OBRIGADA POR SEGUIREM O MEU BLOG

sábado, outubro 29, 2011

É CORRETO SE DEDICAR TANTO AO MINISTÉRIO NA IGREJA E NEGLIGENCIAR SUA CASA?

Muitos cristãos acabam confundindo o ato de realizar a obra de Deus com se dedicar de forma integral à sua congregação, ao ponto de preterir sua família. A igreja é muito importante na vida do servo, pois o Senhor a instituiu. Mas devemos lembrar que ela é composta por famílias. O templo é o local onde as pessoas vão adorar a Deus, ouvir mais de Sua Palavra, se envolver com os afazeres do ministério... Por isso, há quem pense que se toda a sua “casa” é convertida ao Senhor Jesus, basta que se reúnam na igreja. Um grande erro! Afinal, estarem juntos realizando obras eclesiásticas não significa que irão estar em comunhão uns com os outros. A igreja é lugar de koinonia, sim. Porém, é na família que esta unidade deve ser ensinada e praticada primeiramente. Como exigir que um familiar não cristão entenda esta ausência e ainda sinta o desejo de seguir as mesmas práticas?

O pastor e psicólogo Wander Gomes, da Primeira Igreja Batista do Recreio, no Rio de Janeiro, diz que esta instituição será sempre o primeiro campo de atuação de um indivíduo. Se ele se preocupa com a família, este cuidado vai se estender ao Reino de Deus e a todo trabalho que é desenvolvido. “Na minha ótica, a prioridade deve ser este campo familiar onde eu exerço primeiramente os meus dons, talentos e pastoreio. Depois vamos avançando para outras esferas de atuação no Reino de Deus”, afirma.

Alguns maridos acabam negligenciando suas esposas e vivem para os afazeres evangelísticos se baseando no texto bíblico que diz ser preciso deixar pai e mãe para servir a Deus (Lucas 14.26). Sobre isso, pastor Wander afirma que esta é uma interpretação errada das Escrituras. “Na época desta orientação, quando as pessoas aceitavam o evangelho de Jesus, elas eram expulsas de suas casas. Mas, nos dias atuais, e no Brasil, não temos este tipo de situação, na qual a pessoa é colocada para fora de sua residência por decidir aceitar a Jesus. Por isso, seria errado se envolver com a obra e abandonar a própria casa”, esclarece.

Andrea Lima, membro da igreja Batista no Rio de Janeiro, viu esta situação bem de perto. “Eu já era separada do meu marido e tinha minha criança ainda pequena, quando conheci a Jesus. Comecei a gostar muito de me envolver na obra de Deus, o que foi importante e me alicerçou na fé. Então, passei a ter a ilusão de que estar com meu filho dentro da igreja seria suficiente. Mas, ele precisa de sua mãe como mãe e não como a mãe atuante na igreja. Se ele vai comigo para a Escola Bíblica, vai ficar na escolinha dele e eu em outra sala assisto as minhas aulas”, conta ela que só foi perceber isso depois de um ano, quando notou seu filho um tanto irritado. “Vi que o tempo que estava com ele na igreja era mais para trabalhar do que dar a devida atenção. Por isso essa divisão entre ministério e família é muito importante”, afirma.

A Bíblia orienta que em primeiro lugar deve vir Deus, em segundo a família e em terceiro Sua obra. Já que um projeto primordial do Senhor é a instituição familiar. As Escrituras Sagradas dizem: “mas se alguém não cuida dos seus negou a fé é pior que o incrédulo” (I Timóteo 5.8). Veja a orientação que Deus passa sobre a conduta do bispo: "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, (...) que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)" (I Timóteo 3:2,4 e 5). Então, fica claro que a conduta do homem de Deus deve ser irrepreensível em seu lar. Do que adianta, por exemplo, um pastor ganhar inúmeras famílias para Cristo, e perder a sua para as trevas? Seria isso do agrado do Deus Pai?

E é através da família que os princípios de vida cristã são ensinados de acordo com Palavra de Deus. Na Igreja é onde devem estar os verdadeiros homens e mulheres de Deus chamado para os mais diversos ministérios. Porém, é na família que eles recebem as primeiras orientações, ensinamentos e exemplos. Imagine um pastor, ou líder que cuida de suas “ovelhas” e esquece que em sua casa, os seus ainda não receberam o “alimento” devido. Ou uma serva de Deus que se dedica em tudo na igreja e com seu marido é relapsa, desatenta e sem sabedoria. Certamente, este não é o plano de Deus para seus filhos.

Gisele Alves

5 comentários:

  1. Obrigada pela sua visita Amada!Fico feliz por estar me acompanhando agora.Eu adoro vim no seu blog pra meditar,aprender,ler os belos textos.
    Gostaria de pedir que coloque meu nome em suas orações,sou catolica mas acredito na força de Deus em todas as religioes,tenho passado por turbulencias em minha vida pessoal e não consigo achar a calmaria....

    Beijos Maria

    ResponderExcluir
  2. Ola Dona Maria,vim desejar-te um otimo sábado e
    dizer q me sinto bem melhor,obrigada por me adicionar em suas preces e me mantem nelas por favor!!Estarei sempre por aqui!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. OI MINHA QUERIDA OLHA VI SUA VISITNHA CARINHOSA NO NOSSO BLOG A AMEI VIM RETRIBUIR DESCULPE A DEMORA. LI O SEU TEXTO E MINHA OPINIÃO É CONCORDAR COM VC 100%. DEUS PODERIA TER FEITO HOMEM E MULHER SERES SOZINHOS E ISOLADOS, MAS ELE PREFERIU DAR A ADÃO UMA COMPANHEIRA PARA QUE ELE NÃO VIVESSE SÓ E APÓS VIERAM OS FILHOS, ENTÃO ENTENDEMOS POR AI QUE DEUS SE PREOCUPA CONOSCO E POR ISSO INSTITUIU A FAMILIA PARA QUE NÓS NÃO FICASSEMOS SOZINHOS E DESEMPARADOS, MAS QUE TIVESSEMOS UM ABRIGO, POR ISSO NOSSA FAMILIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODAS AS COISAS QUE DEUS NOS DEU NESTA TERRA. BEIJINHUS AMADA APAREÇA MAIS VEZES
    www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir
  4. Olá pastora Maria Valda!

    A paz do Senhor!

    Estou a te seguir.
    Agradeço a visita e fiquei muito feliz de vim até teu blog e encontrar a frase "Deus faz os seus milagres misteriosamente!"

    Espero pelo Senhor de dia e de noite. Sei que Ele supre todas as nossas necessidades, sonda os nossos corações e sabe tudo o que precisamos.

    Um grande abraço e ore por mim, irmã Maria Valda.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AMADA PASTORA MARIA , CONCORDO COM TEU TEXTO AMIGA, SAIO DAQUI DE POSSE DE MINHA PORÇÃO

    ResponderExcluir