quarta-feira, março 16, 2011

Quando Deus Quis Criar a Humanidade:


§   Criou a Adão e Eva

Quando quis criar a Humanidade, Deus fez o Homem e a Mulher, isto é, Macho e Fêmea. (Gn 1. 27, 28).  Homem e Mulher foram criados à imagem de Deus. A diferença está em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e sangue e, como “imagem de Deus”, assim como o homem, é igual a ele de todas as maneiras (Gn 1. 27). Pelo ato de criação em si, ela está inseparavelmente ligada ao homem. A unidade da raça está assegurada (Gn 1. 27 – 28); o valor e a dignidade da mulher estão afirmados (Gn 2. 22); o fundamento do casamento cristão está estabelecido de maneira memorável (v. 24).
A mulher não é uma ideia tardia. O homem foi planejado e criado físico, emocional, social e espiritualmente já com a criação da mulher também planejada e assegura. De fato, Deus disse que não era bom que o homem estivesse “SÓ”; ele precisava da mulher (v. 18). Deus formou o homem “do pó da terra”, mas fez a mulher da “costela” do homem (heb. - tsela’, lit. “lado”.
Deus utilizou Adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (heb. - ‘ish) e a mulher (heb.- ‘ishshah). A expressão “osso dos meus ossos e carne da minha carne” ocorre em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de relacionamento sanguíneo.  Apesar do fato de Adão ter dado nome a Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela; na cultura Oriental – e até hoje -, o ato de dar nomes é bastante significativo e, em muitos casos, implica autoridade e responsabilidade. O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na Criação (Gn 2. 19).
§ Gênesis 1. 28: - Frutificai, e Multiplicai-vos”. O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal.
1)           Foram criados para constituírem Lares para a família.
2)         Deus esperava deles que lhe dedicassem todas as coisas da terra e que as administrassem de modo a glorificar a Deus e cumprir o propósito divino (Salmo 8. 6 – 8; Hb 2. 7 – 9).
3)          O futuro da terra passou a depender deles. Quando pecaram, trouxeram ruína, fracasso e sofrimento à Criação de Deus. (Gn 3. 14 – 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário