OBRIGADA POR SEGUIREM O MEU BLOG

sexta-feira, junho 20, 2014

EXISTE MULHER PASTORA?


O pastor Hermes C. Fernandes causou polêmica em seu blog ao defender a ordenação de pastoras. De tradição anglicana Fernandes usa a internet para falar de assuntos diversos, mas não esperava que seus leitores fossem responder de forma tão ácida contra o tema.
A ordenação de mulheres como líderes ministeriais divide opiniões entre os evangélicos, enquanto muitas já assumem títulos como pastoras e bispas, em outras denominações elas podem no máximo cantar, reger corais e fazer parte do círculo de oração.
No seu post Fernandes recebeu comentários de ambas as vertentes, tanto quem defende a ordenação de mulheres, como quem critique e dê versículos bíblicos condenando o ministério feminino. Com o título de “7 razões favoráveis para a mulheres pastoras”, Hermes Fernandes explica sua visão sobre esse ministério.
Em primeiro lugar ele explica que Cristo desfez as distinções entre etnias, classes sociais e gêneros. “Se Deus pode incluir judeus e gentios no ministério, por que não incluiria tanto homens quanto mulheres?”, questiona o pastor que em seguida afirma que a atividade pastoral é um dom.
Usando estudos e passagens bíblicas o texto postado no dia 13 de março instigou os leitores de seu blog, mostrando que os versículos que são usados para condenar a ordenação feminina não foram escritos com esse contexto. “Ora, se as mulheres devem manter-se caladas na igreja, conforme interpretam alguns a instrução paulina, logo, como elas poderiam profetizar? Por linguagem de sinais?”, diz.
Fernandes dá diversas razões para apoiar o ministério de pastoras, diaconisas e bispas, dando até exemplos de que na Igreja Primitiva havia sim liderança feminina, citando Romanos 13: 1 a 7.
No texto original, Febe é chamada “diaconisa na igreja em Cencréia”. De acordo com o testemunho do autor patrístico Teodoreto de Ciro (393 – 466 d.C.)”.
Leia o texto na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário