ADMEP –
ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO ESTUDANDO A
PALAVRA
EBD - Escola Bíblica Dominical
DEC - Departamento de Educação Cristã
Tema:
“UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL À
LIDERANÇA”
TEXTO ÁUREO
“Ninguém
despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no
amor, no espírito, na fé, na pureza.”
(I Tm 4. 12)
VERDADE PRÁTICA
“As
cartas pastorais reúnem orientações à liderança cristã e aos membros em geral
para que vivam conforme a vontade de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
I Timóteo 1.1, 2; Tito 1.1 – 4.
à
Objetivos Geral: -
Apresentar um panorama
geral das epístolas paulinas de Timóteo e Tito.
à
Objetivos Específicos: -
Abaixo, os objetivos
específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por
exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
à
Introduzir – as epistolas
pastorais de Timóteo e Tito.
à
Conhecer – os
propósitos das epístolas de Timóteo e Tito.
à
Conscientizar – a respeito da atualidade das epístolas
pastorais.
Introdução:
- Neste trimestre teremos a oportunidade ímpar de estudar as Epístolas de 1
e 2 Timóteo e Tito. Estas cartas, em geral, são consideradas um
conjunto, já que foram dirigidas a dois jovens pastores que cuidavam do rebanho
do Senhor juntamente com Paulo. O conteúdo destas está repleto de conselhos
úteis sobre a estrutura da vida da Igreja. Estes conselhos fazem destas cartas
verdadeiros manuais eclesiásticos para a liderança das Igrejas de hoje.
I. AS EPÍSTOLAS
PASTORAIS
1) Cartas
pastorais. – A
Primeira Epístola a Timóteo, Tito e a Segunda Epístola a Timóteo são chamadas
de Epístolas Pastorais. Elas
foram escritas, provavelmente, nessa ordem. São consideradas as últimas
epístolas de Paulo e possuem algumas características comuns. Primeiro,
elas são dirigidas a indivíduos, ainda que fossem também indicadas para serem
lidas nas igrejas pelas quais Timóteo e Tito eram responsáveis. Segundo, Paulo estava especialmente
preocupado com o sério problema dos falsos mestres, que desviavam os cristãos
da fé. Terceiro, as epístolas foram escritas já no final da vida de
Paulo, quando a necessidade de maior estrutura eclesiástica estava se tornando
mais aparente. [A Bíblia de Estudo da Mulher]
2)
Propósitos
de Cada Carta:
à
I Timóteo - O objetivo primário da epístola era estimular em sua difícil
tarefa de lidar com erros doutrinários e problemas práticos na igreja em Éfeso,
bem como lhe dar instruções a respeito das responsabilidades pastorais e
qualificações e deveres da liderança eclesiástica.
à
II Timóteo – O objetivo imediato de Paulo
na carta era exprimir um apelo carinhoso para que Timóteo viesse até ele
(4.9,11,13,21). Entretanto, a principal preocupação de Paulo era o bem-estar da
igreja, e ele instruiu Timóteo a aperfeiçoar sua organização e garantir o evangelho.
Ao perceber que sua morte estava eminente e que talvez Timóteo não chegasse a
tempo de uma última visita. Paulo aplicou em sua carta palavras solenes de
aconselhamento. Sua preocupação era com o evangelho, e ele expressou a Timóteo
sua inquietação com o fato de que seu jovem colaborador transmitisse fielmente
o evangelho após a morte do antigo guerreiro. A carta incita Timóteo a ser fiel
face às dificuldades, deserções e erros.
à
Tito - Paulo deu a Tito, um pregador do
evangelho relativamente jovem, a difícil tarefa de dirigir a palavra em Creta.
Mais tarde, ele escreveu esta carta para dar a Tito instruções mais detalhadas
sobre a realizações de seus deveres pastorais. [Bíblia de Estudo Plenitude]
3) Datas e
Locais em que foram escritas.
– 1 Timóteo, talvez
escrito da Macedônia, por volta de 67 d. C. (I Tm 1.3). 2 Timóteo, Escrito de Roma, cerca de 68 d. C.
Aparentemente Paulo foi libertado da prisão depois do registro de Atos 28,
cerca de 64 d. C., viajou cinco ou seis anos indo o Oeste, na direção da
Macedônia e Ásia Menor (I Tm 1. 3; Tt 3. 12), como antecipado em Fp 1. 26; 2. 24; Fm 22, e foi preso novamente e enviado
a Roma para a execução, depois de ter escrito 2 Timóteo. Tito, talvez da Macedônia, cerca de 67 d. C. (I Tm 1.
3). [Bíblia de Estudo DAKE]
4) Conteúdo: - As três cartas pastorais (1ª
Timóteo e 2ª Timóteo e Tito) formam um conjunto literário, devocional e
doutrinário em que se observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos
propósitos para que foram escritas, o que reforça a evidência interna de que
seus escritos tiveram origem na mente do seu autor, que foi o apóstolo Paulo. Nas
três cartas, percebe-se a preocupação de Paulo em orientar as igrejas quanto à firmeza na fé cristã, ante os perigos
das falsas doutrinas, sua organização eclesiástica e administrativa, e sobre
como uma comunidade que saía do judaísmo para uma nova visão perante a
realidade do mundo, de seu tempo e do futuro da Igreja, em termos
escatológicos. Esse conteúdo poderá ser mais bem entendido quando da análise de
cada epístola em particular. As mensagens dessas cartas vão além de uma missiva
a seus jovens obreiros. São epístolas cujo conteúdo doutrinário é tão profundo,
que servem de fundamento bíblico para a edificação das igrejas cristãs, ao
longo dos séculos. Sua mensagem, ainda que escrita por volta de 64 d. C.,
revela-se muito bem apropriada para as necessidade espirituais das igrejas
atuais, em plena época da chamada Pós-Modernidade.
a)
Saudação. – Nas saudações aos destinatários
(Timóteo e Tito), Paulo demonstra o seu cuidado para com os jovens obreiros (I
Tm 1. 2; Tt 1. 1 -4; 2 Tm 1. 1 – 2).
b) Qualificações
ministeriais: - Paulo
demonstra que para ser Ministro do evangelho, há requisitos a serem respeitados
(I Tm 3. 1 – 13). Há dezesseis (16) qualificações para os Bispos ou
Pastores e treze (13) para os
diáconos. Para os Bispos começa com a advertência de: “Seja irrepreensível”;
para os diáconos, “Sejam honestos”. [Bíblia de Estudo DAKE].
c)
Alerta
contra os falsos mestres e as falsas doutrinas. (I Tm 4. 1 -5; Tt 1. 10 – 16). Falsos mestres e falsas
doutrinas já existiam nas igrejas e infelizmente ainda existem em muitos
lugares.
d) Cuidado com
a “sã doutrina”. – (I Tm 1.
10; 6. 1. 13; 4. 3; Tt 2. 1); a falta
desse cuidado contribui para a disseminação das heresias e desvios de toda a
espécie.
e) Comportamento
e conselhos a diversos grupos. – (I Tm 5. 1 – 15; Tt 2. 1 – 10). Paulo fala a respeito dos
servos, senhores, pais, filhos, jovens e outros grupos.
II. PROPÓSITO E
MENSAGEM
As cartas pastorais de I Timóteo, 2 Timóteo e Tito
tinham em comum os seguintes propósitos:
1)
Orientar os
líderes quanto à vida pessoal. – [...] Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;
persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvará, tanto a ti mesmo
como aos que te ouvem” (I Tm 4. 12, 16). A orientação para os Obreiros e igrejas em
geral – O Apóstolo Paulo as escreveu para dar instruções ao ministério que seus
dois amigos Timóteo e Tito tinham recebido da parte de Deus.
Nelas, Paulo escreve a respeito da organização da igreja, dá instruções sobre
várias heresias e oferece descrições das qualidade de alguém que aspira ao
ministério da igreja e quais exigências cumprir para que sejam bons ministros
do evangelho.
2) Combater as
heresias. – “A responsabilidade imediata de Timóteo era
esta: ‘Para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina’. O Apóstolo não
nos informa a quem ele se referia quando emitiu esta ordem; Timóteo
provavelmente já sabia muito bem quem eram os envolvidos. Paulo usa termos
vagos para descrever a natureza destas heresias: Fábulas ou... genealogias
intermináveis, que mais produziam questões do que edificação de Deus, que
consiste na fé.
Mesmo que
seja impossível concluir com plena certeza quais eram esses ensinos nos que o
apóstolo percebia que estavam minando a fé dos cristãos efésios, não é forçar a
interpretação sugerir que se tratava de um começo de gnosticismo. A heresia
conhecida por gnosticismo, que no século II se tornou ameaça séria à
integridade do ensino cristão, tinha raízes judaicas e gentias. Houve três
fases sucessivas da influência judaica na igreja primitiva. A segunda era a
fase judaizante que Paulo combateu com tanta eficácia na Epístola aos Gálatas.
É sobre a terceira fase, em que havia ‘revelações fingidas sobre nomes e
genealogias de anjos’, que o apóstolo procura avisar Timóteo” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p.
452).
III. UMA MENSAGEM
PARA A IGREJA LOCAL E A LIDERANÇA DA ATUALIDADE
Estamos vivendo os tempos trabalhosos que Paulo falou
em 1 Timóteo 4. 1, 2. Precisamos estar atentos, por isso, vamos estudar duas
heresias da atualidade. Estas precisam ser confrontadas com a Palavra de Deus.
1) O
“Evangelho” da prosperidade. – “Confissão Positiva”, Você é um “deus” pode tudo; tudo o que disser
tornar-se-á realidade, e terá o mundo e as riquezas que desejar, nem pobreza
nem enfermidades. Com essa heresia Satanás leva as pessoas a crerem que o
crente não pode ser pobre, não pode adoecer e pode possuir tudo o que quiser,
pois ele é “um Deus”! Julgam-se com autoridade suprema para decretar,
determinar, exigir e reivindicar as promessas e bênçãos de Deus. À luz da
Palavra de Deus, tal ensinamento equivale a orgulho, presunção e soberba. Tal
ensino é contrário as Escrituras Sagradas. Isso é doutrina de demônio. Paulo
deixou Timóteo em Éfeso para advertir alguns que não ensinem outra doutrina” (I
Tm 1. 3).
2) Apostasia
dos últimos dias. – Nos últimos
dias, muitos abandonariam a fé em Cristo. “O
Espírito Santo revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma
rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo. Aparecerão na igreja
pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns
realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo
eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos
enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e zelo por Deus que tinham
antes, desviarão muitas pessoas.
Muitos
crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (2 Ts 2. 10) e de
resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias. Por isso, o evangelho
liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em
muitas igrejas”. (Bíblia de
Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1870).
IV. MENSAGEM PARA
A LIDERANÇA
1) Administração
eclesiástica. – Em 1
Timóteo 3. 1 – 12 e em Tito 1. 6 – 9, vemos um verdadeiro conjunto de
diretrizes para a ordenação de Obreiros ao ministério. Há dezesseis (16) qualificações para os Bispos ou
Pastores e treze (13) para os
diáconos.
2) Ética
ministerial. – Na
segunda de Timóteo 2. 15, Paulo exorta o ministro a respeito de como se
apresentar a Deus. Aqueles que são chamados por Deus para liderar parte de seu
rebanho devem ser líderes de verdade. Nem todos sabem o que é ser líder. A
verdadeira liderança estabelece-se pelo exemplo, pelo testemunho, muito mais do
que pela eloquência, pela oratória ou pela retórica (Fp 3. 17; I Co 11. 1). O
líder cristão não é o que manda. É que serve. Não é o maior. É o menor. Jesus
deu precioso ensino sobre isso em Mateus 20. 24 – 28.
“A liderança é essencial à
vida e missão da igreja. Sem ela, a igreja tropeça e cai num curso incerto em
sua peregrinação rumo a um lugar melhor. Sem liderança, a igreja não é capaz de
cumprir seus propósitos de ministrar eficazmente aos de dentro e alcançar os de
fora, nem pode render a Deus a glória de que Ele merece.
O pastor é a pessoa chamada
para prover a liderança final da igreja, não importando o sistema
administrativo dela. O sucesso da igreja depende em grande parte de sua
capacidade de liderança.
Liderança é bíblica. A ideia
de alguém liderando outros está fundamentada nas Escrituras. Assumir papel de
líder na igreja de Deus e esperar que outros sigam seu exemplo não é egoísmo,
autoritarismo, condescendência nem pecado. Temos certeza disso porque as Escrituras
deitam as bases e os princípios da liderança cristã”. (MACARTHUR,
John. Ministério Pastoral: Alcançando a excelência no ministério
cristão. 7. Ed. Rio de janeiro; CPAD, 2012, pp. 294-5).
Conclusão: - As cartas pastorais – escritas por
Paulo e enviadas às igrejas de Éfeso e de Creta por mãos de Timóteo e de Tito,
respectivamente – são verdadeiros manuais de Administração Eclesiástica. Elas
contêm doutrina, ensino, exortações, quanto a assuntos práticos, mas, também,
diretrizes gerais sobre liderança, designação de obreiros, suas qualificações,
as responsabilidades espirituais e morais do ministério, o relacionamento com
Deus, com os líderes e as relações interpessoais. São riquíssimas fontes de
ensino precioso para edificação das igrejas locais, nos tempos presentes.
BIBLIOGRAFIA
ü
Bíblia de estudo Líder Pentecostal
ü
Bíblia de Revelação Profética
ü
Bíblia de Estudo Plenitude
ü
Bíblia de Estudo DAKE
ü
Bíblia de Estudo da Mulher
ü
As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais – Autor da Lição –
Elinaldo Renovato de Lima.
Lição Elaborada pela Professora, Maria
Valda
![]() |
Pastora- ADMEP MARIA VALDA |
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