Cruz Simples e Anel de Prata

Francisco continuou a usar a cruz simples de metal que usava ainda antes de ser bispo. Dispensou a cruz de ouro. Para o anel pontifício, o “anel do pescador”, também dispensou o ouro. Pediu que fosse feito em prata.

11) Dar o Dinheiro da Viagem Para os Pobres

 
Pediu aos argentinos que, ao invés de se deslocarem a Roma para participar da missa de inauguração do pontificado, guardassem o dinheiro da viagem e o dessem aos pobres. 

12) Desceu do Papamóvel Para Beijar uma Pessoa com Deficiência

Ao passar de carro aberto entre as fileiras de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a missa inaugural de seu pontificado, o Papa Francisco viu um jovem que carregava no colo uma pessoa com deficiência. Então o Papa desceu do veículo e foi beijá-la e abençoá-la.

13) Missa Comum na Capela da Casa Santa Marta

Quem estivesse na Capela da Casa Santa Marta no início da manhã da sexta-feira 22 de março poderia se surpreender com alguém muito especial sentado no banco ao seu lado: o Papa Francisco. Ele tinha celebrado a missa para os jardineiros e garis do Vaticano. Depois foi se sentar em um dos bancos do fundo da capela, para um momento de oração pessoal.

Fonte: http://www.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário