terça-feira, março 01, 2011

TÃO DIFÍCIL!

Por Que é Tão Difícil Fazer o Ano Bíblico?



Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119: 105

Quantas vezes você já começou a fazer o ano bíblico? E quantas vezes conseguiu concluir a leitura da Bíblia?
Há algum tempo atrás, uma de nossas leitoras perguntou por que é tão difícil fazer o ano bíblico. Prometi que faria um post para discutirmos sobre isso, e estou vindo cumprir a promessa!
São vários os motivos que podem levar uma pessoa a desistir de fazer o ano bíblico.
Podemos listar alguns, como:



  • Não ter hábito de leitura. Muitos brasileiros sofrem desse mal;
  • Assistir muita televisão. Pessoas que são intensamente estimuladas pelos atrativos da televisão têm certa dificuldade em manter-se concentrado em algo tão quieto como um livro;
  • Ausência de rotina. Quando não se escolhe o horário de leitura é mais fácil deixar para depois, e acabar não fazendo a leitura do dia. Com o tempo, os capítulos vão se acumulando e a pessoa desiste de continuar, pois está bem atrasada;
  • Não tratar a leitura da Bíblia como prioridade. Muitas pessoas acham desnecessário fazer o ano bíblico, acham que a leitura que é feita através do estudo da lição da escola sabatina é o suficiente, e por isso se empenham muito pouco em programar-se para ler a bíblia em um ano;
  • Dificuldades com o entendimento da leitura. Algumas pessoas sentem dificuldades de entender o que está lendo, em determinadas partes da bíblia, e com isso acabam desanimando de prosseguir na leitura;
Para essas dificuldades, apresentamos abaixo algumas sugestões:



  • Desenvolva o hábito de ler. Visite blogs adventistas na internet, ou escolha capítulos pequenos da Bíblia e do Espírito de Profecia para meditar diariamente (além da lição da escola sabatina e da meditação matinal). Divida com outras pessoas aquilo que aprendeu em sua leitura. Sinta o prazer que existe em ler e descobrir coisas novas, e em algum tempo, ler será algo natural para você!
  • Assista menos televisão. Troque os telejornais por jornais impressos, ou na internet, troque os filmes por livros. O muito assistir televisão gera uma necessidade de estimulação do cérebro que não é obtida em uma atividade calma como a leitura de um livro. Ao ler as histórias presentes na Bíblia, procure imaginar as cenas, e condicione o cérebro a um novo tipo de estimulação;
  • Escolha um horário e, se possível, um local para realizar a leitura diária. Não permita que nenhum dia termine sem que você tenha lido os capítulos que havia programado!
  • Escolha uma versão da Bíblia que tenha uma linguagem acessível para você. Hoje existem muitas versões que atendem a essa possível dificuldade.
É importante frisarmos que mais importante que ler a Bíblia inteira em um ano, é estudar a Bíblia diariamente. Não com uma leitura superficial, mas com uma meditação profunda em seus ensinos!

Bem pouco benefício, porém, se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e, contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estude até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhum propósito definido e sem adquirir nenhuma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais a andar pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, fixando-a assim.” Caminho a Cristo, p. 90
Que a Palavra de Deus ilumine nosso caminho!

Um comentário:

  1. Olá querida irmão em Cristo, muito boa dica, obrigada pela sua visita no meu blog, fique com Deus, um abraço

    ResponderExcluir