O QUARTO MANDAMENTO
“LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR.
SEIS DIAS TRABALHARÁS, E FARÁS TODA A TUA OBRA.
MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO SENHOR TEU DEUS; NÃO
FARÁS NENHUMA OBRA, NEM TU, NEM TEU FILHO, NEM TUA FILHA, NEM O TEU SERVO, NEM
A TUA SERVA, NEM O TEU ANIMAL, NEM O TEU ESTRANGEIRO, QUE ESTÁ DENTRO DAS TUAS
PORTAS.
PORQUE EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA,
O MAR E TUDO QUE NELES HÁ, E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU; PORTANTO ABENÇOOU O
SENHOR O DIA DO SÁBADO, E O SANTIFICOU” -
ÊXodo 20:8-11.
Caro
leitor, eu estou ciente de que não tenho a última palavra neste assunto, o qual
vem sendo discutido a milhares de anos; e, tão pouco é a minha intenção impor a
minha crença com relação a este particular; mas, pela graça de Deus, desejo
expor e propor o que tenho crido ser a verdade e a vontade de Deus, revelada
para nós e nossos filhos para sempre.
O
primeiro mandamento nos ensina a quem adorarmos; o segundo, como o adorarmos; o
terceiro, a forma reverente de o adorarmos; e o quarto, o dia de o adorarmos.
O!
Shabbat? é um dia santo, um dia que deve ser separado dos demais dias da
semana; um dia que devemos deixar de lado o nosso trabalho comum; um dia que
devemos consagrar inteiramente para o louvor da glória de Deus.
Você
tem feito isso? Tem amado e observado o! Shabbat?? Tem consagrado um dia ao
SENHOR? Ou você tem profanado o! Shabbat? Do SENHOR teu Deus?
I.
O quarto mandamento de Deus, é lei moral.
Como
o leitor mesmo sabe, tem havido muita discussão acerca de toda a lei e
principalmente acerca do quarto mandamento. As pessoas têm questionado se ele
faz parte da lei moral e eterna de Deus, ou, se era apenas uma lei cerimonial
que foi abolida com Cristo na cruz.
Há
de se entender, que no quarto mandamento há aspectos ou detalhes de natureza
cerimonial e positiva, mas nem por isso devemos negar que o! Shabbat? Seja lei
moral, pois ele faz parte de um contexto onde todos os demais são lei moral, e
não há porque concluir que ele seria diferente.
Moralmente
ele deve vir após seis dias de trabalho, e, é obrigatório a todos os homens, de
todos os tempos, e de todas as idades; cerimonialmente o dia sétimo foi dado a
Israel.
Há
em nossos dias alguns pensadores livres que deturpam as escrituras a fim de
justificar a sua irreverência ao quarto mandamento, dizendo! Não estamos
debaixo da lei, mas debaixo da graça? Rm.6:14. Portanto não estamos sob a
obrigação de guardar o! Shabbat? Pois estamos livres para fazermos o que
desejarmos. E assim eles fazem! O dia do Senhor? Parecer uma terrível
escravidão, testificando que nunca compreenderam o verdadeiro sentido do
mandamento.
Com
relação à Rm.6:14, o que o apóstolo tem em mente é que a lei em si, embora seja
santa justa e boa, não nos torna aptos para vencermos o pecado, mas debaixo da
graça de Deus em Cristo, temos a vitória, pois o pecado não terá domínio sobre
nós, e assim cumprimos a lei pela graça.
?
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei?
Rm.3:31. E assim, a lei traz consigo uma obrigação, mas quando a contemplamos
pela graça vemos uma oportunidade de descansarmos um dia em comemoração a
consumação de mais uma obra de Deus em Cristo por nós.
Alguns
argumentam que Paulo nos dispensa do mandamento do dia de descanso, em Rm.14: 5!
Um faz diferença entre dias e dias, mas outro julga iguais todos os dias. Cada
um esteja inteiramente seguro em sua própria mente? A princípio, a leitura
desse versículo pode nos fazer pensar isso; entretanto, se Paulo estivesse
referindo-se ao princípio do sétimo dia, ele estaria subvertendo um dos
mandamentos e ignorando Gn.2:3. Na verdade, ele não estava fazendo nenhuma das
duas coisas. Paulo está falando sobre dias santos que os homens inventam.
Ele
fez o mesmo em Cl.2:16, onde adverte contra o julgar as outras pessoas por
observarem ou não! Dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados? Paulo
literalmente estava falando sobre feriados especiais! Não sobre o dia de
sábado, e sim sobre outros dias de descanso. Mesmo na época do A. Testamento
havia outros dias especiais de descanso, além do quarto mandamento; e embora
fossem muito importantes para os judeus, não tinham qualquer significado depois
da vinda de Jesus. Existe apenas um dia especial de descanso estabelecido por
Deus para todos os tempos; e este dia se encontra em Êx.20:8-11. (Brian
Edwards)
Outros
teólogos dizem que esse mandamento não faz parte daqueles que estão escritos no
coração humano; dizem que o! Shabbat? Não é lei moral porque os homens não se
sentem culpados quando o violam.
Eu
discordo inteiramente desse modo equivocado de pensar, pois a incapacidade do
homem em perceber a sua culpa, não determina o mandamento. Muito há, que adoram
a Baal, a Buda... violando assim o primeiro mandamento e não se sentem
culpados; o mesmo poderia ser dito do segundo e do terceiro mandamento.
A
verdade é que os mandamentos, principalmente os quatros primeiros, que diz
respeito a nossa responsabilidade para com Deus, são bastante imperceptíveis
por causa do pecado; os seis últimos mandamentos, que diz respeito a nossa
atitude para com o próximo, são de mais fácil percepção: Honrar pai e mãe, não
matar, não adulterar, não roubar...
Mas,
o fato é que o homem tem consciência de uma divindade; consciência que o leva a
prestar culto; consciência da existência de uma forma correta de se aproximar
da divindade, e isso ele expressa pelos rituais; e consciência da necessidade
de separar um tempo exclusivo para a adoração da divindade. Isso é que
testifica que o mandamento é lei moral.
Isso
é real até mesmo na consciência dos nativos. Os índios ou quaisquer outros
povos têm a sua divindade, a adoração, a forma da adoração, e o momento
separado para a adoração.
Precisamos
entender, que por ocasião da entrada do pecado no mundo, a nossa consciência da
lei de Deus foi manchada, a nossa percepção foi turvada, nos tornamos
inabilitados diante dela, e rebeldes contra ela.
Não
obstante, o homem naturalmente sabe da existência de um deus, mas não sabe
naturalmente quem é o Deus; Sabe que deve adorá-lo, mas não sabe como adorá-lo;
Sabe que existe uma forma, mas não sabe qual é a forma; Sabe que existe um
momento adequado, mas não sabe qual é o momento adequado. Por essa razão é tão
importante a lei escrita nas tábuas de pedras, pois ela explica e traz luz a
lei escrita nos nossos corações.
II-
O quarto mandamento de Deus, determina o nosso tempo.
Conheço
pessoas que não gostam de trabalhar, e dizem que o trabalho lhes impede de
servir a Deus. Como pode ser isto? Até onde sei, e obviamente o leitor há de concordar!
Servir a Deus é fazer o que Ele nos manda. E Deus nos diz: Seis dias trabalharas?
Vs.9! No suor do teu rosto comerás o teu pão? Gn.3:19;! Se alguém não quer
trabalhar, não coma também? 2Ts.3:10.
Deus
é o nosso Senhor, e Ele nos fala como Criador e Soberano, e ordena a nossa
vida. Ele determina o nosso tempo de trabalho e o nosso tempo de descanso.
(Gertrud Wasserzug...).
Tudo
o que Deus nos determina fazer, é a nossa responsabilidade e necessidade
fazermos, para termos paz e sermos felizes. Tanto o trabalho quanto o descanso
é uma necessidade para nós! Física, mental e espiritual.
Quão
mais felizes e satisfeitos seriamos, se o trabalho não fosse feito simplesmente
por causa do dinheiro, mas para servir a Deus. (Gertrud Wasserzug, Ph. D., D.
D.).
?
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do
SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra? Vs.9-10.
III-
O quarto mandamento de Deus, determina a consagração de um dia entre sete, para
o Seu louvor.
O!
Shabbat? é para o nosso descanso, e o nosso descanso deve ser louvar a obra de
Deus consumada, ou, seja, comemorar o repouso divino. ! Porque em seis dias fez
o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia
descansou? Vs.11.
Esta
é uma citação de Gn.2:1-3... E naquele princípio da criação de Deus, não havia
divisão de tempos em semanas; Tudo que é dito é que Deus trabalhou seis dias, e
concluindo a Sua obra, descansou no sétimo dia.
Deus
abençoou o dia sétimo e o santificou para memorial de Sua obra consumada. E,
assim, o! Shabbat? é o sétimo dia, após seis dias de trabalho.
Pense
no grande e infinito poder e sabedoria de Deus, e porque Ele criou o mundo em
seis dias se poderia ter feito em seis segundo ou ainda mais rápido?
Pense
porque é dito que Ele descansou um dia se! O eterno Deus, o SENHOR, o Criador
dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu
entendimento? Is.40:28.
Há
de se entender, que Deus estava deliberadamente estabelecendo um padrão de seis
dias de trabalho e um de descanso para nós eternamente, ao menos no que diz
respeito a este plano físico. Esta lei é tão real na consciência do homem, que
o levou a contar o tempo usando a semana de sete dias.
Após
seis dias de trabalho! Vs.9; é o? Shabbat? Do SENHOR teu Deus! Vs.10; E o Deus
em carne diz que! O sábado foi criado por causa do homem? Mc.2:27. Daí
conclui-se que o! Shabbat? É uma necessidade do homem, e certamente ele deve
permanecer eternamente a fim de supri-lo.
A
lei reflete a vontade de Deus, em que o homem separe um dia, em sete, para
descanso, reflexão e adoração.
Nunca
esteja em nós, aquele senso medíocre que levam alguns a se referir ao quarto
mandamento como! O menos importante dos dez mandamentos?
O!
Shabbat? É o dia da adoração ao nosso Deus! Mas, não necessariamente o sétimo
dia da semana, e sim, o sétimo dia após seis dias de trabalho.
Um
dia em sete, e após seis dias de trabalho, constitui a lei moral; qual o dia
entre os sete da semana, assume um caráter cerimonial.
IV-
O! Shabbat? De Israel.
No
caso de Israel, o seu! Shabbat? Foi tanto o sétimo dia após seis dias de
trabalho quanto o sétimo dia da semana Vs.10.
Isso
sucedeu por ter Deus, dado a Israel, um calendário novo no tempo do livramento
da escravidão no Egito!? Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este
vos será o primeiro dos meses do ano? Êx.12:2.
É
óbvio que o! Shabbat judaico? Seria o sétimo dia! Porque não importava o que o
velho calendário dizia acerca do mês, ou do dia do mês, ou do dia da semana; aquele
dia seria o primeiro mês, e obviamente o primeiro dia do mês, e o primeiro dia
da semana para o Israel redimido; e após seis dias de trabalho não poderia ser
outro senão o sétimo dia! Êx.16:22-30...
O?
Shabbat? Como o sétimo dia após seis dias de trabalho é lei moral; já o!
Shabbat? Como o sétimo dia da semana com todas as nuanças e sanções é parte da
lei cerimonial, para sinal de aliança entre Deus e Israel! Êx.31:12-17...
O
Deus infinitamente sábio, a princípio dá duas para que Israel santifique o! Shabbat?
1-
O primeiro argumento dado a Israel tem como base!? A consumação de Sua obra de
criação do universo? Êx.20:8-11...
A
obra de Deus aponta para o Seu amado Filho Jesus Cristo, porque Deus é o
Supremo arquiteto e Jesus Seu construtor.! No princípio era o Verbo... Todas as
coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez? Jo.1:1-3.
Assim,
Israel deveria consagrar um dia da semana para descansarem, em comemoração à
obra de Deus realizada pelo Filho em seis dias; Aquela obra que trouxe não
somente o mundo a existência, mas inclusive a eles (judeus) e cada um de nós
(gentios).
Não
nos falta razões para fazermos o que Deus nos manda, pois se alguém julga a
vida preciosa, que se dirá dAquele que é a razão da vida!?
2-
O segundo argumento de Deus a Israel tem como base!? A consumação do resgate
deles da escravidão do Egito?! Guarda o dia de sábado... Porque te lembrarás
que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com
mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que
guardasses o dia de sábado? Dt.5:12-15.
Novamente,
esta obra do Pai apontava para o Seu Filho de diversas maneiras; e na verdade,
tudo naquele resgate exaltava a Jesus.
a)
Pensemos em Moisés, ele entrou naquele ministério!? Tendo por maiores riquezas
o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a
recompensa? Hb.11:26. Moisés o libertador era um tipo ou uma figura do Cristo o
Salvador; por essa razão, ele disse a Israel um pouco antes de sua morte! O
SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu;
a ele ouvireis? Dt.18:15.
b).
Naquela ocasião memorável a páscoa do SENHOR foi instituída; e inumeráveis
cordeiros foram imolados para a salvação de Israel! Êx.12:3-14... E? Cristo, é
a nossa páscoa, o qual foi crucificado por nós? I Co.5:7. Ele é! O Cordeiro de
Deus, que tira o pecado do mundo? Jo.1:29b.
c).
Pensemos naquele maná que descia do céu para saciar a fome e a necessidade
física de Israel! Nm.11:9; Êx.16:35... E o Senhor Jesus diz! Eu sou o pão da
vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que
desceu do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que
desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu
der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo? Jo.6:48-51.
d)
Em Horebe estava a rocha para saciar a sede do povo e dos seus animais!
Êx.17:6; Nm.20:8... E? Cristo é a principal pedra da esquina, e a rocha?
Ef.2:20b; I Pd.2:8. Ele diz! Se alguém tem sede venha a mim e beba? Jo.7:37.! E
aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede? Jo.4:14.
e).
Lá, estava a serpente de metal sobre uma haste, para a cura física de Israel!
Nm.21:7-9... E Jesus nos diz? Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim
importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna? Jo.3:14-15.
f).
Passeava! O SENHOR diante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo
caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar? Êx.13:21. Lá, estava
a presença do SENHOR no tabernáculo e a Sua glória o enchia! Êx.33:9 e 40:34...
E
Jesus é? O Verbo (que) se fez carne, e tabernaculou entre nós, e vimos a sua
glória? Jo.1:14.! O Filho é o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem
da sua pessoa? Hb.1:3.! Nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da
divindade? Cl.2:9. Jesus, é! Deus conosco? Mt.1:23b.
Então,
perceba que o segundo argumento de Deus a Israel, para que guardem o! Shabbat? Tem
como base?? A consumação do resgate deles da escravidão do Egito?; E a pessoa
de Cristo estava presente ali de diversas maneiras. Era a obra de Deus
realizada por Seu Filho, e, por esta razão, diz Deus! Guarda o dia de sábado...
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus
te tirou dali com mão forte e braço estendido..." Dt.5:12-15. Jesus Cristo
é a eterna mão forte e braço estendido de Deus aos homens.
Prezado
leitor, Deus tem um real estima por tudo aquilo que Ele criou, e guia-nos com o
Seu coração, desejoso que nada e nem ninguém seja sobrecarregado com trabalhos árduos,
nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o
teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas? Vs.10. Até
mesmo a terra literal de Canaã deveria descansar um! Shabbat? Para a glória de
Deus; Ela deveria ser explorada por seis anos e ao sétimo descansar!
Lv.25:1-5...
Israel
descansava e adorava a Deus no Shabbat? Mas o descanso não devia consistir de
ociosidade, e sim de revigoramento espiritual.
-
Eles sacrificavam em porção dobrada, animais e cereais a cada! Shabbat??
Nm.28:9-10... isto significa que os sacerdotes tinham duas vezes mais trabalho
neste dia, e não eram acusados de transgressores da lei! Mt.12:5.
-
Eles circuncidavam os incircuncisos no? Shabbat?! Jo.7:22-23... e esta era uma
obra legítima, e agradável a Deus.
-
Eles se ajuntavam solenemente nas sinagogas para lerem Moisés e os profetas no!
Shabbat?? At.15:21; At.13:27...
-
Eles saiam de suas casas para orar e evangelizar no Shabbat? At.16:13-15...
Os
princípios destes exemplos excelentes jamais poderão ser esquecidos, antes nos
convém imitá-los.
V-
O! Shabbat cristão?
Na
plenitude dos tempos, Deus operou uma terceira obra através de Seu Filho.! Ele
nos libertou da condenação do pecado?? Rm.6:22-23... E? Nos tirou da potestade
das trevas (de Satanás), e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor?
Cl.1:13; Ele nos deu vida! Ef.2:1... E, em Cristo, nos recriou, tornando nas
novas criaturas II Co.5:17.
No
princípio, Deus criou o homem e descansou; Depois, o redimiu escravidão física
e descansou; E agora, o redimiu da escravidão espiritual e descansou.
São
três repousos distintos e divinos, após uma obra também divina, realizada cada
qual em seu determinado tempo.
Em
cada uma delas, podemos ver a linda trindade trabalhando juntamente; Mas, os
dois primeiros repousos são de Deus, e o último, é de Cristo.
?
Porque aquele (Cristo) que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas
obras, como Deus das suas? Hb.4:10.
O
descanso de Cristo, após Seu trabalho de redenção ou nova criação, é o! Shabbat
cristão?; E o guardar, significa repousar em pastos verdejantes.
Cristo
tem um repouso para Seu povo, no qual os crentes entrarão pela fé (C. D. Cole).!
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei ...e
encontrareis descanso para as vossas almas? Mt.11:28-29.
O
descanso de Canaã, no qual muitos Israelitas! Não puderam entrar por causa da
sua incredulidade? Hb.3:18-19? Era um tipo, ou, sombra, desse descanso melhor
em Cristo. E! Nós, os que temos crido, entramos no repouso? Hb.4:3.
O
povo de Deus tem um dia para comemorar este repouso, e este dia, como qualquer outro!
Shabbat? Vem após seis dias de trabalho.? Portanto resta ainda um repouso (do grego!
Sabbatismos) para o povo de Deus? Hb.4:9.
A
palavra repouso (ou descanso) ocorre onze vezes nos capítulos 3e4 de Hebreus.
Dez vezes a palavra para repouso no grego é! katapausis? mas em Hb.4:9 é
?sabbatismos?, um complemento verbal, significando !guardar o sábado?.
Dez
vezes a palavra repouso (katapausis) refere-se às bênçãos de Cristo para o Seu
povo; uma vez a palavra repouso (sabbatismos) refere-se ao dia da comemoração
daquele repouso.
O!
Shabbat? Cristão é chamado o? Dia do Senhor? Pela mesma razão que a? Ceia do
Senhor? É assim chamada. A! Ceia do Senhor? Comemora a Sua morte; o? Dia do
Senhor? Comemora a Sua ressurreição. (C. D. Cole).
?
Quando a velha criação caiu em ruína, Deus determinou que haveria uma nova
criação, uma nova aliança, e um novo sábado de repouso, para a Sua glória, por
Jesus Cristo. (A. W. Pink).
Em
Hebreus 4:7 lemos a citação do Salmo 95: Determina outra vez um certo dia,
Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois...", isto é, muito tempo depois
de Israel ter recebido o sétimo dia para repousar, Deus esperava por outro
repouso, com um dia para comemorá-lo.! Porque, se Josué lhes houvesse dado
repouso, não falaria depois disso de outro dia? Hb.4:8.
?
Josué, guiou Israel para Canaã, mas se o repouso de Canaã fosse o cumprimento
do repouso prometido por Deus, então Davi, muito tempo depois, não teria falado
de outro dia? (C. D. Cole)
Este!
Outro dia? É o? Shabbat cristão? Quando comemoramos um repouso melhor, segundo
a promessa de Deus. “Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus?
Hb.4:9.
Caro
leitor, Jesus Cristo, é o Senhor do sábado Lc.6:5, mas Ele foi feito sob a lei,
tanto a moral quanto a cerimonial, e, portanto, ele cumpriu as duas.
Dizer
que devemos guardar o sétimo dia da semana, porque Jesus guardou é o mesmo que
argumentar que devemos observar a circuncisão e a Páscoa, porque Ele o fez. Mas
sua morte e ressurreição aboliram com a velha aliança cerimonial e mudaram o
sábado semanal como aconteceu no sacerdócio.! Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da lei? Hb.7:12.
Jesus
Cristo é o nosso novo e eterno, sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque!
Hb.6:20.
1-
O Senhor Jesus completou a sua obra de redenção no domingo quando ressuscitou
dentre os mortos! Lc.24:1-7..., E? Aquele (Cristo) que entrou no seu repouso,
ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas? Hb.4:10.
2-
Depois da ressurreição, o Senhor Jesus passou quarenta dias na terra! At.1:3, e
durante este tempo ele guardou o primeiro dia da semana. A maioria, senão
todas, das Suas aparições aos discípulos, aconteceram no domingo!
Jo.20:19,20,26...; E assim, este dia veio a ser chamado? O dia do Senhor?
Ap.1:10.
3-
A igreja primitiva guardou o primeiro dia da semana como o seu! Shabbat? Ou dia
de descanso. “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para
partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles?!
At.20:7. Ver ICo.16:2... se as igrejas, ao menos as gentílicas, guardavam o
primeiro dia da semana, fica evidente que trabalhavam naturalmente no sétimo
dia, pois a lei também diz: Seis dias trabalharás? Êx.20:9.
4-
Alguns dizem que o domingo é invenção Católica e que surgiu com Constantino no
IV século, no ano 321 d.C. quando no seu reinado o decretou oficialmente como
dia de repouso; mas a história não é bem assim; eis o testemunho da Palavra, e
os pais da igreja comprovam que os crentes guardavam o primeiro dia da semana,
antes dos tempos de Constantino.
a)?
No dia chamado domingo, todos, quer morem nas cidades quer nos povoados, se
reúnem, e as memórias dos apóstolos e escritos dos profetas são lidos tanto
quanto o tempo permitir; então, após a leitura, o presidente fala exortando e
animando, para que estes exemplos excelentes sejam imitados; então todos nós se
levantamos e nos despedimos em oração pedindo as bênçãos espirituais de Deus?
(Justin Martyr! 150 d.C.).
Em
155 d.C., Justin Martyr, descreveu em detalhes um culto cristão dominical; e
ainda escreveu um diálogo com Trifo, um judeu intelectual, no qual permitia que
este, se viesse a converter-se, continuasse observando o sábado judaico,
contanto que não esperasse ser imitado pelos demais cristãos.
b)?
Tudo o que era nosso dever para ser feito no sábado, transferimos para o dia do
Senhor, pois pertence mais apropriadamente a ele, porque tem um precedente, e é
o primeiro da fila, e é mais digno que o sábado judeu. E foi entregue a nós
para que possamos nos reunir neste dia. A Palavra transferiu a festa do sábado
para o surgimento da luz, de um verdadeiro descanso, o dia do Senhor? Porque no
primeiro dia da semana Deus criou apenas a luz? (Eusébio? 265-340 d.C.).
Melito,
presbítero de Sardes em 165 d.C., Tertuliano e Orígenes, liderem cristãos que
viveram em época posterior, todos eles falaram! Do dia do Senhor? Como um dia
de celebração jubilosa.
Conclusão: Deves santificar o dia de! Shabbat?! Precisamos fazer isso,
principalmente nós os que cremos no Senhor Jesus e desejamos agradar-lhe.
Satanás
tem criado a indústria dos entretenimentos para acabar com a fé dos homens e
aliená-los de Deus para sempre; propondo-lhes o que é licito, porém não no! Dia
do Senhor? Tais como: O futebol e todos os demais tipos de esportes, os shows,
praias, churrascos, passeios, piqueniques, filmes e programas na TV.
?
Não deis lugar ao diabo? Ef.4:27. Não entregue o teu tempo a Satanás!
Dá
mais tempo ao SENHOR teu Deus, no domingo. Tudo o que lhe agrada, que o honra,
que serve para a divulgação do Seu evangelho, é verdadeira santificação do
domingo.
Quem
atingiu 70 anos de idade, teve 10 anos de domingo em sua vida. Qual é tua
idade? Quantos anos de domingos já tiveste? O que fizeste com eles?
Ninguém
jamais poderá apresentar diante do trono do Senhor a desculpa que os homens,
que querem escapar da Palavra de Deus, tanto gostam de dar: Não tive tempo!
Tiveste
muito tempo para ordenar a tua vida com Deus e cuidar da tua alma, para que ela
não morresse de fome.
Teus
domingos te acusam? Foram dias desperdiçados? Então o diz hoje ao Senhor, que
perdoa pecados e omissões, e deixa-o ordenar a tua vida. (Gertrud Wasserzug,
Ph. D., D. D.).
Lembremo-nos
que o! Shabbat judaico? Começava ao crepúsculo vespertino (pôr do sol) da
sexta-feira, e assim temos um princípio que nos ensina a necessidade de nos
preparamos com antecedência para !O dia do Senhor?, fazendo no sábado tantos
preparativos quanto possíveis para termos tempo no domingo.
Ninguém
deveria chegar ao domingo com louças sujas do dia anterior, ou com sono, ou
coisas semelhantes; E para isso ser real em nossa vida, precisamos amar o
Senhor e o Seu dia, e nos disciplinarmos gradativamente, desenvolvendo novos e
melhores hábitos.
Não
deveríamos nem se quer ir ao mercado comprar pão, leite, doces, ou sorvete no
domingo; Embora não seja para nós trabalho algum fazermos isso, mas trabalho
seria para aqueles que nos atenderia, e assim não devemos ser cúmplices dos
profanadores do !Shabbat?, estimulando com o nosso consumo o comércio rebelde
contra Deus; Deveríamos abominar encontrar as suas portas abertas !no santo dia
do Senhor?, pois se queremos ser fiel em guardar o ? Shabbat?, devemos desejar
que aqueles que nos servem façam o mesmo, pois Deus é digno, e isso implica em
não comprar deles coisa alguma no domingo.
É
claro que reconheço, e creio que também o Senhor, que existem casos
excepcionais, que exigem o trabalho comum no domingo, é o caso da milícia para
a segurança nacional, e as hidrelétricas, e algumas fábricas, e hospitais, e
farmácias... isso são as exceções, mas no geral não deve ser assim, visto que
somos um país cristão.
Lembremo-nos
que aqueles que são forçados a trabalharem no domingo podem santificar um outro
dia (ainda que menos apropriado) para comemorar o! Shabbat? Pois embora o domingo
seja um dia mui glorioso, não obstante, não foi feito dele lei moral, pois se
qualquer dia específico assim fosse, haveria de ter seu início desde o
princípio do mundo.
A
lei moral e eterna de Deus, sempre foi e sempre será, o sétimo dia, após seis
dias de trabalho, e o dia semanal escolhido sempre assume um caráter
cerimonial, mas isso torna o domingo menos glorioso, pois cremos pelos
princípios revelados na Palavra e na história da igreja, que este dia é o mais
digno entre todos.
Nós
os que cremos, se temos sido impedidos pelos nossos patrões de descansar no
domingo, não fiquemos choramingando pelos cantos, antes levantemos as nossas
cabeças para os céus e lembremo-nos que! Resta ainda um repouso para o povo de
Deus? Hb.4:9.? Nós, os que temos crido, entramos no repouso? Hb.4:3. Mas o
texto mesmo diz que nós entramos pela fé neste repouso, e assim, um dia ele
será literalmente cumprido no céu, e lá não haverá nada e nem ninguém que nos
tire o gozo desta eterna bênção de Deus em Cristo.
Querido
leitor, para os tempos atuais, há uma promessa do SENHOR, que os seus
princípios se aplicam tanto ao! Shabbat judaico? Quanto ao? Shabbat cristão? E
assim te diz o Senhor: Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua
vontade no meu santo dia, e chamares o sábado deleitoso, e santo dia do SENHOR,
digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, e nem pretendendo
fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te
deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te
sustentarei com a herança de teu Pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse?
Is.58:13-14. Amém.
Bataguassu, M/S, 04 de janeiro de
2007.
Autor: Irmão Jonas S Macedo
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
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