terça-feira, junho 24, 2014

GRATIDÃO: UM DOS INGREDIENTES DA FELICIDADE


Você é Uma Pessoa Agradecida?

 


Todo ser humano (ou pelo menos a maioria) parece buscar a felicidade. Contudo, nem todos têm o hábito da gratidão. Acontece que felicidade e gratidão possuem uma relação íntima. É um pouco complicado, para não dizer impossível, ser feliz sem ser agradecido.

Essa relação entre gratidão e felicidade tem até uma relação fisiológica. Estudiosos verificaram que o sistema de recompensa do cérebro, que nos deixa felizes e satisfeitos, é ativado tanto quando colhemos os bons resultados de coisas que nós mesmos fazemos como quando experimentamos os resultados do que outras pessoas fazem por nós. Quando pensamos nas coisas boas que as pessoas fazem ou fizeram por nós, esse sistema é ativado, assim como quando nos recordamos dos nossos próprios sucessos pessoais.

Infelizmente, muita gente se concentra nas coisas negativas da vida, nos insucessos, nas dificuldades, nas coisas ruins que as pessoas já lhes fizeram, e ainda não compreendem o porquê vivem deprimidos. É claro que uma mente que se concentra no que há de ruim irá produzir sentimentos ruins também.

Por outro lado, ainda que essa seja uma visão realista ou ainda que eu realmente não tenha do que me orgulhar, pois não costumo ser bem sucedida no que faço pensar que alguém fez algo bom por mim, ou nas coisas boas que me ocorrem e valorizar isso é uma forma de alimentar nossa mente (e de forma bem específica, nosso cérebro) para a produção de um bom sentimento.

Imagine quão diferente seria o seu dia se a primeira coisa que você fizesse ao acordar fosse agradecer. Imagine se de hora em hora você gastasse alguns segundos sendo grato pelas coisas que aconteceram na última hora. Seja por ter concluído uma tarefa, ter recebido um telefonema aguardado, ou até mesmo por ter enfrentado uma situação difícil que poderá lhe ajudar a amadurecer como pessoa.

Na Bíblia está escrito “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:18. E Deus deseja que sejamos pessoas felizes, que tenhamos mentes saudáveis, sem emoções e pensamentos que destroem nosso ser e consomem nossas energias.



 Fonte: http://noticias.adventistas.org/p

Nenhum comentário:

Postar um comentário