quinta-feira, agosto 07, 2014

A MULHER PODE PASTOREAR?



ESTUDO TEOLÓGICO – 
A MULHER PODE PREGAR E/OU SER PASTORA?

A MULHER PODE PASTOREAR?


Como sempre aconselho em todo estudo teológico, antes de impormos uma regra baseando-nos em um versículo, primeiro devemos estudar a cultura e os fatos que estavam ocorrendo em tal ocasião.

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Coríntios 14:34-35

Hoje em dia existe mulher que dirige ônibus, táxi, que dirige grandes empresas e departamentos de suma importância em grandes multinacionais. Já é comprovado que a mulher geralmente tem uma melhor formação didática que o homem, a mulher estuda mais do que o homem, isso tudo já é mais do que comprovado.


 mulher pregando a palavra

Se a mulher estuda mais, tem mais carinho, mais capricho e dedicação, porque ela não pode cuidar de uma igreja? Porque ela não pode cuidar de uma alma? Porque alguém leu um versículo escrito por um homem e não por Deus?

Quem deu a ordem para as mulheres ficarem caladas foi Paulo, não foi Deus não! O problema é que existem algumas pessoas que acham que tudo o que um discípulo falou ou escreveu deve ser tido como se fosse o próprio Deus que estivesse falando. Nem tudo meu amigo, nem tudo!

Há coisas que devemos saber filtrar, por isso que em algumas cartas o Ap Paulo usava a expressão: Digo eu, não o Senhor              (1 Coríntios 7:12)!

O Que a Palavra de Deus Diz Sobre Mulher Pastora?

Dentro do antigo testamento já podemos perceber que já encontramos uma grande pastora, Raquel.

Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora. Gn 29.9

O pai de Raquel confiava suas ovelhas aos cuidados de sua filha. É claro que estas ovelhas não eram pessoas como tratamos pessoas hoje como ovelhas, porém, a palavra pastor vem da função daquele que cuida de ovelhas, pastor tem a função de trazer pasto (alimento), falando mais claro, a palavra pastor é o mesmo que dizer “alimentador de ovelhas”.

A Raquel tinha o mesmo cuidado com as ovelhas de seu pai que qualquer homem teria. Aliás, acredito que as ovelhas eram tratadas até com mais carinho, porque a mulher tem um cuidado especial por sua natureza.

 mulher pregando

Jesus Teve Pastoras em Seu Ministério

Eu vou lhe provar que Jesus teve pastoras em seu ministério, vamos lá?

1° Quem foram às primeiras pessoas que receberam a notícia de que Jesus havia ressuscitado? As mulheres.

2° Quem foram as pessoas que transmitiram este alimento, esta informação de que Jesus está vivo para os discípulos? As mulheres.

3° Maria foi uma pastora, ela gerou dentro de si o Senhor Jesus.

4° As mulheres que sustentavam o ministério de Jesus eram pastoras, elas davam “alimento” para aquele ministério prosseguir e crescer.

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,

E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. Lucas 8:1-3.

Aquelas mulheres acompanhavam os discípulos para que? Pra servir cafezinho ou o almoço apenas? Claro que não! Creio sim que elas ajudavam com serviços domésticos, porém elas também testemunhavam as coisas que Jesus fez na vida delas, é por isso que  Lucas fez questão de explicar quem eram as mulheres que acompanhavam a Jesus, uma havia sido libertada de demônios e outra de enfermidades, outra era prostituta e muitas outras mulheres estavam ali confirmando e convencendo as pessoas de que JESUS É O SENHOR.

Pastora Joyce Meyer

Uma pastora que conquistou o seu espaço e o respeito de milhares de Cristãos em todo o mundo, sem dúvida é a pastora Joyce Meyer, que já tem dezenas de livros lançados, além de suas próprias bíblias de estudo que eu particularmente gostei de conhecer. Muitas pessoas são edificadas pelas mensagens de Joyce Meyer, como me colocaria contra um trabalho onde eu vejo Deus ser glorificado?


Pastora Joyce Meyer

 Pastora Joyce Meyer


Será que o Espírito Santo deve pedir autorização para os nossos dogmáticos religiosos que não aceitam mulheres nos púlpitos? O Espírito Santo usa quem ele quiser, seja homem, mulher, seja quem for. A verdade é que eu conheço mulheres que pregam uma mensagem muito mais edificante do que muitos homens por aí, mulheres cheias de sabedoria e com intrepidez para ensinar, como me colocaria contra algo que eu vejo glorificar a Deus?

Machismo Religioso




É triste ver homens de Deus, que tem muito conhecimento da palavra alegar que mulher não pode pregar, que mulher não pode falar. Talvez isso fosse um escândalo nos tempos de Paulo, porém hoje os tempos são outros.

Quero desafiar a você leitor, comparecer na tua igreja e começar a comparar o número de mulheres com o número de homens na igreja, você verá que de longe o número de mulheres é bem maior.

Existem mulheres inteligentes que estão trancafiadas em um sistema religioso, que não permite a elas expressarem para grande ou pequeno público aquilo que Deus fez.

Já que um ou outro pega um versículo para dizer que não, então eu vou pegar outro para dizer que sim, veja:
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitardes; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.

Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.
Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor.
Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.

Romanos 16:1-15

Perceberam quantas mulheres estão descritas aí entre homens que fazem a obra? Pois é. Esta carta foi escrita para a igreja de Roma, que já tinha uma cultura diferente da igreja de Corinto.


Este Estudo continua…




Leandro Santos é Pastor e Diretor Estadual na Comunidade Cristã Paz e Vida. Sua formação teológica foi realizada no CTJP (Curso de Teologia Juanribe Pagliarin. Exerceu também estudos no seminário Cristo Para as Nações e bacharelou-se na faculdade FAETE. Produtor e Apresentador do Programa O Céu Pode Ajudar no Estado do Piauí; Leandro Santos também ministra palestras para empresários Cristãos, realizando a Reunião dos Empreendedores de Deus, que serve para a educação e crescimento empresarial dos Cristãos.

Fonte: http://www.evangelizai.com.br/estudo-teologico-a-mulher-pode-pregar-eou-ser-pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário